Fenugreek e Testosterona – Como Funciona e Efeitos Colaterais

Especialista:
atualizado em 23/12/2018

Os hormônios podem agir de diversas formas sobre o efeito anabólico que desejamos para nossos músculos, por isso, é importantíssimo conhecermos uma gama de opções de alimentos naturais que possam contribuir para que os níveis de hormônios se mantenham em equilíbrio, o que favorece não só o crescimento dos músculos, como também a redução de percentual de gordura.

O feno grego, ou fenugreek, é uma das opções que vêm ganhando destaque nas prateleiras de estabelecimentos de suplementos alimentares, então é interessante que saiba quais são as propriedades contidas nessa especiaria que também pode ser recomendada em dietas que seguem os fundamentos ayurvedicos. A partir de agora você entenderá um pouco mais como funciona a relação entre o fenugreek e testostena.

O que é?

O feno grego pode ser conhecido como fenugreek ou por Trigonella foenum-graecum. Trata-se de uma planta que possui sementes que são utilizadas como tempero comum na culinária indiana. A maior parte de feno grego é produzida na Índia.

Há algum tempo atrás a planta e o seu extrato foram disponibilizados no mercado de suplementos de musculação, o que foi utilizado como fundamento para novos estudos serem realizados com a finalidade de comprovar que o fenugreek pode ser utilizado para inúmeros benefícios anabólicos e também para um melhor condicionamento físico.

Para que serve?

Afirma-se que o fenugreek pode aumentar os níveis de testosterona, assim agindo para a produção de força e em uma melhor produção de hormônios do crescimento.

O feno grego é indicado para melhorar significativamente a força muscular e resistência física em treinos de levantamento de força, além de possuir propriedades anti-câncer. Ele pode ser reconhecido como um suplemento botânico que pode agir para melhorar a força, a composição corporal, e também equilibrar os perfis hormonais dos homens. Estudos comprovaram que homens que consumiram fenugreek conseguiram levantar mais peso, se comparados aos homens que consumiam placebo.

O feno grego não só pode ser importante para o treinamento de força, mas também para cardiorrespiratórios. O consumo de 500 mg de extrato de feno grego durante 2 meses pode reduzir o percentual de gordura corporal.

Em primeiro lugar, esta erva pode diminuir a aromatase, onde a testosterona é convertida em estrogênio, o qual pode afetar homens e mulheres, principalmente os homens, que possuem maior concentração desses hormônios. Os consumidores dessa planta experimentaram o efeito anabólico devido à maior presença de testosterona livre.

Podemos entender que o feno grego pode ajudá-lo a ganhar massa muscular, perder gordura e ganhar força porque ele suporta a resposta do hormônio anabólico ao treinamento. A planta pode aumentar as reservas de energia, e ainda manter o corpo longe do armazenamento de gordura. O feno grego pode também pode agir sobre hidratos de carbono, ajudando também no transporte de nutrientes, como a creatina e carnitina para os músculos.

O maior destaque do fenugreek é um aminoácido que pode ser extraído a partir das sementes. Ele é conhecido como amino-4-OH-LLE e também como 4-hidroxiisoleucina. A planta ainda conta com uma alta quantidade de concentração de triptofano, colina, niacina, Potássio e ácido ascórbico.

A colina contida pode ser reconhecida como o principal ingrediente para melhorar o desempenho do atleta, enquanto o triptofano é um precursor de serotonina e a função antioxidante fica por conta do ácido ascórbico. Não pense que a Niacina e o Potássio são apenas coadjuvantes, pois eles garantem que o sistema imunológico se mantenha em funcionamento.

Quando tomar?

Recomenda-se tomar fenugreek no período que antecede o treino, como refeição pré-treino. O destaque que justifica a ingestão nesse momento pode ser identificado como saponinas, que impulsionam a função dos hormônios.

O aumento dos níveis de testosterona pode ser melhorar o condicionamento físico e rendimento durante o treino. O ideal é realizar a refeição cerca de 30 minutos antes do inicio do treino. Ao consumir fenugreek antes do treino, poderá garantir uma melhor performance no levantamento de pesos.

Efeitos colaterais

Alguns consumidores afirmam que o consumo da planta pode resultar em queda de cabelo. Há relatos de diarreias, dores no estômago, inchaços e gases. A ingestão de feno grego também pode alterar o odor da urina, além de causar congestão nasal, inchaço na região da face, tosse e reações alérgicas graves a pessoas hipersensíveis. É importante que pessoas com diabetes atentem para o consumo da planta, pois pode ocasionar redução drástica nas taxas de açúcar na corrente sanguínea, o que pode ocasionar casos de hipoglicemia.

Contraindicações

É dito que o consumo de fenugreek e testosterona é seguro para a maioria das pessoas, desde que consumidos de forma oral e de acordo com as necessidades individuais de cada um, mas sabemos que podem ocorrer diversos efeitos secundários. É fundamental evitar consumir a planta em casos de gestações e amamentação, pois ele pode causar contrações e outros efeitos negativos.

Há indícios de que o fenugreek pode contribuir para a produção de leite materno, mas o recomendado é evitar para que não haja consequências à saúde do bebê e da mãe. Crianças também devem se manter longe da planta. A interação entre fenugreek e medicamentos voltados para a coagulação lenta do sangue pode ocasionar hematomas e sangramentos.

Como tomar?

A dosagem apropriada de feno grego pode variar de acordo com vários fatores, como idade, condição de saúde e outras condições. Não há informações científicas suficientes para determinarmos uma quantidade apropriada para consumo.

Atenção

É imprescindível que você priorize as formas mais naturais e saudáveis para as modificações corporais, ou seja, escolha outras opções para obter crescimento muscular e redução de percentual de gordura. Pratique exercícios físicos e adote dietas saudáveis, e caso não ofereçam os resultados esperados, busque uma avaliação médica, pois o consumo de alimento fenugreek sem a orientação médica pode carretar diversas consequências à sua saúde.

Devemos refletir também sobre as poucas comprovações voltadas para a eficiência da planta não só para uso medicinal, mas também como suplemento, você acredita que vale a pena por sua saúde em risco? É dito que há casos de intolerância ao uso do tempero por algumas pessoas, por isso, não consuma o alimento sem orientação de um profissional da saúde, pois a planta pode contribuir para que seu corpo reaja de forma incomum.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você conhece alguém que faça o consumo de fenugreek para obter melhores resultados de ganho de massa muscular? Você usaria este suplemento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (43 votos, média: 4,12 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

4 comentários em “Fenugreek e Testosterona – Como Funciona e Efeitos Colaterais”

  1. O Feno Grego tem efeito afrodisíaco e na libido, (para homens), semelhante ao Viagra.. se tomar a noite, terá ereções noturnas..! Ele , em efeito rebote, acalma a pessoa e pode, talvez, favorecer a ginecomastia..

  2. Eu tomo há 02 meses. Posso dizer wue meus cabelos e unhas cresceram consideravelmente. Tenho mais disposição. Tomo 02 cápsulas junto com 02 de colageno. Durmo melhor e não tive efeitos colaterais. Quanto ao aumento da libido, posso afirmar que realmente foi onde fez mais efeito. Super recomendo.