João Silva, 20 anos, recordou o período em que sofria de obesidade e a decisão de fazer a cirurgia bariátrica, há cerca de quatro anos.
O filho de Faustão recorreu à operação quando chegou aos 158 kg. “Não é bom ser obeso. Eu não ligava, tipo, estava na boa, estava tranquilo, mas se eu tivesse a oportunidade de emagrecer, óbvio que eu emagreceria”, comentou ele em participação no “Vênus Podcast”.
O apresentador diz que sempre esteve acima do peso indicado para sua altura. “Não era aquela pessoa que foi magra a vida inteira e engorda depois de uma certa idade e fica naquela tristeza do comparativo com o que era a vida dela antes. Aquilo (o peso) era o meu normal, a minha vida era sobre aquilo”, apontou.
Os hábitos de João Silva não eram saudáveis: “EU só comia besteira, não treinava, não fazia nada. Saía para restaurante, comia dois, três almoços. Mas eu imaginava: ‘Eu vou morrer, se eu viver essa vida, uma hora eu vou morrer'”, admitiu.
A mãe do apresentador, Luciana Cardoso, se sentia responsável pela condição do filho. “Minha mãe sempre se sentiu um pouco culpada. Mas ela não tem culpa. É uma doença, a obesidade. Eu também tive culpa de querer exagerar, de não abdicar da comida, mas também existe a parte médica”, concluiu.
Decisão
Mais tarde, em nova entrevista divulgada, João Silva contou de onde partiu a decisão de fazer a cirurgia bariátrica. “Já fui obeso e lidava bem com isso. Muita gente como eu tenta esconder os conflitos, mas não tive traumas. Eu era o gordinho da zoeira. Mas quando estava perto dos 16 anos, tive medo. Comecei a pensar: ‘Até quantos anos vou viver?’. Então, tomei a melhor decisão, em conjunto com os meus pais”, detalhou ao jornal Extra.
“Quis a cirurgia. Mudou minha história. Como eu chegaria aos 40 anos, se não tivesse feito? Tinha 148 kg, cheguei a 67 kg e hoje tenho 77 kg. Me sinto mais disposto, quero trabalhar mais”, celebrou.
João Silva chegou a ouvir alguns comentários maldosos devido ao peso, mas afirma que não se incomodava. “O gordinho da escola nunca passa despercebido, então eu zoava para não ser zoado. Quando os caras me chamavam de gordo, eu falava: ‘Sou gordo, posso emagrecer. E você que é feio'”, disparou.
“Não passei por uma crise de autoestima. Acho que isso acontece mais com quem era magro e engorda. Fui gordo desde criança”, apontou.
O contratado da TV Bandeirantes fica feliz por ter se tornado uma inspiração para muitas pessoas: “Hoje tenho me policiado até sobre como falar quando este é o assunto, porque alguma palavra errada pode soar preconceito. Antes da bariátrica, eu ficava com medo da cirurgia e não achava muito conteúdo na internet sobre o tema. Tenho vontade de montar um canal no YouTube para contar minha experiência”.
Atualmente, João Silva tem uma rotina regrada para manter a saúde física. “Faço musculação. Queria ganhar massa muscular. Para quem faz bariátrica, é muito difícil. Como muito pouco, colocar proteína pra dentro é uma dificuldade. A cirurgia muda a fome e a saciedade. Óbvio que tenho vontade de comer besteira, mas não é aquela loucura de antes. Minha cabeça de fato mudou”, garantiu.
“Consumo muito frango, arroz e salada, quando eu ia comer isso antes? Nunca! Eu almoçava duas vezes e repetia o jantar também”, recordou.
Mesmo que nunca tenha tido depressão, João Silva se diz uma pessoa ansiosa e já passou por outros episódios psicológicos. “Já tive crise do pânico uma vez, foi um momento horrível (há dois anos). Na época, não percebi o que era. Fiquei com taquicardia e pensei que estava morrendo. Foi algo sem motivo. Até tomei remédio no dia, e melhorou. Fiz terapia durante um ano após esse episódio. Tenho sempre ansiedade, mas me considero uma pessoa muito feliz”, declarou.