Diprogenta – Para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 19/05/2021

O diprogenta é um creme medicamentoso para a pele. Entenda agora para que serve e como usar para qualquer tipo de tratamento.

  Continua Depois da Publicidade  

O diprogenta é um creme composto por dois princípios ativos: o dipropionato de betametasona e o sulfato de gentamicina – que têm ação anti-inflamatória e antibiótica, respectivamente.

O creme anti-inflamatório é muito usado para aliviar inflamações na pele e também para prevenir infecções bacterianas. Ele é indicado para o tratamento de dermatites, alergias e outras condições que irritam, inflamam ou infeccionam a pele.

Fique sabendo para que serve essa pomada e como usá-la da forma correta.

Para que serve

creme de betametasona e gentamicina

Antes de mais nada, é preciso conhecer os principais efeitos do diprogenta, que são:

  • Poder anti-inflamatório;
  • Ação bactericida.

Sendo assim, o remédio serve para tratar inflamações na pele e seus sintomas – além de tratar ou prevenir infecções causadas por bactérias no local.

O diprogenta serve para o tratamento de doenças de pele, como por exemplo:

  • Psoríase;
  • Eczema;
  • Dermatite;
  • Alergia;
  • Erupção cutânea;
  • Infecção.

A betametasona, que é um corticoide presente no diprogenta, atua reduzindo sintomas como:

  • Coceira;
  • Inflamação;
  • Vermelhidão;
  • Irritação;
  • Inchaço;
  • Dor.

Por outro lado, a gentamicina age evitando o desenvolvimento de uma infecção na pele por conta de bactérias. Quando já existe uma infecção secundária causada por bactérias, a gentamicina elimina as bactérias e evita a sua proliferação.

Como usar o diprogenta

como usar diprogenta

A primeira coisa a fazer é lavar bem as mãos e também o local de aplicação do creme. Depois de secar bem a pele, aplique uma camada fina do creme ou pomada e espalhe suavemente.

  Continua Depois da Publicidade  

Aliás, é fundamental cobrir toda a área da inflamação. Enquanto o creme age, lave novamente as suas mãos. Não cubra a pele com curativos ou bandagens, pois a pele precisa absorver o creme e respirar. Só cubra o local se o seu médico disser que isso é necessário.

Em geral, o diprogenta é usado 2 vezes ao dia: uma vez de manhã e outra à noite respeitando 12 horas de diferença entre cada aplicação. Na maioria dos casos, o tratamento dura apenas alguns dias até melhorarem os sintomas.

Certamente, a frequência de aplicação e a duração do tratamento podem variar de acordo com a orientação do seu dermatologista.

Cuidados

Dificilmente o creme de diprogenta causa efeitos colaterais, mas é possível sentir algum desconforto, como:

  • Ardência na pele;
  • Vermelhidão;
  • Ressecamento da pele.

Algumas pessoas podem ter uma reação alérgica ao creme. Nesse caso, é preciso interromper o uso e buscar atendimento médico.

Vale lembrar que o diprogenta é um corticosteroide forte combinado com um antibiótico. Por isso, ele não deve ser usado sem prescrição médica.

Além disso, outros cuidados que você deve ter são:

  1. Não usar o creme se estiver grávida ou amamentando sem antes consultar um dermatologista;
  2. Evitar a automedicação;
  3. Não aplicar o diprogenta sobre uma ferida aberta;
  4. Não usar se você já teve uma reação alérgica a algum componente da fórmula;
  5. Evitar o uso se você tiver acne, impetigo ou rosácea;
  6. Não usar em infecções causadas por vírus ou fungos.

Por fim, se você pretende usar outro produto na pele – como um protetor solar, por exemplo – espere pelo menos 30 minutos entre uma aplicação e a outra.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

Você costuma usar a diprogenta para tratar irritações crônicas na pele? Então, comente aqui!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário