Evodiamina Emagrece? Benefícios e Efeitos Colaterais

Especialista:
atualizado em 23/07/2018

Ainda pouco conhecida pelo grande público, a Evodiamina (Evodiamine, em inglês) vem conquistando seguidores entre os que desejam emagrecer utilizando produtos “naturais” e sem grandes efeitos colaterais. Extraída de uma planta de origem asiática, a Evodiamina emagrece através da elevação da temperatura corporal e subsequente aumento no gasto energético pelo organismo.

No entanto, como hoje em dia basta uma rápida visita a uma loja de suplementos alimentares para se constatar a enorme quantidade de produtos com os rótulos de “natural” existentes no mercado, fomos investigar as propriedades da Evodiamina para respondermos àquelas três perguntinhas que você está se fazendo agora: A Evodiamina é natural mesmo? Ela realmente atua na queima de gorduras ou é somente mais um inibidor de apetite? A Evodiamina emagrece mesmo? Ela é capaz de ajudar a emagrecer sem efeitos colaterais?.

Bom, antes de qualquer coisa, já podemos adiantar a você que qualquer suplemento que:

  • Levar à perda de peso rápida e sem danos à saúde;
  • Seja 100% natural e sem contraindicações;
  • Não tenha nenhum efeito colateral;
  • Tenha eficácia comprovada cientificamente;
  • Não exija que você se exercite ou se alimente de maneira adequada.

…certamente valerá milhões, mas infelizmente ainda não existe.

Agora, quando comparada a outros estimulantes naturais para perda de peso, poucos possuem tantos supostos benefícios como a Evodiamina. Isso porque, além de auxiliar de diversas maneiras no queima de gorduras, a Evodiamina tem demonstrado em recentes pesquisas um potencial analgésico, anti-inflamatório e também antitumoral.

O que é a Evodiamina?

A Evodiamina é um alcaloide bioativo (um aminoácido naturalmente presente na planta), obtido a partir das frutas verdes e desidratadas da Evodia (Evodia Rutaecarpa).

Também conhecida como Wu-Chu-Yu, é utilizada há séculos na medicina tradicional chinesa para tratar alguns problemas digestivos, como diarreia, dores abdominais, náusea, vômitos, úlceras estomacais e refluxo esofágico.

É chamada de “erva quente” pelos chineses, devidos à suas propriedades termogênicas (eleva a temperatura corporal). E exatamente por essas propriedades ela é comparada à capsaicina, que é o princípio ativo da pimenta malagueta. No entanto, o sabor extremamente picante da pimenta é um fator limitante à utilização da capsaicina em suplementos para emagrecimento. Já a Evodiamina não tem nenhum sabor perceptível.  

Estudos somente em animais

Antes de listarmos os benefícios e efeitos colaterais da evodiamina, é importante salientar que, até o presente momento, não foram feitos estudos clínicos em humanos. Todas as principais pesquisas na área foram feitas em animais de laboratório, e os demais usos da evodiamina são conhecidos apenas pela sua longa utilização na medicina oriental.

Apesar da falta de estudos em humanos, muitos pesquisadores e outros profissionais que atuam na área do emagrecimento acreditam que a Evodiamina tem potencial para se tornar um ingrediente revolucionário para perda de peso quando for amplamente estudada.

Como a Evodiamina funciona e quais seus benefícios? A Evodiamina emagrece mesmo?

Efeito termogênico

Ao aumentar a temperatura corporal, a evodiamina (ou evodiamine) aumenta o gasto energético do organismo, mobilizando o estoque de tecido adiposo para fornecer as calorias necessárias para reestabelecer a temperatura basal.

Traduzindo: a evodiamina emagrece porque “esquenta” o corpo, que por sua vez precisa se resfriar para voltar à sua temperatura normal. Esse processo demanda energia do organismo, que a retira da gordura estocada em nosso corpo (essa é a chamada “queima de gordura”).

A Evodiamina também aumenta a liberação de catecolaminas das glândulas adrenais, sobretudo adrenalina e dopamina, o que leva a um aumento nos níveis de energia corporal. Testes em laboratório demonstraram ainda uma diminuição significativa na gordura perirenal (gordura em volta do rim) e na gordura epididimal (um tipo de tecido adiposo) de ratos tratados com evodiamina. 

Diurético

A evodiamina possui também um efeito diurético moderado, aumentando a excreção de sódio e aumentando o fluxo de urina. Essa pode ser uma das maneiras pelas quais a Evodiamina emagrece: reduzindo o volume total de líquidos no corpo.

Inibidor de Apetite

Segundo um estudo publicado no European Journal of Pharmacology, a evodiamina alterou a mobilidade gástrica em ratos. Pesquisadores adicionaram evodiamina à ração e administraram-na aos roedores, que tiveram seu esvaziamento gástrico e o trânsito gastrointestinal inibidos.

Ou seja, o alimento permaneceu por mais tempo no estômago e no trato gastrointestinal, mantendo assim a sensação de saciedade e inibindo o apetite, evitando um maior consumo de calorias.

Impede a formação de novas células de gordura

Em mais um estudo feito em ratos, pesquisadores descobriram que a evodiamina possui também o potencial para prevenir a diferenciação adipocitária. Ou seja, ela inibe a proliferação e o amadurecimento dos adipócitos, que são as células do nosso corpo que armazenam gordura.

A evodiamina atuaria então de duas maneiras quanto às gorduras: promovendo sua queima e impedindo a formação de novos depósitos.

Regulador da Pressão Arterial

Muitas pessoas tomam evodiamina para regular a pressão, pois ela dilata os vasos sanguíneos e aumenta a produção de aldesterona (hormônio sintetizado pelas glândulas supra-renais e que atua na regulação da pressão arterial). Se você tiver problemas com pressão alta, consulte seu médico antes de fazer uso da evodiamina para regular sua pressão. 

Anticancerígeno

Estudos recentes sugerem que a evodiamina pode atuar como um agente antitumoral, inibindo o crescimento e a metástase de determinados tipos de células cancerígenas.

Efeitos colaterais da Evodiamina

Nas descrições feitas pelos fabricantes e nos sites onde a evodiamina é comercializada, praticamente não se encontram menções aos possíveis efeitos colaterais do suplemento. E também temos a tendência a achar que produtos de origem natural não causam qualquer dano à saúde. No entanto, não é bem assim.

Uma pesquisa mais aprofundada indica que existem sim efeitos colaterais associados à evodiamina, relatados por usuários em situações de superdosagem e interações medicamentosas.

Devemos levar em consideração também que a maioria dos suplementos de evodiamina à venda contém outros componentes em sua fórmula, que podem levar a outros efeitos colaterais além dos que estão abaixo citados. 

  • Interações com outros medicamentos

Ao tomar a evodiamina como suplemento para perda de peso, é importante levar em consideração a sua associação com outros medicamentos que você possa estar utilizando. Seguem alguns dos mais comuns e suas interações com a evodiamina:

Remédios para enxaqueca: Se você faz uso de algum medicamento para enxaqueca que contenha cafeína em sua composição, saiba que a evodiamina pode diminuir seu efeito. Isso ocorre porque a evodiamina aumenta a decomposição da cafeína no fígado e no intestino, acelerando assim sua eliminação pelo organismo;

Anticoagulantes: É possível ocorrer uma diminuição na coagulação do sangue na presença da evodiamina, o que significa que seu uso juntamente com um medicamento anticoagulante pode aumentar o sangramento. Isso vale até mesmo para o Ibuprofeno (Advil);

Remédios para o fígado: A evodiamina pode acelerar a metabolização no fígado de alguns medicamentos, podendo potencializar os efeitos colaterais de remédios prescritos especificamente para o fígado. Converse com seu médico para possíveis ajustes quanto às dosagens de seu medicamento.

Medicamentos para Asma/ DOPC: Remédios para asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) ou outras doenças respiratórias também podem ser afetados pelo uso da Evodiamina. A Evodiamina acelera no organismo a excreção da teofilina (que é o princípio ativo dos medicamentos utilizados nessas afecções), reduzindo assim sua eficácia.

A melhor maneira de se evitar esses efeitos colaterais é conversar com seu médico antes de começar a tomar a evodiamina. E lembramos que a evodiamina não é indicada para gestantes e lactantes.

  • Aumento na temperatura corporal

Ao aumentar o gasto calórico e energético, a evodiamina estimula o Sistema Nervoso Central, que por sua vez aumenta a temperatura corporal. Nós já vimos que esse é um dos efeitos desejados da evodiamina, pois ajuda na queima de gordura. No entanto, esse aumento pode ser maior que o desejado, fazendo com que a temperatura corporal chegue a um nível perigoso de hipertemia. Isso pode causar fadiga, dor de cabeça e confusão mental.

Caso isso ocorra enquanto você estiver fazendo uso da evodiamina, beba bastante água e lave o rosto com água fria – ou tome um banho frio se for possível.

  • Hipotensão

Nós citamos anteriormente que a evodiamina atua na regulação da pressão arterial, mas ela pode fazer com que a pressão caia para níveis perigosos (hipotensão), o que pode causar dor de cabeça, falta de ar, dor no peito e até mesmo taquicardia.

Se você quer tomar evodiamina para emagrecer, provavelmente não precisará se preocupar com a hipotensão. Mas se você normalmente tiver pressão baixa, é importante que você não desrespeite a dosagem adequada e consulte seu médico antes de começar com o suplemento.

  • Tremores

Os tremores são um efeito colateral comum em estimulantes como a evodiamina. Podem vir acompanhados de ansiedade, transpiração excessiva ou até mesmo dificuldades para pegar no sono.

Nessas situações, novamente a recomendação é respeitar a dosagem adequada e suspender o uso até que um médico seja consultado.

  • Problemas respiratórios

Trata-se de efeitos colaterais raros, mas em alguns casos a utilização de altas doses de evodiamina pode provocar asma ou DPOC. Ao estimular os nervos sensoriais, a evodiamina pode causar tosse e dificuldade para respirar. Interrompa o uso do suplemento se apresentar qualquer desses efeitos acima.

  • Testosterona

Algumas pesquisas sugerem que a evodiamina pode inibir a produção de testosterona ao afetar as atividades celulares nos testículos.

Como tomar a Evodiamina

A falta de estudos clínicos com seres humanos limita a quantidade de informação disponível sobre como tomar a dosagem adequada de evodiamina para emagrecer. Nos sites de alguns fornecedores são recomendadas de 2 a 3 cápsulas de 20mg cada por dia. Alguns autores de artigos na internet falam em 1,5 g/dia. No entanto, após extensa pesquisa, não nos foi possível determinar com segurança uma quantidade diária para o uso da evodiamina.

Tomar ou não tomar?

Analisando as pesquisas existentes, é possível afirmar que a evodiamina emagrece, ou ao menos tem potencial enorme para queimar gorduras e auxiliar no emagrecimento. Quando comparada aos demais suplementos para emagrecer, a evodiamina ganha na pouca incidência de efeitos colaterais e nos seus benefícios secundários. Não existem muitos suplementos no mercado que auxiliam no emagrecimento e que por tabela ajudam a controlar o apetite naturalmente.

No entanto, por não existir comprovação científica de que a Evodiamina queima gorduras em pessoas, nem estudos que nos permitam conhecer a dosagem segura, recomendamos que você converse com seu médico antes de iniciar a suplementação com evodiamina.

Referências

Você já tomou a Evodiamina? Você acha que a Evodiamina emagrece mesmo? Conhece alguém que tomou? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (59 votos, média: 4,02 de 5)
Loading...

Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

4 comentários em “Evodiamina Emagrece? Benefícios e Efeitos Colaterais”

  1. Boa tarde!
    Comecei usar hj,ñ pude deixar de observar os efeitos,como tremor leve,as mãos ficaram geladas,senti tbm q transpirei e estou arrepiado por várias hrs.será normal?
    Gostei muito da explicação e bem criteriosa!
    Obrigada!

    • bom dia. eai, os efeitos foram satisfatórios? quantas mg voce utilizou por dia? demora a começar a fazer efeito?

  2. Tenho utilizado a evodiamina como aliada para emagrecer e estou satisfeito com os resultados, aumenta a disposição e queima gordura incrível. Quando a dose parece não surtir efeito costumo dobrar o consumo.

    • bom dia. eai, os efeitos foram satisfatórios? quantas mg voce utilizou por dia? demora a começar a fazer efeito?