A Dieta da Laranja para Emagrecer – Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

A laranja é uma fruta cítrica que apresenta 60 calorias por unidade e é composta por nutrientes como proteínas, carboidratos, cálcio, potássio, fósforo, ferro, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C.

Mas você sabia que o alimento também dá nome a um plano alimentar? Pois é, estamos falando da dieta da laranja para emagrecer. E, então que tal conhecermos como funciona e darmos uma olhada no cardápio do programa alimentar?

Como funciona a dieta da laranja para emagrecer? 

Antes de tudo, é importante saber que existe mais de uma dieta da laranja para emagrecer. Uma das versões da dieta consiste simplesmente em consumir dois litros de suco de laranja diariamente. Um litro da bebida precisa ser ingerido logo de manhã, ainda com o estômago vazio, e o litro restante da bebida deve ser tomado ao longo do dia.

É importante saber que depois de consumir o suco de laranja de manhã é necessário esperar 30 minutos antes de tomar o café da manhã. Já em relação à ingestão do segundo litro do suco de laranja, a recomendação é aguardar duas horas depois de almoçar para tomá-lo.

Além disso, é fundamental que o suco seja preparado através do espremedor de laranja e que seja consumido fresco. Ou seja, nada de suco de garrafinha ou caixinha pronto comprado em supermercados.

Isso também significa que os dois litros da bebida não podem ser feitos logo pela manhã. É necessário preparar a quantia do consumo matinal e fazer o restante do suco novamente mais tarde, próximo do horário em que for ingeri-lo novamente.

A laranja utilizada no preparo do suco deve ser fresca. Cada litro da bebida necessita de 16 a 18 laranjas para ser feito, quantidade que pode variar de acordo com o tamanho das frutas.

Além do emagrecimento, esta versão da dieta da laranja para emagrecer promete trazer outros benefícios, como: limpeza da corrente sanguínea, melhoria do funcionamento do fígado, melhoria da pele, prevenção de infecções, auxílio à cura de ferimentos, combate à prisão de ventre, melhoria na produção de bile e sucos gástricos, limpeza do cólon, eliminação do muco, fortalecimento do sistema imunológico, reforço à saúde dos rins e diminuição de inflamação na bexiga.

Outras diretrizes da dieta da laranja para emagrecer 

Como apenas tomar o suco de laranja dificilmente será suficiente para emagrecer, já que a perda de peso exige outros hábitos saudáveis como uma alimentação de qualidade e a prática de exercícios, o programa alimentar ainda traz outras regras.

Em relação ao cardápio das refeições, as orientações são:

  • Comer altas quantidades de frutas e vegetais crus;
  • Consumir grãos;
  • Alimentar-se de nozes;
  • Optar por farinhas integrais e açúcar bruto em suas receitas;
  • Substituir o café pelo chá;
  • Além do café, eliminar a ingestão de refrigerantes e bebidas alcoólicas;
  • Evitar o consumo de doces como sobremesas como bolos, doces e outras guloseimas.

No que se refere à prática de atividades físicas, a orientação consiste em treinar de duas a três vezes por semana, aderindo a modalidades como caminhada, pedalada, corrida, dança, escalada de escadas ou natação.

O programa ainda sugere a adoção de outros hábitos saudáveis, tais como:

  • Dormir oito horas por noite;
  • Parar de fumar;
  • Eliminar o estresse do dia a dia;
  • Buscar alívio das pressões e obrigações da rotina;
  • Praticar atividades como meditação, ioga ou tai chi chuan.

Outra proposta da dieta da laranja para emagrecer 

Existe ainda outra versão da dieta da laranja para emagrecer que promete auxiliar a eliminação de nove quilos ao longo de um período de um mês. O programa alimentar ainda traz a promessa de contribuir com o combate à celulite.

A fruta colabora com a luta contra a celulite devido ao fato de ser rica em vitamina C, o que ajuda na produção de colágeno, tornado a pele mais firme e combatendo a sua flacidez.

Além disso, frutas cítricas como a laranja são dotadas de uma enzima chamada cartinina, que atua no combate do acúmulo de gorduras.

A ideia do plano alimentar é adquirir tais benefícios provenientes da fruta por meio da ingestão de três a cinco porções de laranja diariamente. É importante ter em mente que o suco preparado a partir da fruta corresponde a três porções.

Além da laranja, o programa alimentar determina o consumo dos seguintes alimentos:

  • Arroz integral: por ser fonte de fibras e vitaminas do complexo B, que auxiliam a digestão do açúcar e contribuem com o funcionamento do intestino;
  • Aveia: rica em silício, que fortalece as fibras de sustentação da pele e ajuda na prevenção da formação dos furinhos característicos da celulite;
  • Azeite de oliva extravirgem: por conta de sua ação anti-inflamatória, que pode colaborar com o combate do inchaço causado pela celulite;
  • Castanha-do-pará: fonte de selênio, que combate o envelhecimento precoce das células;
  • Verduras escuras: possuem clorofila, cuja ação é de desintoxicar o organismo e auxiliar a melhoria da circulação;
  • Limão-da-pérsia: ajuda a desintoxicar o fígado e contribui com a limpeza do sistema linfático;
  • Maçã: é dotada de uma fibra chamada pectina, que neutraliza as toxinas encontradas no organismo.

Cardápio da dieta da laranja para emagrecer 

Confira a seguir o modelo para o cardápio de um dia desta segunda proposta da dieta da laranja para emagrecer:

  • Café da manhã: um copo de 300 ml de suco de laranja batido com meia maçã e duas torradas integrais acompanhadas de uma colher de chá de azeite. 
  • Lanche da manhã: meia papaia e uma castanha-do-pará.
  • Almoço: uma salada de escarola e alface-americana, acompanhada de gomos de laranja e uma colher de sopa de azeite, três colheres de sopa de arroz integral, uma concha média de lentilha, um filé de frango grelhado e um pires de brócolis refogado com alho e azeite.
  • Lanche da tarde: um copo de 300 ml de suco de melancia batido com uma colher de café de gengibre ralado.
  • Jantar: um prato raso de macarrão integral acompanhado de cenoura em tiras e buquê de brócolis, temperados com uma colher de chá de molho shoyu, uma colher de café de gengibre ralado e uma colher de sopa de azeite de oliva.
  •  Ceia: um copo de 300 ml de suco de laranja.

Cuidados 

Antes de se submeter à dieta da laranja para emagrecer, assim como qualquer tipo de regime alimentar, é fundamental consultar-se com um médico e/ou nutricionista. Por mais que a dieta pareça saudável, é sempre bom checar com eles para ter certeza de que o método é adequado para você, tendo em vista sua saúde e objetivos.

Até porque mais importante do que simplesmente emagrecer é perder peso com saúde, de modo que a forma adquirida possa ser mantida sem causar prejuízos ao organismo.

O que você achou do cardápio e de como funciona a dieta da laranja para emagrecer? Adotaria este programa alimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário