A Dieta da Abóbora para Emagrecer – Como Funciona, Cardápio e Dicas

Você já ouviu falar da dieta da abóbora para emagrecer? Vamos conhecer como funciona este método de perda de peso, algumas opções de cardápio e outras dicas?

Dependendo de sua variedade, uma abóbora pode apresentar entre 15 calorias e 48 calorias em uma porção de 100 g. O alimento, que é classificado como uma hortaliça, é fonte de importantes nutrientes para o funcionamento do organismo como carboidratos, proteínas, fibras, vitamina A, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C, vitamina D, vitamina E, ferro, cálcio, magnésio e fósforo.

Ela ainda é conhecida por fornecer benefícios à saúde como efeito antioxidante, diminuição do risco de problemas no coração, derrames e problemas na visão, proteção à pele, melhoria do humor e estímulo ao sistema imunológico. Confira em detalhes todos os benefícios da abóbora para a saúde e boa forma.

Mas você sabia que além disso tudo, a hortaliça também é a protagonista de um programa alimentar?

Como funciona a dieta da abóbora para emagrecer?

De acordo com o especialista em nutrição clínica, o PhD Jonny Bowden, a abóbora é um bom alimento para quem deseja perder peso por possuir poucas calorias e graças ao fato de ser fonte de fibras.

Isso porque as fibras promovem a sensação de saciedade no organismo, o que contribui com o controle do apetite e facilita a diminuição da quantidade de calorias que são consumidas ao longo do dia.

Além disso, o nutriente desacelera o ritmo de absorção de glicose por parte do corpo, deixando os níveis de açúcar no sangue estáveis. Isso é benéfico porque a elevação das taxas de glicose no sangue desencadeia a liberação do hormônio insulina e o armazenamento de gorduras no corpo.

A dieta da abóbora para emagrecer promete trazer uma perda de peso rápido e não deve ser seguida por mais de duas semanas. Além da abóbora, o programa alimentar permite a ingestão de carnes, peixes, vegetais, mel, iogurte sem gorduras e frutas (em pequenas quantidades).

Entre as bebidas permitidas pelo método estão a água mineral, o suco de abóbora e o chá verde não adoçado. Quem segue o plano alimentar deve realizar entre três a quatro refeições diariamente e não pode fazer lanches entre as refeições.

Além disso, o jantar deve ser leve, a ingestão de açúcar e de sal deve ser diminuída e a última refeição do dia não pode acontecer depois das 18h.

As promessas do plano alimentar

A dieta da abóbora para emagrecer promete a eliminação de aproximadamente 4,5 kg a pouco mais de 9 kg em duas semanas. Caso o programa seja acompanhado de uma rotina de treinos, a alegação é que o emagrecimento pode ultrapassar os 9 kg.

Além da perda de peso, a dieta promete a melhoria do sono, a normalização dos níveis de colesterol no sangue e a eliminação do excesso de líquido (que causa inchaço) e toxinas que fazem mal ao corpo. Tudo isso sem que a pessoa passe fome.

Cardápio da dieta da abóbora para emagrecer 

Confira a seguir um exemplo de cardápio de quatro dias com três refeições diárias para o plano alimentar:

Dia 1

  • Café da manhã: 225 g de mingau com abóbora e arroz integral e 115 g de salada de abóbora com frutas ou amêndoas.
  • Almoço: ½ caneca de purê de abóbora.
  • Jantar: maçã e 200 g de caçarola de abóbora.

Dia 2

  • Café da manhã: 225 g de mingau com abóbora e aveia.
  • Almoço: ½ caneca de sopa.
  • Jantar: 200 g de salada com abóbora e abacaxi.

Dia 3

  • Café da manhã: 225 g de ensopado de abóbora com vegetais.
  • Almoço: ½ caneca de sopa com bolinhos de batata fritos.
  • Jantar: 1 maçã assada.

Dia 4

  • Café da manhã: 225 g de rodelas de abóbora.
  • Almoço: ½ caneca de sopa de almôndega.
  • Jantar: 225 g de salada de abóbora e fruta.

Contraindicações e cuidados com a dieta da abóbora para emagrecer 

O programa alimentar não deve ser seguido por crianças, idosos, mulheres que estejam grávidas ou encontrem-se em processo de amamentação de seus bebês e indivíduos que sofram com doenças no estômago ou nos intestinos.

Outra versão: a dieta do mingau de abóbora 

Esta alternativa à dieta da abóbora para emagrecer tem a duração de cinco dias, pode ser repetida no mínimo uma vez a cada dois meses. A promessa é que o programa alimentar promove a eliminação de até aproximadamente 4,5 kg ao longo do período.

O planto alimentar traz um cardápio de quatro refeições diárias e recomenda a ingestão de bastante líquido entre essas refeições com o objetivo de acelerar o metabolismo.

Cardápio da dieta do mingau de abóbora

 Abaixo segue um modelo cardápio de dois dias para a dieta do mingau de abóbora:

Dia 1 

  • Café da manhã: 225 g de mingau de abóbora e 1 pepino.
  • Almoço: 170 g de abóbora assada.
  • Jantar: 115 g de mingau de abóbora e 56 g de frango cozido.
  • Ceia: 200 g de salada de abóbora e um pedaço de peixe cozido.

Dia 2

  • Café da manhã: 225 g de salada de abóbora com cenoura.
  • Almoço: 225 g de mingau de abóbora e um pedaço de queijo duro.
  • Jantar: 115 g de mingau de abóbora e 55 g de peixe cozido.
  • Ceia: 1 tomate.

Cuidados com a dieta da abóbora

Antes de adotar a dieta da abóbora para emagrecer, ou qualquer outro plano alimentar, é fundamental que você consulte e tenha o acompanhamento do seu médico e nutricionista.

Isso é importante para que você saiba se o método é realmente adequado para o seu caso, tendo em vista não somente seus objetivos, mas principalmente a sua saúde.

Tenha em mente que mais importante do que simplesmente emagrecer é perder peso com saúde, de modo que a nova forma possa ser sustentada de maneira duradoura sem que o bom estado do organismo seja prejudicado em relação ao aporte de nutrientes e de energia por meio do consumo adequado de calorias.

Ao darmos uma olhada no cardápio da dieta da abóbora para emagrecer podemos perceber a falta de diversidade nas refeições, o que demonstra que é provável que o programa não ofereça todos os nutrientes que o organismo necessita, o que pode resultar em deficiências nutricionais e, consequentemente, problemas de saúde.

As porções pequenas e o baixo número de refeições diárias, sem a permissão dos lanches, são um indicativo de que o método faz as pessoas passarem fome e que o cardápio não oferece a quantidade de calorias suficientes para o fornecimento apropriado de energia ao corpo.

Esses fatores são indícios de que este modelo de regime alimentar talvez não seja o mais saudável, mesmo que ele venha a cumprir as promessas que traz em relação à perda de peso. O que não vale a pena, afinal de que adianta emagrecer se acabar ficando doente por conta disso?

Já a segunda dieta, do mingau de abóbora, apesar de trazer um número mais alto de refeições, também não oferece diversidade de alimentos, o que pode ser prejudicial a partir do ponto de vista de fornecimento de nutrientes ao organismo.

Vídeo:

Gostou das dicas?

O que você acha de utilizar a dieta da abóbora para emagrecer? Acha que conseguiria adotar o cardápio apresentado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votos, média: 4,31 de 5)
Loading...

2 comentários em “A Dieta da Abóbora para Emagrecer – Como Funciona, Cardápio e Dicas”

  1. Acredito que conseguiria com facilidade,adoro aboboras.
    Fiz uma dieta com a( sopa milagrosa) que a base dela é abobora e consegui emagrecer 24 kg em 73 dias . não foi facil mas eu consegui graças a Deus e estou conseguindo manter.

  2. não conseguira adquirir pois não gosto de abobora, mais após saber de todos seus benefícios vou começar acrescentar em minha dieta alimentar.

Deixe um comentário