Devo Tomar Whey Protein Antes de Dormir?

Especialista:
atualizado em 29/08/2019

Sabe-se que consumir comidas pesadas, indigestas ou calóricas à noite não é indicado, mas ingerir whey protein antes de dormir pode ter algumas vantagens. O whey protein é uma proteína advinda do soro de leite que contém todos os aminoácidos essenciais que o seu corpo necessita diariamente.

No entanto, apesar de consumir whey protein antes de dormir ajudar a ter a energia reestabelecia, pode ser que você obtenha um ganho de peso indesejado, dependendo da maneira como o consome. 

Suplementos x Alimentos

Whey protein é uma proteína encontrada em alimentos, bebidas e suplementos nutricionais – trata-se de uma proteína extraída do soro do leite presente nos alimentos lácteos, tais como leite e iogurte. Pode ser extraída a partir de leite e adicionada aos alimentos e suplementos para aumentar o teor de proteínas em uma dieta alimentar.

Embora o whey protein possa conter mais quantidade de proteína do que o leite e iogurte, é geralmente mais caro por ser utilizado como fonte de suplementação de esportistas, atletas e frequendadores de academia. 

Benefícios do Whey Protein antes de dormir

Beber whey protein antes de dormir aumenta o metabolismo do seu corpo. Um estudo publicado em 2014 no “The British Journal of Nutrition”, descobriu que o seu consumo noturno aumentou o metabolismo de homens ativos na manhã seguinte.

Uma revisão publicada em 2008 no “The American Journal of Clinical Nutrition” relata que a proteína aumenta o gasto de energia do seu corpo. Além disso, se você se exercita regularmente e consome proteína antes de dormir – especialmente após exercícios extenuantes – ajuda a construir a massa muscular (hipertrofia), o que também aumenta o gasto de energia do seu corpo.

Combinando whey protein com leite desnatado – que contém soro de leite e caseína – você terá uma liberação sustentada de aminoácidos durante a noite. A caseína é benéfica porque é um compostos de lenta absorção quando comparado ao soro e ajuda a inibir a degradação de proteínas.

Valores calóricos

Se você quer evitar o ganho de peso, tome cuidado ao ingerir quantidades excessivas de whey protein antes de dormir. Um copo de whey com sabor de chocolate contém 120 calorias. Alguns possuem ainda mais calorias, por isso recomenda-se verificar o rótulo do suplemento para obter informações calóricas específicas. Se você está misturando o whey com leite, leve em conta as calorias do leite e prefira o leite desnatado que contém 80 calorias por copo.

Possíveis inconvenientes

Alguns suplementos de whey protein e bebidas contendo soro de leite, como leite com chocolate, contêm adição de açúcar. Isso não só aumenta o teor calórico do soro de leite, mas aumenta o consumo de açúcar antes de dormir. Isso faz com que você tenha mais predisposição e energia no meio da noite, atrapalhando um sono leve e tranquilo.

Se você decidir por ingerir whey protein antes de dormir, escolha por um leite com baixo teor de gordura, bem como suplementos com baixa ou nenhuma adição de açúcar, para evitar esses inconvenientes.

Proteínas do leite

O whey protein e a caseína são as duas proteínas encontradas no leite de vaca. O primeiro oferece o mais alto valor biológico dentre qualquer proteína alimentar. Em outras palavras, o seu corpo é capaz de utilizar whey protein de forma mais eficiente do que qualquer outra proteína existente.

O whey protein é, portanto, considerado uma proteína de ação rápida, enquanto que a caseína é digerida e absorvida lentamente – conhecida como uma proteína de ação lenta. Ambos os tipos de proteína podem desempenhar um papel importante na construção muscular e obtenção da hipertrofia. 

Vantagens

Consumir whey protein antes de dormir permite que seu corpo descanse para se beneficiar rapidamente dos aminoácidos que ele contém. O suplemento contém todos os aminoácidos essenciais que você precisa incluir em sua dieta diária, especialmente quando você está construindo massa muscular.

A cadeia ramificada de aminoácidos leucina, isoleucina e valina serão incorporados em seu tecido muscular de forma particularmente rápida, visto que não necessitam ser metabolizadas pelo fígado, ao contrário de aminoácidos de cadeia não-ramificada.

Sabe-se que naturalmente o corpo já constrói tecido muscular durante os períodos de descanso, porém, consumir whey protein antes de dormir irá potencializar o efeito de construção muscular que você tanto espera. 

Desvantagens

O whey protein pode trazer benefícios importantes quando consumido em outros momentos, que não na hora de dormir. Por exemplo, o consumo de whey protein de ação rápida – juntamente com os carboidratos – antes e após um exercício extenuante não só ajuda a prevenir lesões musculares durante o exercício, mas também aumenta a taxa de síntese de proteína necessária para a recuperação muscular e crescimento.

Alguns nutricionistas e professores de Educação Física indicam que a caseína talvez seja o melhor suplemento para ser ingerido antes de dormir, pois fornece um fluxo constante e gradual de aminoácidos para os músculos enquanto você dorme, de forma mais lenta. 

Considerações

Consumir whey protein antes de dormir pode não fornecer o efeito completamente esperado, uma vez que seus maiores benefícios estão relacionados ao pré-treino, para melhorar a performance e proporcionar mais energiam e no pós-treino, quando contribui para a recuperação muscular e construção da musculatura. Porém, independente do horário que você optar ingeri-lo, sabe-se que é essencial para a hipertrofia pela quantidade de aminoácidos que fornece ao organismo.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

Você tinha o costume de consumir whey protein antes de dormir? Acredita que este hábito te traz benefícios, ou pretende mudá-lo? Comente abaixo!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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2 comentários em “Devo Tomar Whey Protein Antes de Dormir?”

  1. Olá eu posso tomar o wey bem depois da janta meia hora depois e assim que eu cabo os treino que vou enbora ai eu tomava ele mas agora vi algumas coisas que fala que consumir ele a noite vai dar resultado mais rápido é verdade

  2. Nunca tomei whey protein antes de dormir, sempre fiquei na dúvida sobre o horário de tomar. Mas depois de ter esclarecido algumas dúvidas vou passar a consumir a noite.