Elíptico Orbitrek Funciona para Emagrecer?

O elíptico Orbitrek ou elíptico Orbitrek Elite é um aparelho de exercícios físicos fabricado pela empresa Thane Fitness, que é composto por alças/cabos (handgrips) e pedais, que servem para trabalhar tanto os músculos da parte superior quanto os músculos da parte inferior do corpo.

Orbitrek Elite conta ainda com um sistema de resistência e uma espécie de volante com peso, que permitem ao usuário do equipamento adicionar até aproximadamente 45 kg (100 lbs) de resistência, além de contar com um computador que permite que o praticante rastreie a performance do seu próprio treino.

Será que o elíptico Orbitrek funciona para emagrecer?

Orbitrek é um equipamento que pode ser utilizado nos treinamentos físicos, que são conhecidos por promoverem um crescimento na quantidade de calorias queimadas pelo corpo, o que é vantajoso para a perda de peso.

Com isso, podemos entender que o Orbitrek funciona como um auxiliar do emagrecimento, por poder ajudar a aumentar esse gasto de calorias por parte do corpo.

Porém, para entendermos como isso funciona, precisamos ir um pouco mais fundo. Para quem deseja ficar mais magro e mais saudável, aderir aos aparelhos elípticos como Orbitrek é um bom começo.

Uma vantagem desses equipamentos elípticos é que eles trabalham tanto os músculos da parte inferior quanto os músculos da parte superior do corpo ao mesmo tempo, resultando em uma maior queima de calorias.

Quando você come mais calorias do que queima, o seu corpo armazena o excesso de calorias na forma de gordura – geralmente ao redor da região da barriga. Para perder peso, você precisa criar um déficit de calorias, de modo que o seu corpo comece a queimar um pouco da gordura estocada na forma de energia. A sua dieta exerce um papel importante para criar esse déficit, assim como os exercícios cardiovasculares.

Ou seja, os exercícios físicos podem auxiliar um processo de emagrecimento, entretanto, sem uma dieta apropriada será difícil perder peso. Até porque não adianta muita coisa treinar em um elíptico como Orbitrek, se meia hora depois da atividade, a pessoa se empanturrar de pizza, sorvete e batata frita, não é mesmo?

Porém, quando falamos em uma dieta apropriada, não estamos nos referindo a passar fome ou reduzir drasticamente a quantidade diária de calorias – pelo contrário, comer muito pouco faz mal e pode rejudicar seriamente a saúde.

Uma dieta apropriada é aquela que é saudável, equilibrada, nutritiva, controlada e conta com uma diversidade de alimentos, fornecendo os nutrientes e a energia que o organismo necessita para funcionar corretamente, porém, sem contar com excessos que estimulam o ganho de peso.

Parece difícil seguir esse tipo de alimentação? Então, procure o auxílio de um nutricionista, que te ajudará a encontrar uma dieta que funcione para você, permitindo que você emagreça, sem atrapalhar a sua saúde.

Também é necessário ter a ajuda de um educador físico em seus treinos com o elíptico Orbitrek – ou qualquer outro tipo de exercício – para encontrar um programa de treinamento que favoreça a sua perda de peso, ao mesmo tempo em que é seguro e saudável para você.

Contraindicações do elíptico Orbitrek

O manual do elíptico Orbitrek alerta que a capacidade máxima do equipamento é de aproximadamente 133,4 kg (250 lbs) e que as pessoas com peso superior a esse limite não podem utilizar o equipamento.

Crianças e animais devem ser mantidos longe do Orbitrek em todos os momentos e as crianças jamais devem ficar desacompanhadas em um ambiente no qual o equipamento esteja localizado, enfatiza o manual.

O documento também ressalta que pessoas com deficiência jamais devem fazer uso do equipamento sem a presença de um médico ou de um profissional de saúde qualificado.

Atenção à ocorrência de reações adversas

Outro aviso do manual de Orbitrek que merece destaque é que se o usuário do aparelho experimentar sintomas como tontura, náusea, dor no peito ou qualquer outra reação anormal, deve parar o treinamento de uma vez e procurar o auxílio médico imediatamente.

Outros cuidados com o treinamento com o elíptico Orbitrek

Antes de começar a praticar qualquer tipo de treinamento, é fundamental fazer uma consulta de check-up com o médico para se certificar de que realmente está apto a treinar, saber em que nível de intensidade pode se exercitar e entender se o treino com o Orbitrek funciona para você mesmo.

O próprio manual do elíptico alerta a respeito da necessidade de consultar o médico antes de começar qualquer programa de exercícios, ressaltando que isso é especialmente importante para pessoas com mais de 35 anos de idade ou que tenham problemas de saúde preexistentes.

O manual de Orbitrek também recomenda alongar-se antes de começar uma sessão de exercícios.

É fundamental ainda contar com o acompanhamento de um educador físico durante os treinos, para aprender a executar direitinho cada movimento de cada série, o que ajuda a evitar lesões, além de ter uma orientação profissional em relação a como o treinamento deve ocorrer – quantas séries e repetições deve ter, quais exercícios devem ser feitos, qual intensidade deve ser aplicada, entre outros aspectos.

E caso uma lesão aconteça, o educador físico pode auxiliar nos primeiros socorros e encaminhar a um hospital para receber o tratamento adequado, se houver essa necessidade.

Se ainda assim, você resolver treinar sozinho, sem o acompanhamento profissional, no elíptico Orbitrek, apenas seguindo a tutoriais de exercícios, tenha o cuidado de prestar muita atenção nas instruções, revendo-as quantas vezes forem necessárias, para executar direitinho cada movimento.

Se durante o seu treinamento sem o acompanhamento profissional você se machucar, procure rapidamente o auxílio médico, mesmo que ache que a lesão não é grave, para checar a seriedade do problema e receber o tratamento apropriado, caso seja necessário, já que não contará com um educador físico para te ajudar em relação aos primeiros socorros.

O manual do elíptico Orbitrek também destaca que o equipamento deve ser posicionado em uma superfície limpa e plana e que o aparelho não deve ser utilizado próximo à agua ou em áreas externas.

Outra recomendação do manual é que o usuário do Orbitrek deve sempre utilizar roupas e calçados adequados quando estiver se exercitando na máquina. Além disso, o documento alerta que não se deve utilizar objetos pontudos próximo ao equipamento e nem outros acessórios não recomendados pelo fabricante.

O manual de Orbitrek ressalta ainda que um elíptico Orbitrek que não esteja funcionando apropriadamente não deve ser utilizado.

Você já sabia como o elíptico Orbitrek funciona? Pretende incorporar o equipamento no seu treino agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...

2 comentários em “Elíptico Orbitrek Funciona para Emagrecer?”

Deixe um comentário