Enzimas Digestivas para Emagrecer – Como Funciona e Dicas

Especialista:
atualizado em 03/12/2015

As enzimas digestivas, consumidas juntamente com as refeições ou em outros períodos do dia, possuem o efeito de acelerar a perda de peso. Isso é explicado pelo conceito de que as enzimas digestivas para emagrecer melhoram a digestão e o sistema imunológico, diminuindo as inflamações e acelerando a recuperação do organismo. A seguir, veremos mais detalhadamente como essas enzimas agem no corpo e seus possíveis benefícios para quem busca o emagrecimento.

O que são?

As enzimas digestivas para emagrecer podem ser encontradas naturalmente em frutas, vegetais, nozes e outros alimentos, além de muitas serem produzidas pelo próprio corpo. Com o passar do tempo, a quantidade de enzimas presentes no organismo diminui e isso está relacionado ao aparecimento de doenças.

Enzimas são proteínas que facilitam as reações químicas que ocorrem no corpo; quase todo o processo que ocorre no organismo necessita de enzimas. As enzimas digestivas possibilitam que o corpo quebre os alimentos em componentes menores para serem absorvidos.

Existem enzimas especializadas para cada grupo de alimentos: proteínas, carboidratos e lipídios quebram-se em aminoácidos, açúcares e ácidos graxos, respectivamente, graças às enzimas digestivas. Só assim esses alimentos podem ser absorvidos pelas paredes do intestino. 

Tipos de enzimas digestivas

Como foi visto, cada grupo alimentar requer uma enzima específica para realizar sua quebra. Protease, amilase e lipase quebram, respectivamente, proteínas, carboidratos e gorduras. Existem outros tipos de enzimas digestivas, como as pancreatinas, que são liberadas pelo pâncreas. Celulase, lactase, pepsina e catalase são outras enzimas cruciais.

Função das enzimas digestivas

Enzimas possuem muitas funções importantes na perda de peso. A digestão permite que o corpo absorva os nutrientes e, sem essa possibilidade, não seria possível levar nutrientes e energia para os músculos. Os alimentos mal digeridos podem, com o tempo, formar bloqueios no sistema digestivo, retardando sua eliminação ao mesmo tempo que se tornam um aglomerado tóxico para o organismo. As enzimas digestivas para emagrecer ainda são capazes de reduzir inflamações, encorajar reparos no organismo e combater doenças.

A lipase, responsável por quebras as moléculas de gordura, está presente nos suplementos enzimáticos e, se não fosse por ela, a gordura iria estagnar e se acumular nos órgãos, artérias e capilares.

Benefícios

Uma melhor digestão leva a uma perda de peso mais rápida, de acordo com “Combate a gordura” (Título original: “Combat the Fat”) do autor Jeff Anderson. Por exemplo, quando tomadas com alguma proteína após a prática de exercícios físicos, as enzimas digestivas para emagrecer aumentam a absorção dos aminoácidos presentes na proteína. Estes aminoácidos são excelentes queimadores de gordura, além de ajudarem a construir massa muscular. Além disso, enzimas reduzem desconfortos gastrointestinais, como gases, náuseas e inchaços, comuns após as refeições. Por possuírem efeitos anti-inflamatórios, enzimas também ajudam a melhorar as dores pós-treino.

Enzimas não agem apenas na digestão, possuem muitas outras funções importantes para o corpo, até mesmo as próprias enzimas digestivas. Apesar dos alimentos crus possuírem naturalmente as enzimas que o corpo precisa, muitas delas são perdidas devido ao cozimento desses alimentos. Sendo assim, a suplementação com enzimas é altamente recomendada, mesmo para os indivíduos que consomem frutas e vegetais crus em grande quantidade.

Enzimas digestivas para emagrecer funcionam?

Enzimas digestivas têm grande importância quando o assunto é perda de peso. A digestão, como já foi visto, permite que o corpo absorva os nutrientes que dão energia aos músculos; a má absorção desses nutrientes poderá desacelerar o metabolismo.

Além de melhorar a digestão dos alimentos, a suplementação com enzimas digestivas ajuda o sistema digestório a eliminar toxinas do corpo e isso, por si só, é de grande ajuda na perda de peso. É importante ter em mente, no entanto, que as enzimas não irão trazer grandes efeitos se a alimentação for desequilibrada, com o consumo de muitos alimentos industrializados, por exemplo. Apenas tomar a suplementação de enzimas digestivas para emagrecer, sem quaisquer mudanças na dieta, irá eliminar apenas um ou dois quilos do trato digestivo, sem ir muito além disso. 

Como conseguir as enzimas digestivas para emagrecer?

A primeira dica é consumir alimentos crus: vegetais, frutas, sementes e nozes. Existem, também, muitos suplementos com enzimas digestivas no mercado. A segunda dica é mastigar os alimentos da maneira correta, ou seja, devagar. Nossa saliva contém algumas enzimas digestivas, então é importante manter os alimentos por mais tempo na boca para que essas enzimas consigam fazer seu trabalho. Além de melhorar a digestão, esse hábito também evita comer em excesso.

Você tem vontade de utilizar enzimas digestivas para emagrecer? Conhece alguém que tenha obtido bons resultados com seu uso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (137 votos, média: 3,84 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

5 comentários em “Enzimas Digestivas para Emagrecer – Como Funciona e Dicas”

  1. Gostaria de saber se tem medicamento de enzima,estou ganhando muito peso pela ansiedade q é grande.