Folha de Goiaba Emagrece? Para Que Serve e Dicas

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Com a fruta goiaba, você provavelmente já está bem acostumado. Mas e com as outras partes da goiabeira, será que dá para fazer alguma coisa com elas? Por exemplo, será que a folha de goiaba emagrece quando consumida e possui algum tipo de serventia? Ou será que não podemos utilizá-la para nada?

Será que a folha de goiaba emagrece?

Há sim quem defenda que a folha de goiaba emagrece – por exemplo, um artigo do Life Hack afirma que as folhas de goiaba previnem que os carboidratos complexos se transformem em açúcares, que são conhecidos por estimular o desejo por comida e o excesso de ganho de peso.

Entretanto, a autora do artigo não apresentou nenhum embasamento científico ou explicação mais profunda de algum especialista da área da saúde para confirmar esse efeito. Portanto, o que entendemos é que a afirmação é uma suposição, e não temos como assegurar que ela seja realmente verdadeira.

De qualquer maneira, mais importante do que saber se a folha de goiaba emagrece é ter em mente que nenhum produto ou substância é capaz de promover a perda de peso magicamente. Para emagrecer, é necessário seguir uma alimentação saudável, controlada, equilibrada e nutritiva.

Praticar exercícios físicos regularmente também ajuda, visto que eles promovem a maximização do gasto calórico do nosso corpo. E tudo isso torna-se mais eficiente e seguro quando há o acompanhamento de profissionais como nutricionista e educador físico.

Para que serve a folha de goiaba?

Agora que vimos que não há nenhum embasamento científico que comprove que o consumo da folha de goiaba emagrece, vamos conhecer benefícios e indicações associadas a ela.

– Diarreia 

A PhD em anatomia Joanne Marie escreveu que, de acordo com uma pesquisa de laboratório, publicada no ano de 2008 na Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, alguns dos componentes da folha de goiaba podem ter uma atividade antibiótica natural que ajuda a matar agentes responsáveis pela diarreia.

Marie contou que os pesquisadores concluíram que o extrato das folhas de goiaba efetivamente mataram alguns tipos de bactérias que podem provocar a diarreia infeciosa.

Ela falou ainda a respeito de um estudo clínico pequeno – publicado no ano 2000 no Chinese Journal of Integrated Traditional and Western Medicine (Jornal Chinês de Medicina Tradicional e Ocidental Integrada, tradução livre) -, em que pessoas que receberam o extrato da folha de goiaba se recuperaram da diarreia infecciosa mais rapidamente do que aqueles que não fizeram uso do extrato.

Ainda assim, a PhD alertou que são necessários maiores experimentos para que esse benefício possa ser confirmado.

– Saúde cardiovascular

Marie também citou um estudo de laboratório, divulgado no ano de 2005 na publicação Methods and Findings in Experimental and Clinical Pharmacology (Métodos e Descobertas na Farmacologia Clínica e Experimental, tradução livre), que identificou que compostos das folhas de goiaba podem ajudar a diminuir a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Ela detalhou que durante a pesquisa notou-se que os animais de laboratório com pressão arterial alta que foram alimentados com o extrato de folha de goiaba tiveram os seus níveis de pressão arterial e de frequência cardíaca reduzidos.

Ainda conforme a articulista, uma série de estudos clínicos pequenos, que foram revisados em um artigo de 2010 da publicação Nutrition and Metabolism (Nutrição e Metabolismo), apontou que tomar o chá de folha de goiaba pode melhorar os níveis de lipídeos no sangue.

Conforme a revisão, os extratos de folha de goiaba podem colaborar com a diminuição do colesterol sanguíneo e de taxas de triglicerídeos não saudáveis em humanos. Porém, Marie alertou que também é necessária a realização de experimentos maiores para que esses efeitos sejam confirmados.

– Acne

As folhas de goiaba podem contribuir com os casos de acne ao serem esmagadas e aplicadas nos locais problemáticos da pele, graças ao seu teor de vitamina C.

Por outro lado, segundo a Best Health Magazine Canada, as fontes ricas de vitamina C não irão curar as crises de acne, ainda que o nutriente fortalece as paredes celulares, o que pode ajudar a proteger a pele contra as cicatrizes que as manchas podem provocar.

A nutricionista holística Rachelle Wood disse que a vitamina C também pode diminuir a inflamação da pele e hidratá-la naturalmente.

Assim, é necessário que você consulte um dermatologista antes de utilizar as folhas de goiaba para ajudar a combater a acne, até para saber se e como você pode usá-las.

– Cabelos 

Também há quem pregue que outras das indicações das folhas de goiaba referem-se aos cabelos. Há quem afirme que as folhas de goiaba auxiliam em relação à oleosidade dos fios porque impedem a produção excessiva de sebo e evita que os poros sejam tampados.

A dica é preparar um chá com as folhas de goiaba e colocar algumas gotinhas da bebida no shampoo e no condicionador que você usa habitualmente.

No entanto, para ter certeza que a medida é eficaz e segura para os seus cabelos, consulte um dermatologista antes de testá-la.

– Dentes

Você pode encontrar na internet alguém dizendo que as folhas de goiaba podem ajudar em relação à dor de dente. A médica especialista em nutrologia, Lenina Matioli, explicou que o chá de folha de goiabeira até é associado a uma propriedade anti-inflamatória.

Entretanto, a especialista também alertou que não se pode afirmar que a bebida melhora a dor de dente porque isso depende do problema que a causou. Por exemplo, nos casos em que se trata de uma infecção, o chá de folha de goiaba não trará efeito algum, completou Matioli.

Como a médica aconselhou, nos casos de dor de dente é fundamental buscar rapidamente a ajuda de um dentista para ter o diagnóstico correto e tratar o problema de maneira devida.

Lembre-se de que uma dor é um sinal de que algo está errado no corpo. Assim, procurar mascará-la ou fazer com que ela suma não trará a solução para o problema em si e deixar de tratá-lo poderá trazer complicações mais graves.

Cuidados com a folha de goiaba 

Antes de utilizar a folha de goiaba para qualquer fim medicinal ou estético, é fundamental que você consulte um médico para se certificar de que ela é realmente indicada para o seu caso, que não é contraindicado para você e que não lhe fará mal e em que dosagem e frequência você pode utilizá-la.

Essa recomendação serve para todas as pessoas, principalmente para crianças, adolescentes, idosos, mulheres que estejam grávidas ou em período de amamentação e pessoas que sofram com algum tipo de doença ou condição de saúde.

Também é necessário checar com o médico se não existe algum perigo de interação entre a folha de goiaba e algum medicamento, suplemento ou planta medicinal que você utilize.

Você já tinha ouvido falar que a folha de goiaba emagrece? Tem curiosidade de experimentá-la? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (28 votos, média: 4,04 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Folha de Goiaba Emagrece? Para Que Serve e Dicas”

  1. Chá com brotos de goiabeira: tenho 69 anos e há 46 ao extrair dentes, o dentista recomendou que eu banhasse o local dos dentes extraídos para facilitar a cicatrização; este mesmo dentista, um senhor com vasta experiência recomendava este chá como anti-inflamatório, naqueles casos no qual a pessoa acorda com o rosto inchado pelo dente inflamado é bochechar com o chá algumas vezes e tem efeito semelhante aos anti-inflamatórios de farmácia. Ao longo destes anos tenho confirmado a eficácia deste tratamento natural.