É Melhor Usar Aparelhos de Musculação ou Pesos Livres Como Halteres e Barras?

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Quando a questão é escolher entre aparelhos de musculação e exercício com alteres em casa, a coisa não é tão simples quanto parece. Isso porque os dois têm seus prós e contras, então tomar uma decisão baseada em apenas um critério, como por exemplo o preço, não é o melhor para resolver o seu dilema.

Você pode estar pensando por que você deve investir em aparelhos de musculação quando pode trabalhar seus músculos e perder peso com exercícios com pesos livres? Bem, talvez porque aparelhos de musculação tenham muitas funções e acessórios que permitem que você treine ao máximo os seus músculos.

Por outro lado, por que você deveria se limitar aos pesos livres ao invés de escolher algum aparelho complexo? Uma resposta pode ser porque você tem um orçamento, não tem espaço em casa ou não tem tempo para se exercitar regularmente. Se esse é o caso, então os pesos livres certamente são a melhor escolha para você. De qualquer forma, é sempre bom ter alguns alteres ou barras em casa, não importa que aparelho de musculação você já tenha.

Para tornar as coisas mais simples, nós analisamos os prós e os contras dessas duas opções, então olhe a lista abaixo se você quer garantir que consiga o máximo de sua rotina de exercícios em casa!

Aparelhos de musculação: prós e contras

Se você tem um orçamento maior e quer investir em um aparelho de musculação de qualidade para uma academia em casa, uma academia multifuncional é definitivamente um ótimo começo. Ela incorpora componentes e assessórios suficientes para permitir exercícios complexos e uma variedade maior de exercícios para todos os grupos musculares.

O que mais é bom sobre aparelhos de musculação?

Eles geralmente são fáceis de usar e vêm com instruções claras, então mesmo os iniciantes podem fazer os exercícios corretamente e evitar ferimentos.

Aparelhos de musculação são mais seguros para se trabalhar. Por exemplo para levantar barras, é sempre bom ter alguém com você, já que alguns exercícios podem ser muito perigosos se você colocar peso demais.

Aparelhos para musculação em casa são geralmente compactos, incluindo uma armação sólida, algumas partes móveis, assentos ou bancos acolchoados e sistemas de peso ajustáveis, com cabos e polias na maior parte das vezes. Isso quer dizer que você não terá que perder tempo trocando partes, montando componentes adicionais ou removendo acessórios para fazer seus exercícios.

Eles também podem ser usados para programas de reabilitação, já que a resistência pode ser ajustada de acordo com as necessidades do usuário e a força dos músculos.

  • Aparelhos em musculação economizam muito tempo. Alguns aparelhos são feitos do tipo “tudo em um”, então tudo o que você precisa está ali, desde o começo da sua sessão de treino.
  • Você não terá que descobrir sozinho como usar os pesos para uma variedade maior de exercícios e o que mais incluir no seu programa de exercícios pra trabalhar múltiplos grupos de músculos. Assim, essas aparelhos em casa são menos intimidantes que kettlebells, alteres e cordas de resistência.

E as partes ruins dos aparelhos de musculação em casa?

  • Eles são caros, algumas vezes caros demais quando comparados aos pesos livres simples. Além disso, eles precisam de mais manutenção que os pesos livres, o que pode resultar em custos extras.
  • Ao oferecer suporte aos músculos que não estão envolvidos em um certo exercício, eles algumas vezes trabalham menos grupos musculares do que o que você pode trabalhar com exercícios com pesos simples. Consequentemente, com alguns aparelhos de academia para casa, você pode ter que se exercitar mais para conseguir os mesmos resultados do que você conseguiria com barras e halteres.
  • Eles não são adaptados ao seu estado de saúde e sua condição física, então se seu lado direito é mais fraco que o esquerdo, você terá que encontrar uma forma de adaptar a resistência para evitar ferimentos mesmo em exercícios envolvendo braços ou pernas simultaneamente.

Pesos livres – prós e contras

Já que vimos por que equipamentos de exercícios são bons ou ruins para exercitar seu corpo, vamos passar para os pesos livres e ver se eles são uma opção melhor ou não!

As partes boas de treino com pesos livres

  • Eles sempre oferecem uma versatilidade maior já que você pode fazer qualquer exercício e ter como alvo qualquer grupo muscular desde que você tenha os pesos necessários.
  • Você pode fazer movimentos que são mais naturais e adaptar os exercícios à sua forma, tamanho e força muscular mais facilmente, quer você faça agachamento, levante peso, levante os ombros ou faça abdominais em um banco reclinado.
  • Se você tem uma boa quantidade de pesos, não há limites no que diz respeito à resistência com a qual você pode trabalhar. Aparelhos sempre têm uma resistência máxima oferecida pelo sistema de pesos e cabos, mas os pesos livres não têm limites. Se você quer fazer exercícios de peito com uma barra de 400 quilos, você pode fazer isso.
  • Desde que você saiba como usar seu próprio corpo para estabilidade e suporte, você acaba trabalhando músculos que são frequentemente negligenciados em exercícios em aparelhos.

As partes negativas dos pesos livres

  • Eles implicam um risco maior de ferimentos, já que não possuem partes fixas, estabilizadores ou partes acolchoadas. Os pesos podem causar ferimentos graves quando usados de maneira imprópria, então esse é um dos maiores contras dos pesos livres.
  • Outra desvantagem é que você tem que descobrir sozinho como cada coisa pode ser usada para que o exercício tenha como alvo um grupo de músculos específico. É claro, você pode procurar na internet, mas isso leva tempo, enquanto com os aparelhos, todos os exercícios são oferecidos no manual do usuário e algumas vezes em vídeo.
  • Eles são menos motivadores que os equipamentos de academia em casa, e é mais fácil ficar entediado fazendo a mesma rotina com pesos simples do que quando se está repetindo alguns exercícios em um aparelho.

Como conclusão, tanto os aparelhos de musculação em casa quanto os pesos livres têm seus prós e contras, e essa não é uma situação em que qualquer um pode declarar um vencedor claro. Entretanto, como foi mencionado anteriormente, é bom ter um aparelho de academia em casa e alguns pesos livres, já que isso pode te ajudar a alcançar sua meta de boa forma mais rápido.

Você possui algum equipamento em casa para fazer musculação? É um aparelho de musculação ou peso livre? Comente abaixo a sua preferência!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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2 comentários em “É Melhor Usar Aparelhos de Musculação ou Pesos Livres Como Halteres e Barras?”

  1. Eu já usei pesos livres por uns 15 anos, agora possuo uma estação com molas e polias e acredito que a estaçao não desgasta tanto quanto os pesos livres, a estação permite movimentos mais leves e macios, já não sinto mais dores nas articulações como sentia com pesos livres!

  2. Gostaria de comprar aparelhos para musculação e montar em casa, aparelho para braço, coxa etc
    Quais são indicados ?
    Grata