Contar até 10. Essa é a dica do paraibano de João Pessoa, de 17 anos, Heitor Marinho da Silva Araujo, que conseguiu eliminar 40 kg, para quem está tentando emagrecer e precisa driblar a ansiedade.
Aos 15 anos de idade, Heitor já tinha problemas que não parecem ser muito típicos para um garoto da sua idade: pesava mais de 110 kg, tinha sido diagnosticado com pré-diabetes, risco de hipertensão e sua taxa de ácido úrico estava elevada – problema que pode causar artrite nas articulações, principalmente nas dos membros inferiores.
Como cresceu no meio de uma família que não se preocupava com a alimentação saudável e não conseguia comer pouco, o garoto cometia excessos na alimentação, que era repleta de frituras, doces, refrigerante e cachorro-quente, desenvolveu um quadro de obesidade e sofria com o deboche dos colegas. “Todo dia tinha uma piada sobre meu peso na escola. Acho que isso atrapalhou um pouco porque fiquei meio tímido”, contou ele.
Antes de fazer uma mudança para valer, Heitor até frequentava a academia e se exercitava na escola, mas não tomava cuidado para ter uma dieta equilibrada. “Eu pensava em fazer exercício para poder voltar logo para casa e comer”, revelou.
Além disso, toda vez que conseguia perder um pouco de peso e recebia elogios por conta disso, o paraibano achava que tinha feito o suficiente, voltava a comer e engordava ainda mais.
Até que em outubro de 2013, o garoto tomou um susto, ao ter um sangramento no nariz. Era uma veia que tinha dilatado e o fato nem havia ocorrido por conta do excesso de peso, entretanto, mesmo assim o médico disse que ele deveria emagrecer.
Foi aí que as coisas começaram a mudar. Primeiro, ele cortou óleo e refrigerantes da alimentação. Depois de dois meses sem acompanhamento médico, ele e a família se consultaram com um nutricionista e um endocrinologista e o cardápio da casa toda sofreu grandes mudanças.
Sem espaço para besteiras, eles passaram a comer grelhados com salada, arroz integral, batata doce, inhame e mandioca.
Mas Heitor não se contentou em apenas melhorar a alimentação. O adolescente começou a frequentar a academia três vezes por semana e a voltar a pé da escola. Conforme o tempo foi passando, ele aumentou as idas, passando a malhar cinco dias por semana, além de fazer aulas de muay thai três vezes por semana.
O resultado foi que o garoto perdeu 40 kg – hoje seu peso é de 70 kg – trocou o número das calças de 48 para 40 e das camisetas de GG para M, e o que antes era mudança se tornou um hábito em uma vida: “Hoje estou com 70 kg e não consigo mais comer do jeito que comia antes”, disse.
Além disso, ele não viu só a diferença no corpo, mas também na vida social, que atualmente é bastante movimentada. Antes ele nunca saía com os amigos, mas hoje é quem organiza os passeios. E garante fazer as coisas sem ter medo de ouvir piadinhas sobre seu peso.
Satisfeito com os quilos que perdeu, agora o foco do garoto é ganhar massa muscular.
Mudança aconteceu com a família toda
Por mais que com os seus 40 kg eliminados Heitor tenha sido o campeão de perda de peso da família, a mudança no cardápio da casa atingiu a família toda. O irmão gêmeo perdeu 20 kg, assim como seu outro irmão e a mãe, que está 10 kg mais magra.