Como Emagrecer Dormindo?

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

O descanso é uma das três partes mais importantes para que qualquer pessoa consiga atingir seus objetivos de saúde. Exercícios, dieta e descanso. Sem esses três ítens muito bem amarrados você dificilmente conseguirá ter um corpo pleno. A seguir, você vai descobrir como emagrecer dormindo, a importância de comer antes de dormir e como fazer tudo isso da forma correta.

Emagrecer dormindo parece um daqueles planos de perda de peso que você tentou por anos e que nunca vai funcionar? Bom demais pra ser verdade? Pode ser que não.

Sabemos que é importante que se coma antes de dormir, embora comer gorduras e alimentos com muitos carboidratos não seja a melhor ideia do mundo para quem quer perder medidas. Descubra o que comer antes de dormir para emagrecer e mude a sua alimentação 

Nessa linha, vale a pena você conhecer melhor sobre como o sono afeta a queima de gordura e o ganho de músculos. Entender tudo isso lhe dará ainda mais conhecimento e ferramentas para que você possa otimizar ao máximo os seus resultados.

Cada vez mais pesquisas estão relacionando a qualidade e quantidade de sono à perda ou ganho de peso, e isso envolve uma variedade de fatores que você não pode nem imaginar. Continue lendo para saber como emagrecer dormindo. 

Durma Bem, Perca Peso

Nos dias de hoje, é muito fácil “deixar o sono para depois” para assistir aquele programa de TV, ou para continuar trabalhando, ou mesmo para passar algum tempo na internet. De acordo com algumas pesquisas recentes, essa pode ser uma das causas da crescente epidemia de obesidade no mundo, e pode ser a razão pela qual as dietas de muitas pessoas falham sempre.

Uma das principais relações para emagrecer dormindo é hormonal. O hormônio leptina é produzido pelas células de gordura e avisam seu cérebro quando você esta cheio; o hormônio grelina é produzido no trato gastrointestinal e estimula o apetite. Quando você não dorme o bastante, os níveis de leptina diminuem, fazendo com que você não se sinta satisfeito com o que come, e os níveis de grelina sobem, fazendo com que você tenha mais apetite, e portanto, coma mais. Essa ação conjunta pode fazer com que você ganhe peso a longo prazo.

Além disso, quando você não dorme o bastante, sente mais fome, já que o corpo tem que compensar pela energia que não foi reposta durante a noite, e também se sente sem energia para se exercitar.

Vale lembrar que não é apenas a quantidade de horas de sono que conta, mas também a qualidade. Se você dorme oito horas por noite, mas a qualidade do seu sono não é boa, pode sofrer os mesmos efeitos que teria se dormisse apenas seis horas por noite. Assim, se você sofre de algum problema relacionado ao sono, o tratamento deste pode te ajudar a perder aqueles quilinhos a mais que estão te incomodando.

Então, se você não dorme a quantidade adequada de horas por noite – entre 7 e 8 horas – determine o horário que você acorda, conte 7 a 8 horas antes, e descubra a que horas deve dormir. Por exemplo, se você acorda às seis da manhã, você deve dormir por volta das dez e meia da noite. Coloque um alarme nesse horário, apague as luzes e vá para a cama.

Coma Antes de Dormir

A questão de comer antes de dormir ou não é um tabu no mundo das dietas. É claro, comer uma refeição rica em gorduras e carboidratos logo antes de ir para a cama não te fará bem nenhum, mas os alimentos certos podem te ajudar a emagrecer dormindo.

Sua alimentação antes de dormir deve ser composta de uma proteína em apresentação leve. Evite proteínas de rápida absorção, entretanto, preferindo proteínas mais lentas, como a caseína, que leva de 6 a 8 horas para ser digerida pelo seu corpo e, assim, mantém seu metabolismo ativo enquanto você dorme. Esse potencial da caseína foi confirmado por um estudo holandês, que observou um aumento na taxa metabólica noturna após o consumo da caseína. Outro estudo mostrou uma maior síntese de proteínas, levando ao fortalecimento e recuperação de músculos.

Você pode consumir um shake de caseína antes de dormir, ou comer alimentos como queijo cottage e outros lacticínios para ajudar a perder peso dormindo. Outras proteínas de absorção lenta podem ser encontradas em carnes, peixes, aves e castanhas.

Outra forma de emagrecer dormindo com a alimentação é comer pequenas quantidades ao longo do dia. Isso porque quando você come dessa forma, seu metabolismo fica mais ativo, mesmo durante a noite enquanto você dorme. É claro, para que isso funcione, as refeições devem ser saudáveis e balanceadas. E além de aumentar seu gasto calórico durante a noite, fazer várias refeições pequenas ao longo do dia também te ajuda a controlar sua fome.

Alimentos ricos em cálcio e magnésio também podem te ajudar. Esses minerais agem como calmantes, e a deficiência de magnésio pode causar insônia. Então, inclua alimentos ricos nesses minerais à sua dieta para ter uma boa noite de sono e perder mais peso.

Exercite-se

Os exercícios aqui funcionam de duas formas: te ajudam a dormir melhor e mantêm a sua taxa metabólica elevada por algum tempo. Estudos comprovaram que homens que se exercitam levam menos tempo para dormir do que homens sedentários, além de acordarem menos durante a noite e passarem mais tempo em sono profundo, descansando melhor.

Outro estudo mostrou que um treino de resistência leve, como levantamento de peso leve, pode acelerar o metabolismo e mantê-lo acelerado por até dezesseis horas. Esse é um treino que pode ser feito pouco antes de dormir, seguido por um shake de caseína, que, como dito antes, te ajuda a queimar mais calorias enquanto dorme e ajuda a fortalecer e recuperar os músculos.

É bom lembrar, entretanto, que exercícios mais intensos devem ser mais distantes do horário de dormir, já que eles são estimulantes e podem causar dificuldades para dormir.

Você já ouviu falar de cinta modeladora. Existem várias opções no mercado e são, geralmente, utilizados para esconder as gordurinhas quando se tem um evento importante. Você vai gostar de saber se dormir de cinta afina a cintura ou se faz mal pra saúde

Dormir no Frio Funciona?

Dormir em um quarto mais frio pode ajudar a queimar calorias. Segundo uma pesquisa do National Institute of Health Clinical Center em que 31 pessoas dormiram em quartos a 23 ou 19°C, as pessoas que dormiram nos quartos mais frios tiveram um gasto calórico 7% maior, provavelmente porque seus corpos tinham que trabalhar mais para manter sua temperatura a 36°C.

Ainda de acordo com os resultados da pesquisa, se você deixar a temperatura do seu quarto a 19°C, você pode queimar 100 calorias em um período de 24 horas de sono – pelo menos em teoria.

Os pesquisadores ainda não sabem se o corpo compensa esse gasto fazendo com que o corpo sinta mais fome ou tenha menos energia. De qualquer forma, pode valer a pena experimentar baixar a temperatura do quarto antes de dormir. Só não vale se cobrir de cobertores e vestir seu pijama mais quente. Os resultados só são possíveis se você realmente fica no frio.

Gostou das dicas de como emagrecer dormindo? O que você acha dessa afirmação, acredita que pode mesmo acontecer com você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,31 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário