Dieta do Vinagre Emagrece? Como Funciona e Dicas

Especialista:
atualizado em 16/12/2019

Entrar em forma é uma tarefa difícil, e sabemos que não requer adoção de hábitos por período temporário. Muito pelo contrário, para a manutenção de um peso conquistado é fundamental a prática de hábitos saudáveis que mantenham o corpo em equilíbrio.

Sabemos que todos desejam manter o corpo em forma, por isso, a ajudinha de alimentos naturais é sempre bem vinda, não é verdade? É nesse quesito que a dieta do vinagre tem se destacado. O vinagre está presente nos temperos e principalmente nas saladas, aliadas hipocalóricas das pessoas que desejam emagrecer. Por isso, é interessante sabermos quais os benefícios e a funcionalidade que o vinagre pode oferecer e compreender como funciona a dieta do vinagre, voltada para o emagrecimento.

Propriedades do vinagre

O vinagre possui baixo teor calórico, o que contribui para que muitas pessoas adotem este como um dos principais temperos para saladas e carnes, principais fontes de proteínas nas dietas. As sustâncias antioxidantes contidas no vinagre favorecem a saúde das células, e ainda podem reduzir a probabilidade de ocorrência de hipertensão.

Ele está presente em nossa alimentação há muito tempo, principalmente por reduzir desconfortos estomacais, além de azia e queimações. O vinagre pode auxiliar na redução dos níveis de açúcar na corrente sanguínea e ainda melhora os sintomas de diabetes. Ele é rico em ácido acético.

O vinagre de maçã contém pequena quantidade de proteínas, bactérias e enzimas amigáveis e apenas 3 calorias em uma colher de sopa. O ácido acético contido no vinagre é um antimicrobiano potente e que pode matar diversos tipos de bactérias.

O vinagre pode ainda reduzir a oleosidade de sua pele, irritações na garganta e ardência nos olhos, além de melhorar a sua digestão.

A dieta do vinagre se destaca e pode ser comparada às dietas de desintoxicação, pois pode auxiliar na limpeza e eliminação de toxinas.

Afirma-se que o vinagre também pode reduzir acne e melhorar a textura da pele, mas ainda são necessários estudos aprofundados para a comprovação.

Vinagre emagrece?

É dito que o vinagre reduz os níveis de açúcar na corrente sanguínea e também de insulina, o que contribui de forma indireta para a perda de peso. É importante que você reconheça que o vinagre não possui um efeito emagrecedor poderoso e milagroso, por isso, além de adicioná-lo ao seu plano alimentar na dieta do vinagre, você deverá adotar novos hábitos e priorizar escolhas que contribuam ainda mais para a perda de peso e manutenção do peso conquistado.

Estudos afirmam que o vinagre também pode aumentar a saciedade, o que pode auxiliar você a consumir menos calorias, dessa forma, contribuindo para a perda de quilos a mais. Pesquisas afirmam que o consumo regular de vinagre pode auxiliar as pessoas a consumir de 200 a 275 calorias a menos por dia. O vinagre contribui para o bom funcionamento metabólico.

Como funciona a dieta do vinagre

Devemos destacar que independente da forma que você põe em prática a dieta do vinagre, é fundamental que atente para a ingestão calórica, pois você deverá consumir menos calorias e queimar mais.

Uma alimentação não pode ser baseada apenas no consumo de vinagre, por isso é importante que o adicione às refeições adequadas. Não pense que pelo vinagre emagrecer, ele poderá ser consumido em excesso, muito pelo contrário, pois dessa forma ele poderá agredir e resultar em consequências ao seu estômago, fígado e até duodeno.

A dieta do vinagre recomenda que você consuma de 2 a 3 colheres de sopa por dia, vale ressaltar que não é necessário exceder essa quantidade.

O tipo de vinagre pode ser de acordo com o seu gosto, mas o vinagre de maçã é um dos preferidos por pessoas que buscam perder peso, pois a fruta contém alta quantidade de pectina, substância que pode intensificar o sentimento de saciedade, além de contribuir para o funcionamento regular do transito intestinal.

Cardápio

– Café da manhã

  • 1 fatia de pão integral;
  • 1 polengui light;
  • 1 copo (300 ml) de suco natural sem açúcar.

– Lanche da manhã

  • 1 fruta ou 1 xícara de chá.

– Almoço

  • 2 colheres (de sopa) de arroz integral;
  • 1 filé médio de peito de frango grelhado e temperado com vinagre;
  • Salada de folhas verdes a vontade e temperada com 1 colher (de sopa) de vinagre e azeite extra virgem.

– Lanche da tarde

  • 1 fruta ou 1 xícara de chá.

– Jantar

  • Salada verde a vontade e temperada com 1 colher (de sopa) de vinagre;
  • 1 filé médio de peito de frango grelhado e temperado com vinagre.

– Ceia

  • 1 iogurte desnatado ou natural ou 1 taça de salada de frutas.

Veja alguns benefícios extras que o vinagre pode oferecer

  • Melhora a beleza da pele;
  • Verrugas;
  • Dores de cabeça;
  • Náuseas;
  • Diabetes;
  • Reduz a queda de cabelo;
  • Melhora a saúde fígado;
  • Efeito energético para os músculos;
  • Pode deixar os cabelos mais brilhosos.

Dicas

  • É importante se conscientizar que apenas consumir vinagre não irá induzir seu corpo a eliminar os quilos que deseja, é fundamental que faça uma reeducação alimentar e fuja de alimentos gordurosos e com altos valores calóricos.
  • Caso possua dúvidas, é fundamental que busque acompanhamento médico. Não adote a dieta do vinagre sem uma orientação, pois ela pode ser reconhecida como uma dieta da moda, não garantindo assim a permanência do peso conquistado, e principalmente, não garantindo sua saúde, já que é uma dieta hipocalórica e que pode não fornecer todos os nutrientes necessários para sua saúde.
  • Não abuse de alimentos que não condizem com o seu objetivo. Reduza o consumo de doces e alimentos que podem retardar a perda de peso. Fundamentalize a dieta do vinagre, mantenha uma alimentação natural e de acordo com as suas particularidades, sempre pensando primeiramente em seu bem estar.
  • Os exercícios físicos são fundamentais para intensificar o funcionamento de seu metabolismo, assim seu corpo queimará mais calorias, mesmo estando em repouso.
  • Não abuse das dosagens de vinagre, ele pode oferecer benefícios, mas deve ser consumido de acordo com as dosagens recomendadas para sua segurança.
  • É importante que você reconheça se seu corpo reage bem ao consumo de vinagre. Caso possua dúvidas ou intolerância ao alimento, não insista, pois estará prejudicando sua saúde. Preserve sua qualidade de vida e faça escolhas certas.
  • A água é uma das aliadas que devem estar presentes na dieta do vinagre, por isso, consuma pelo menos 2,5 litros de água por dia.
  • O consumo de chás é muito interessante, pois pode intensificar a queima de calorias, já que a bebida pode oferecer um efeito termogênico. Não pense duas vezes e otimize a busca pelos resultados desejados.
  • Não se esqueça de refletir sobre os componentes necessários para sua saúde, por isso, adeque sua alimentação de acordo com as vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e muitos outros nutrientes importantes para o bom funcionamento de seu organismo.

Você acha que conseguiria passar pela dieta do vinagre sem problemas? Tem vontade de fazê-la? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário