Escovar os Dentes Reduz as Chances de Desenvolver Pressão Alta em 20%

atualizado em

Escovar os dentes com regularidade e cuidar da saúde bucal pode afastar a pressão alta, de acordo com uma nova pesquisa. Um estudo com mais de 36.500 mulheres idosas descobriu que aquelas que haviam perdido os dentes tinham 20% mais chances de desenvolver a doença.

Melhorar a higiene dental pode reduzir o risco de um distúrbio grave que afeta mais de um quarto dos adultos, segundo os cientistas, que pode levar a ataques cardíacos, derrames, demência e outras doenças potencialmente fatais.

Uma possível explicação para a ligação é que, à medida que as pessoas perdem dentes, elas podem mudar suas dietas para alimentos mais macios e processados, para que mastiguem menos, e assim diminuem o fluxo sanguíneo.

Essas alterações nos padrões alimentares podem estar associadas a mais casos de hipertensão.

O professor Jean Wactawski-Wende, da Buffalo University, em Nova York, disse: “Essas descobertas sugerem que a perda de dentes pode ser um fator importante no desenvolvimento da hipertensão”.

  Continua Depois da Publicidade  

O estudo, publicado no American Journal of Hypertension, segue uma série de pesquisas anteriores ligando doenças nas gengivas à pressão alta. Agora, em uma das pesquisas mais completas até o momento, o dr. Wactawski-Wende e colegas acompanharam mulheres pós-menopausa nos EUA por 18 anos.

As participantes do Estudo de Observação da Iniciativa de Saúde da Mulher foram acompanhadas anualmente após a avaliação inicial da saúde da gengiva, em 1998, até 2015.

Os pesquisadores identificaram uma conexão significativa.

Wactawski-Wende disse que o estudo sugere que mulheres mais velhas na pós-menopausa que estão perdendo os dentes podem representar um grupo com maior risco de pressão alta.

  Continua Depois da Publicidade  

Sua equipe afirmou que uma melhor higiene dental entre este grupo – bem como medidas preventivas, como monitoramento mais próximo da pressão arterial, modificação da dieta, atividade física e perda de peso – pode protegê-los.

Os resultados também indicam que a perda dentária pode servir como um sinal de alerta clínico para o desenvolvimento da hipertensão – oferecendo a chance de cortá-la pela raiz.

O Dr. Wactawski-Wende acrescentou: “Pesquisas adicionais podem nos ajudar a determinar os mecanismos subjacentes pelos quais essas duas doenças comuns estão associadas”.

Acredita-se que as bactérias nas gengivas possam entrar na corrente sanguínea e passar para outras partes do corpo – causando inflamação.

Cerca de 80% das pessoas com mais de 55 anos têm evidências de doença na gengiva. 40% das pessoas entre os 65 e os 74 anos têm menos de 21 dos seus dentes originais – metade das quais relatou doença gengival antes de perderem os dentes.

  Continua Depois da Publicidade  

Os especialistas aconselham as pessoas a escovar os dentes duas vezes por dia – e usar fio dental regularmente.

Você escova os dentes regularmente durante o dia? Tem a saúde bucal correta? Imaginava que existia uma relação entre a saúde bucal e pressão alta? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

1 comentário em “Escovar os Dentes Reduz as Chances de Desenvolver Pressão Alta em 20%”

  1. Nunca imaginei, preciso me policiar, muito bom este artigo ser divulgado é essencial para uma saúde saldável, bjokas.

    Responder