Faseolamina Emagrece? Para Que Serve e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/03/2015

A faseolamina é uma substância que passou a fazer muito sucesso em dietas de emagrecimento. E como toda moda, o consumo pode ser exagerado ou ter os benefícios supervalorizados. Então, será que a faseolamina emagrece mesmo?

Este tipo de produto natural do feijão branco não é uma descoberta recente. Porém, nos últimos anos é que ganhou mais força o uso da faseolamina para emagrecer. Vamos entender agora exatamente para que serve a faseolamina, porque ela votou a ser popular e ver algumas dicas de uso.

Para que Serve Faseolamina?

Compostos de faseolamina atuam como inibidor alimentar graças à proteína que degrada os hidratos de carbono (carboidratos) presentes no cotidiano da dieta humana. Vale ressaltar que hoje em dia existem diversos tipos de estudos indicando esta como substância útil aos suplementos alimentares e remédios para controlar peso. Porém, ainda existe uma controvérsia sobre sua total capacidade de ação e de gerar benefícios significativos para perda de peso.

Faseolamina Emagrece por causa da Enzima Alfa-amilase

Afinal, como funciona a faseolamina no organismo? Para que serve exatamente? Amidos, tais como os presentes no arroz e massas, são importantes fontes de hidratos de carbono (carboidratos), constituídas por longas cadeias de glicose. A enzima alfa-amilase decompõe o amido em cadeias menores a serem absorvidas no intestino delgado.

O que a feseolamina faz é se combinar com essa enzima afla-amilase no corpo e temporariamente bloquear sua atividade. Essa enzima é secretada pela saliva e pelo pâncreas. Ao bloquear a ação dela, seu corpo não digere os carboidratos, o que significa que eles passarão direto pelo trato gastrointestinal. O resultado disso é que menos calorias são absorvidas.

Além do efeito direto na questão de calorias, pesquisadores afirmam que a faseolamina emagrece porque permite que a pessoa tenha uma dieta com menos carboidratos, que são considerados vilões em muitas correntes profissionais. Com a diminuição da assimilação dos carboidratos, há também uma queda na liberação de insulina após uma refeição. E a rápida liberação de insulina está associada ao acúmulo de gordura.

Para terminar, vale a pena citar que o consumo de açúcares está ligado a ânsia por mais doces. Então, ao inibir a assimilação de parte dos açúcares ingeridos você diminui a vontade de comer doces também.

Faseolamina para emagrecer volta a fazer sucesso

A enzima foi originalmente descoberta na década de 1970 e desde então começou a fazer parte de remédios para diminuir o ganho de gordura ruim no organismo humano. O uso de inibidores de alfa-amilase para perder peso caiu em desuso no início de 1980. Porém, no começo do século XXI, voltou a existir um grande interesse por este tipo de substância.

Faseolamina para Emagrecer: Pura

Ao invés de preparativos em feijão cru com baixas concentrações de faseolamina, amostras modernas têm maior nível de pureza. Por conta disso, defensores afirmam que ela é muito mais capaz de reduzir a taxa de degradação do amido no trato digestivo e assim reduzir a absorção de açúcares.

Faseolamina Emagrece com Exercícios Físicos

Vale lembrar que a faseolamina emagrece mais quando pensamos no uso dela somado a prática de atividades físicas. Profissionais de saúde recomendam não apenas depender de suplementos para emagrecer. É necessário incorporar o aumento de exercícios e mudanças na dieta.

Usar faseolamina para emagrecer traz efeitos colaterais?

Embora não sejam graves, pode-se dizer que existem alguns riscos, principalmente para quem ultrapassa muito a média diária recomendada de acordo com a embalagem do suplemento ou medicamento. Diarreia, gases e dores na região do abdômen representam os principais efeitos colaterais do uso excessivo.

O maior risco de tomar faseolamina na verdade é você achar que tem uma passe livre para comer quanto de carboidratos quiser, fazendo grandes pratos de macarrão e arroz. Ela não é um pílula mágica e isso certamente fará você engordar. De forma similar, existe o risco de você se acostumar a comer carboidratos por saber que eles em grande parte não estão sendo assimilados e quando você parar de fazer o uso da faseolamina você engordar.

Para evitar esse tipo de efeito colateral o melhor a fazer é seguir uma alimentação saudável e ter a faseolamina como um bônus, um extra para te ajudar.

Como tomar faseolamina para emagrecer?

Diariamente não é permitido tomar quantidade além do que 1g. É melhor consumir logo antes ou durante as principais refeições do dia, caso do almoço e jantar. Além de ser recomendado fazer exercícios de forma constante, também existe a indicação para diminuir a quantidade de açúcares e gorduras no sentido de melhorar a qualidade dos resultados.

A inibição da enzima alfa-amilase dura cerca de uma hora. Como a liberação de saliva começa o processo de assimilação dos carboidratos faz sentido o uso logo antes das refeições. Vale ressaltar que a faseolamina não é uma pílula que dá direito a você comer o que quiser de carboidratos que nada será assimilado. Estima-se que em uma refeição comum, sem carboidratos em excesso, até 66% dos carboidratos podem ser “bloqueados”.

Quanto a faseolamina emagrece?

O valor de queda do peso por causa da faseolamina varia conforme o perfil de cada pessoa. Existem condições que são determinantes para estimar uma perda de peso quando é feito o uso de faseolamina, como saúde da pessoa, hábitos alimentares e práticas de exercícios físicos. O que se pode afirmar de forma geral é que a faseolamina pode ser um facilitador do processo de emagrecimento, acelerando alguns resultados ou, pelo menos, permitindo que a dieta fique mais fácil.

Você já usou a faseolamina na sua dieta? O que achou? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (308 votos, média: 3,80 de 5)
Loading... 

 

Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

6 comentários em “Faseolamina Emagrece? Para Que Serve e Dicas”

  1. Tomei Faseolamina e gostei muito, perdi 7 quilos em 10 dias. Junto com a Faseolamina eu tomava a Folha magra. Gostei muito do resultado, não tive nenhum efeito colateral.

  2. Gente me ajuda…
    começei hoje a tomar FASEOLAMINA… queria saber se ela corta o efeito da minha pilula anticoncepcional ciclo 21 ?
    obrigada