Garcinia Cambogia Emagrece? Como Funciona e Efeitos

Especialista:
atualizado em 10/06/2020

A Garcinia Cambogia é uma árvore originária da Indonésia e possui uma fruta, conhecida como Tamarindo Malabar. A fruta é aproximadamente do tamanho de uma laranja e tem o formato de uma abóbora moranga, e é muito popular no sul da Índia, mas não por suas possíveis propriedades de perda de peso, e sim por seus benefícios à saúde, como cura de úlcera, melhora na digestão, e até mesmo melhora da dor causada pela artrite.

Da casca da fruta é feito o extrato de Garcinia Cambogia, usado há mais de vinte anos como um suplemento para perda de peso. Mas será que a garcinia cambogia emagrece mesmo?

Como Funciona

Há duas formas principais de como esse extrato pode ajudar na perda de peso.

Uma delas é a supressão do apetite. Para quem quer emagrecer, isso é bom porque a pessoa come menos, e como seu corpo ainda precisa de energia para funcionar, ele busca essa energia nas reservas de gordura, fazendo com que a pessoa perca peso. Além disso, ao diminuir a ingestão de alimentos, a pessoa tem menos picos de insulina, o que faz com que ela armazene menos gordura e que use mais gordura como energia.

A segunda forma como a garcinia cambogia emagrece é ao bloquear uma enzima chamada citrato liase, que é responsável por transformar carboidratos e açúcares em gordura. Isso faz com que o excesso de açúcar e gorduras ingeridos não entre nas células, e seja eliminado na urina e nas fezes.

Além disso, o extrato também pode aumentar a liberação de serotonina, aumentando o bem-estar geral e diminuindo o apetite.

Pesquisas

Pesquisas com ratos mostraram que o extrato de Garcinia Cambogia pode realmente ajudar no controle do apetite, bloqueio do citrato liase e no aumento da produção de serotonina.

Em estudos clínicos com humanos, os resultados são inconclusivos. No maior deles, 135 pessoas com sobrepeso foram divididas em 2 grupos: um que tomava o extrato de Garcinia Cambogia e outro que tomava placebo. Os dois grupos mantiveram dietas de baixa caloria e ricas em fibras. Os resultados, após 12 semanas, mostraram que os dois grupos perderam peso, mas o grupo tomando o extrato de Garcinia Cambogia, na verdade, perdeu menos peso do que o grupo de controle: 3,2 kg contra 4,1 kg dos que tomaram placebo. Também houve diferença na perda de gordura corporal: o grupo de placebo perdeu 2,16% enquanto o grupo de tratamento perdeu 1,6%. A diferença, entretanto, foi considerada insignificante.

Outro estudo, com 89 mulheres acima do peso, mostrou que a Garcinia Cambogia as ajudou a perder 1,3 kg a mais do que as mulheres do grupo de controle, sem alteração no apetite de qualquer um dos grupos.

Há outros estudos, mas todos parecem levar à mesma conclusão: embora a Garcinia Cambogia possa ajudar com a perda de alguns quilos, seus resultados não são tão relevantes, e os efeitos parecem ser fracos e inconsistentes.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais da Garcinia Cambogia são considerados leves, e não parecem estar presentes em todas as marcas do produto. Eles incluem dores de cabeça, irritações no estômago e erupções leves na pele. Outro fator que pode afetar a presença de efeitos colaterais é o tipo de produto que se toma: o extrato de Garcinia Cambogia deve conter 50% de ácido hidroxicítrico, que causa os efeitos de diminuição de apetite e aumento da serotonina, sem quaisquer outros ingredientes. A cápsula deve ser tomada na dosagem de 100 mg e seguindo as instruções do rótulo da embalagem.

Mas há um outro problema: o ácido hidroxicítrico foi ligado à atrofia testicular e toxicidade em ratos. Embora testes clínicos com humanos não mostrem efeitos graves, é bom tomar cuidado.

Quem Não Deve Tomar

Não foram feitos estudos sobre a segurança do extrato de Garcinia Cambogia em mulheres grávidas ou lactantes, portanto elas não devem tomar o medicamento, já que os efeitos na criança são desconhecidos.

Pessoas que tomam antidepressivos que estimulam a produção e liberação de serotonina também não devem tomar o extrato. Como a Garcinia Cambogia também estimula a liberação de serotonina, pode acabar causando toxicidade de serotonina, um estado em que a pessoa tem muita serotonina no corpo, e pode sofrer sintomas como aumento dos batimentos cardíacos.

Diabéticos também devem tomar cuidado ao tomar o extrato, já que ele pode contribuir para baixar os níveis de açúcar no sangue, causando hipoglicemia.

Considerações Finais

Pode-se, ao mesmo tempo, dizer que a Garcinia Cambogia emagrece ou não, porque seus efeitos certamente vão variar de pessoa para pessoa. Se você decidir incluir esse suplemento nos seus esforços de perda de peso, certifique-se de comprar uma marca de confiança e de tomar nas doses indicadas.

Informe seu médico antes de começar a tomar a Garcinia Cambogia, ou qualquer outro suplemento, e interrompa o uso se notar efeitos colaterais, consultando seu médico assim que possível. Sempre compre o suplemento com apenas o extrato de Garcinia Cambogia, sem outros ingredientes, assim você tem menos chances de ter efeitos colaterais.

Você já conhecia a Garcinia Cambogia? Quer saber mais alguma informação? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (779 votos, média: 3,79 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “Garcinia Cambogia Emagrece? Como Funciona e Efeitos”