Nos últimos anos, o consumo de cigarros eletrônicos cresceu de forma alarmante, especialmente entre os jovens. Mas quais seriam os motivos por trás do interesse no produto?
Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, examinaram dados de estudos realizados em escolas, especificamente com alunos do oitavo ano, primeiro e segundo ano do ensino médio. Os motivos em torno do uso dos vapes transitaram entre curiosidade, tédio e alívio do estresse.
“O vape se tornou a principal maneira pela qual os adolescentes usam nicotina. Entender por que os adolescentes o usam é importante para descobrir como reduzir e prevenir o uso de nicotina entre eles”, explicou Megan Patrick, autora do estudo e profissional do Instituto para Pesquisas Sociais da Universidade de Michigan.
Dos 5.082 entrevistados, a grande maioria apontou o relaxamento como o motivo mais comum, sendo citado por mais da metade dos adolescentes, não importando o grau ou frequência do uso. Mais de 70% dos participantes utilizaram o dispositivo diariamente.
Os estudantes do segundo ano afirmaram vaporizar quase diariamente, enquanto um terço deles disse que utilizava o aparelho porque era mais conveniente que cigarros convencionais.
Desse grupo, 10% disse que usar vape os ajudou a parar de fumar cigarros. Dentre os alunos do oitavo ano, 1,7% relatou ter fumado quase diariamente nos últimos 30 dias. Esse número chegou a 4,2% nos estudantes do primeiro ano do ensino médio e 7,8% nos do segundo ano.
- Veja também: Cigarro eletrônico é menos prejudicial que o comum?
“Nossas descobertas ilustram uma mudança na última década nas razões pelas quais os adolescentes usam cigarros eletrônicos, passando da experimentação para o alívio do estresse e relaxamento, destacando áreas-chave para intervenção”, defendeu Patrick.
Os outros motivos mencionados no estudo foram “experimentação” e “tédio”. “Gosto” também teve uma classificação alta. Entre os que apontaram consumir vapes quase todos os dias, o uso era frequente para “se sentir bem” ou por ser “mais conveniente do que cigarros”.
Patrick completou: “Outra razão, relatada por quase um em cada cinco usuários de vape quase diariamente, era controlar seu peso. Pesquisas adicionais são necessárias sobre isso, mas pais e profissionais de saúde devem estar cientes de que muitos adolescentes usam vape para tentar perder peso ou controlar seu peso”.
Como conclusão, os pesquisadores argumentaram que a triagem para estresse e ansiedade deve ser conduzida em conjunto com as triagens de nicotina para fornecer intervenções precoces.
Entretanto, mais estudos são necessários para compreender os motivos mais profundos do interesse de adolescentes em vapes, especialmente entre os alunos que os utilizam como forma de controlar o peso.