Você provavelmente já ouviu falar da cinta modeladora, assim como já deve ter se questionado se dormir de cinta realmente afina a cintura, certo?
O acessório geralmente é utilizado para esconder ou disfarçar a barriguinha embaixo da roupa, no entanto, algumas pessoas usam com a finalidade de afinar a cintura.
As pessoas que usam a cinta com esse objetivo, normalmente vestem ela para dormir ou durante a prática de atividades físicas. Mas será que usar a cinta dessa forma é seguro para a saúde?
Dormir de cinta afina a cintura?
Antes de tudo, é importante saber que não se deve dormir de cinta modeladora, assim como não se deve usar esse tipo de cinta por mais que quatro horas por dia.
Ao utilizar a cinta, é possível sim observar um estreitamento na cintura após retirar o acessório, entretanto, o efeito é apenas momentâneo.
Portanto, não é verdade que dormir de cinta afina ou diminui a cintura, pelo menos não de maneira permanente e relevante.
Da mesma forma, não é verdade que a cinta modeladora emagrece, já que ela não causa a eliminação de gorduras do corpo.
A cinta modeladora faz mal?
É possível dizer sim que o acessório pode prejudicar a saúde, uma vez que se utilizado com frequência, pode impedir a contração natural dos músculos do abdômen.
Esse impedimento da contração muscular pode causar fraqueza nesses músculos, resultando na sua flacidez. Desse modo, problemas como a prisão de ventre e a má digestão podem aparecer.
Além disso, gestantes não podem utilizar o acessório para disfarçar a barriga ao longo da gravidez, uma vez que isso pode resultar em problemas para a saúde da futura mamãe e de seu bebê.
O uso inadequado de cintas durante a gestação pode causar uma série de problemas:
- compressão do útero, da bexiga, de algumas artérias e de algumas veias;
- inchaço;
- trabalho de parto prematuro e, inclusive, a compressão da placenta e do cordão umbilical, que podem provocar riscos à vida do bebê.
Portanto, quando necessário, as grávidas devem usar cintas próprias para a gestação que simplesmente fornecem conforto e sustentação para a barriga. No entanto, é necessário que a utilização da cinta pelas gestantes seja feita somente quando há orientação médica.
Além de não ser recomendada para grávidas, a cinta modeladora também não deve ser utilizada por pessoas com problemas de coluna e/ou com atrofia na região da musculatura do abdômen e das costas.
Para os casos em que a pessoa fez uso da cinta e já está sofrendo com problemas em decorrência da sua utilização, a recomendação é buscar ajuda médica, especialmente de um fisioterapeuta, para tratar o problema de maneira adequada.
A cinta durante a prática de exercícios físicos
Muitas mulheres utilizam corpetes, descritos como uma espécie de cinta para a prática da musculação, com o objetivo de fazer com que a cintura fique mais fininha.
De acordo com o cirurgião plástico Marco Cassol, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o acessório até afina a cintura na medida em que a deixa mais alta, apertando a região, e pode até trazer algum tipo de mudança momentânea na modelagem do corpo.
No entanto, isso não significa que se pode usar o tal corpete durante a execução de exercícios. Cassol explicou que ainda que o acessório permita a respiração, ele não permite a ventilação (processo pelo qual o ar movimenta-se para dentro e para fora dos pulmões), o que é perigoso.
Além disso, Cassol alertou que caso a cinta para academia esteja muito apertada ela pode provocar a atrofia na musculatura das costas, que fica excessivamente relaxada e não consegue realizar a contração.
Dessa forma, essa atrofia na região da musculatura das costas pode resultar em uma hérnia de disco e no desenvolvimento de dores na coluna.
O cirurgião ainda relatou que a compressão que a cinta exerce na parte inferior do tórax provoca uma restrição respiratória e, inclusive, uma insuficiência que pode resultar em desmaios.
Mas então, para que as cintas servem?
Existem alguns tipos de cintas e faixas que podem ser utilizadas para corrigir a postura e evitar dores nas costas ao longo do dia. Entretanto, a recomendação é que mesmo essas cintas e faixas devem ser utilizadas somente por até quatro horas seguidas.
Por limitarem a contração dos músculos do abdômen, as cintas também podem ser usadas para auxiliar o processo de cicatrização e evitar a abertura de pontos internos. Portanto, em alguns casos recomenda-se seu uso após a realização de cirurgias como a cesária e a abdominoplastia.
No entanto, em todos os casos é fundamental ter a autorização, a orientação e o acompanhamento do médico ou do fisioterapeuta – conforme cada caso – para saber como e qual tipo de cinta ou faixa você deve utilizar.
Vídeo: Cinta modeladora funciona?
Gostou das dicas? Então, assista ao vídeo abaixo da nossa nutricionista para saber mais sobre a cinta modeladora.
Fontes e Referências Adicionais
- Anaesthesia & Intensive Care Medicine – Respiration: ventilation
- Biomechanics Open Library – Effects of an abdominal belt on trunk muscle activity during treadmill walking
- Safety Science – Lifting technique and abdominal belt usage: a biomechanical, physiological and subjective investigation
- MedicalNewsToday – What are the benefits of belly bands and belts?
- Marco Cassol Cirusgia Plástica – Cintas modeladoras podem causar insuficiência respiratória
Fontes e Referências Adicionais
- Anaesthesia & Intensive Care Medicine – Respiration: ventilation
- Biomechanics Open Library – Effects of an abdominal belt on trunk muscle activity during treadmill walking
- Safety Science – Lifting technique and abdominal belt usage: a biomechanical, physiological and subjective investigation
- MedicalNewsToday – What are the benefits of belly bands and belts?
- Marco Cassol Cirusgia Plástica – Cintas modeladoras podem causar insuficiência respiratória
Fiz uma cirurgia, e o tempo do uso de cinta já foi interrompido pelo médico, eu estava usando para dormir, mas essa noite acordei com dor na lombar resolvi pesquisar e li que não é bom, por isso não vou usar mais.
Usar a cinta modeladora de 4 à 8 horas por dia em uso contínuo, afina a cintura sim! Falo por experiência própria
Obg dr me esclareceu muito.
O que pode me.acontecer durante o sono se dormir com a cinta modeladora? Gostaria de saber se é perigoso!
A minha dúvida foi esclarecida. Muito obrigada dr.
Eu mesma fiz uma cinta, com aquele elastico mais largo que tem. Costurei dois lado a lado. E passei cadarço para apertar conforme a necessidade. Sem nada que encomode. Minha cintura já é fina. E durmo toda noite com a cinta. E fico algumas horas durante o dia. Tiro quando sinto necessidades. E saio de casa sem.
Mais realmente a cinta faz diferença sim. Também depende muito do corpo… Não faz milagres. Mais ajuda a manter a cintura com formas.
Tenho cintas modeladoras, ajuda na postura, mas não emagrece. E o que é pior, são caríssimas.
Cintas Modeladoras realmente não são recomendadas para dormir.
Mesmo para o dia a dia, como foi mencionado, para o uso por 04 horas, é recomendado que utilizemos uma cinta com modelagem pensada para o corpo da mulher brasileira. Cintas unissex não dão a modelagem ideal, já que o formato padrão do corpo masculino difere muito do feminino. Além da modelagem, claro, um tecido de qualidade, com a compressão certa.
Encontrei muitas dicas e modelos no site https://decotado.com.br
Eu uma cinta leve para dormir noite sim , noite não, mas apenas para dormir eu a utilizo, porque durante a noite ficamos com os músculos abdominais relaxados, então como tenho rinite alérgica, é comum juntar gases, ou mesmo líquidos sob a pele, e com o uso da cinta, tais efeitos são amenizados e claro, me garante uma silhueta mais esbelta, e uma noite sem gases, eu recomendo. Mas nada de cintas extremamente apertadas ou com partes metálica ou de silicone, que restringem a movimentação do tórax