Fazer Boxe emagrece? Dicas e benefícios

Especialista da área:
atualizado em 22/07/2021

O boxe é um esporte muito enérgico, os treinos são de alta intensidade e intercalam exercícios aeróbicos e anaeróbicos, ginástica localizada e treinos com socos e movimentos de luta, sendo um ótimo aliado na perda de peso e combate a obesidade.

  Continua Depois da Publicidade  

Os treinos com golpes e movimentos tonificam a musculatura do tronco, pernas, braços, costas e ombros, fortalecendo o core e dando maior sustentação ao corpo. Além de promover a agilidade, atenção e resistência, o boxe tem um gasto calórico enorme que potencializa a queima de gordura. Uma hora de atividade corresponde a uma queima uma média de 880 calorias aproximadamente.

Uma das grandes vantagens da prática do boxe, é que a modalidade exige que abdômen fique contraído o tempo todo. Logo, trabalha muito bem essa região e aumenta a queima de gordura localizada e o resultado é a tão desejada barriga “tanquinho”.

Listamos abaixo, alguns benefícios desta arte marcial que faz tanto bem para o corpo e para mente de quem o pratica.

Benefícios do boxe

homens praticando boxe

1. Boxe é um exercício completo

Fazer boxe emagrece porque ele é um dos exercícios mais completos, ele fortalece e trabalha vários, senão todos, os grupos musculares. Esta arte marcial possibilita o ganho de tônus muscular e melhora muito o seu condicionamento físico.

2. Boxe e os exercícios mistos

Os especialistas em boa forma descobriram que exercícios e movimentos repetitivos são prejudiciais para uma boa forma máxima. Um aumento e diminuição constante de exercícios de cárdio e musculação aliado a exercícios de explosão é mais eficaz.

O boxe incorpora essa mudança constante de exercícios. Uma hora de atividade pode produzir mais suor e mais queima de calorias do que uma hora de corrida. Estima-se que uma aula de boxe com duração de 60 minutos pode queimar até 1.000 calorias, enquanto, a corrida queima aproximadamente 600.

3. Boxe ajuda na perda de peso

Como já mencionamos o boxe emagrece muito por ser um dos exercícios mais completos disponíveis nas academias. Ele fortalece e trabalha vários músculos simultaneamente. Se você praticar este exercício com um frequência média de 3 vezes na semana, os resultados são visíveis a curto prazo.

4. Boxe é divertido

Fazer boxe emagrece e é divertido. Ele pode ser praticado sozinho com um saco e música, com um parceiro ou com um grupo. O elemento de competição e perigo o torna excitante e os movimentos livres e não coreografados significam que você pode ditar o ritmo da energia e agressividade dispendida.

Dicas

Agora que você já descobriu que boxe emagrece, listamos abaixo algumas dicas para incentivar você a começar praticar este esporte.

  Continua Depois da Publicidade  

Tenha um bom instrutor

instrutor de boxe

Uma das coisas mais importantes que você deve ter em mente, especialmente se você é um iniciante, é ter um bom instrutor que possa te ensinar o básico do boxe. Aprender algumas técnicas básicas não é importante apenas para a prevenção de lesões, mas também lhe trará mais prazer e compreensão do esporte.

Antes de se comprometer com uma pessoa específica, pergunte se você pode assistir uma de suas aulas. Veja como ele trabalha com seus alunos. Observe se o professor leva o tempo necessário para explicar o que seus alunos estão fazendo de errado. É essencial que você encontre um instrutor que te motive, então se certifique de levar o tempo que for necessário para encontrar o professor ideal.

Faça boxe todos os dias

Agora que você encontrou um ótimo instrutor e aprendeu o básico do boxe, é importante treinar todos os dias. Depois que você aprender o básico, você não precisa necessariamente continuar indo à academia. Entretanto, você precisa tirar um tempo todos os dias para treinar boxe. Isso pode ser feito em casa, todos os dias antes de você ir trabalhar, durante seu horário de almoço ou mesmo antes de dormir. Se exercite por pelo menos 30 minutos, cinco dias por semana.

Coma de forma saudável

Certifique-se sempre de manter uma dieta equilibrada. Pesquisas mostraram que pessoas que alcançam os melhores resultados em relação a perda de peso são aqueles que incorporam uma alimentação saudável e exercícios em suas vidas.

O que você acha do boxe? Consideraria praticar essa atividade para emagrecer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (37 votos, média 4,24)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

10 comentários em “Fazer Boxe emagrece? Dicas e benefícios”

  1. Sim, acredito que o boxe é um excelente exercício, e mexe o corpo todo. O aquecimento é intensivo e toda a aula também! O boxe aliado a uma dieta em que vc reduz o que come, e pára de comer após as 19h, pra ir treinar de manhã, é realmente eficaz na perda de peso!! Persistam!!

    Responder
  2. yego aragao nao tem problema continui nao desista eu tbm treino boxe em casa sou viciado no boxe te aconselho assistir oa video de bruno jordao isso vai te ajudar a praticar com mais eficiencia

    Responder
  3. Gostei da matéria,estou pesquisando a melhor forma pra perder peso,sou hipertensa e estou acima do peso.Ñ quero fazer maluquices,quero emagrecer com qualidade d vida????

    Responder
  4. Eu treino boxe a 5 anos amo o esporte ,e falo pra vcs nao desista insista é muito bom pra quem quer perder peso e otimo pra saude …eu nao gosto de malhar ,mais sou fanatica pelo boxe é minha paixao ja competir todas minhas lutas vitoriosas Gracas a Deus. Mais sei que nao e o caso de vcs entao continue esse esporte é muito bom pra quem quer perde peso…nao desista insista vcs vao conseguir eu pesava 70 hj meu peso nao sai de 64 posso colocar a roupa que quero fica perfeito ?

    Responder
  5. O BOXE É UMA NOBRE ARTE PROCURE UM PROFISSIONAL Q SAIBA BOXE E TE ENSINE O CERTO POIS ELE É COMPLETO EM EXERCÍCIOS NÃO EXISTE O BÁSICO ELE É TÉCNICA CORDENAçÃO MOTORA RESISTÊNCIA FORÇA AERÓBICO QUALIDADE DE VIDA SAÚDE

    Responder
  6. Boxe é ótimo! Em 2 semanas de treino, e sem mudar mt minha alimentação, apenas reduzindo, perdi 2 kg em 2 semanas d aulaz

    Responder
  7. olha eu tenho 1 mes e 20 dias ta fazendo hoje treinando boxe em casa.peguei videos pelo yutube..cortei refri.estou comendo pouco.sem passar fome..olha ja perde nesse tempo 9kg muito obm para quem quer perder peso.!!!!

    Responder
  8. bom dia, faz mais de um ano que faço 30 minutos de alongamento, e apos 25 minutos de boxe , em casa, acho que encontrei a vida divertida, pois ao contrario tinha morrido, pois assim ela começa a ter sentido, devagar ela vai coordenando os sentidos, isso foi graças ao psicologo estadual de curitiba, que me incentivou a atividade como meio de vida, e descobri que e verdade, antes eu queria beber, para que o dia passassemais rapido, e que o amanha fosse uma incognita , a ser achado, quem ler essa escrita e não tiver motivo nenhum, pense um pouco e comece ou tente a iniciar. ?

    Responder
    • Pretendo iniciar a prática do boxe mas em ksa mesmo e uma vontade minha mesmo acho bem melhor do qe academia mas naum tenho instrutorse eu auto me iinstruir tera algum problema??

      Responder