Gemada

Gemada para Gripe Funciona?

A gemada é uma receita que costuma ser preparada com leite fervente, açúcar e gema, ainda que seja possível encontrar versões da bebida que trazem ingredientes como canela, creme de leite e bebidas alcoólicas.

É possível encontrar quem diga que tomar gemada para gripe melhora. Mas será que isso é realmente verdade ou não passa de uma lenda urbana?

Pois bem, de acordo com o Healthline uma receita originária da Rússia e da Ucrânia, bem parecida com a gemada – é preparada a partir da mistura de gema de ovo e uma colher de chá de açúcar ou mel em ½ copo de leite aquecido com uma colher de sopa de manteiga sem sal – é utilizada como um remédio caseiro para tratar a gripe ou resfriado.

Segundo a publicação, não existem estudos que comprovem que essa bebida realmente é eficiente para tratar a condição. Ou seja, essa história que a gemada para gripe funciona pode não ser a verdade.

Entretanto, a consistência sedosa do ovo pode amenizar aquele arranhado chato da garganta inflamada e o aminoácido L-triptofano do leite quente pode auxiliar a promover o sono quando combinado com uma fonte de carboidratos como algum tipo de cereal.

Isso não indica que a bebida cura a condição, porém, mostra que tomar a gemada para gripe pode dar uma ajudinha em relação aos sintomas, não é mesmo?

Será que a gemada faz mal? 

É possível que a bebida cause alergia. Os sintomas da alergia à gemada incluem: cólicas abdominais, diminuição da pressão arterial, diarreia, urticária, anafilaxia, diarreia, coceira nos olhos, náusea, nariz escorrendo ou entupido, inflamação na pele, espirro, inchaço na garganta e vômito.

Ao experimentar tais sintomas, é fundamental buscar a ajuda de um médico imediatamente e interromper o consumo da gemada.

Segundo matéria publicada pela CNN, recomenda-se utilizar ovos pasteurizados para preparar a gemada como forma de diminuir as chances de sofrer uma contaminação por salmonela, uma bactéria que pode estar presente na composição do alimento.

Vale ressaltar que os ovos de diversas marcas podem estar contaminados com a bactéria por conta da deficiência em fatores como higiene e refrigeração.

Graças ao fato de ser praticamente impossível assegurar quais são as condições de consumo do ovo, o mais seguro é sempre cozinhar o ovo antes de comê-lo, inviabilizando a receita da gemada.

A infecção por salmonela provoca sintomas como náuseas e vômitos por mais de 24 horas, diarreia intensa por mais de três dias, febre baixa, arrepios, sangue nas fezes, dor de barriga e dor de cabeça.

A bactéria provoca uma infecção intestinal forte e perigosa, que pode se espalhar rapidamente para outros órgãos e causar até mesmo a morte. Crianças, mulheres grávidas e pessoas idosas são mais sensíveis a infecções intestinais.

Portanto, ao perceber que tem um ou mais sintomas associados à infecção por salmonela, procure imediatamente o auxílio do médico para tratar o problema e impedir que ele se agrave.

Além disso, se a pessoa se empaturrar com a gemada preparada com bebidas alcoólicas, acabará abusando do álcool e poderá sofrer as consequências e prejuízos associados ao uso exagerado da substância.

Como fazer – Receitas de gemada

Agora que já analisamos se vale a pena tomar gemada para gripe e se a bebida pode fazer mal, chegou a hora de conhecermos como fazer:

1. Gemada simples

Ingredientes: 

  • 1 copo americano de leite fervente;
  • 1 colher de sopa rasa de açúcar;
  • 1 gema;
  • Canela a gosto (opcional).

Modo de preparo:

Colocar a gema e o açúcar em uma caneca e bater até o cheiro de ovo desaparecer; Acrescentar o leite fervente e misturar. Polvilhar a canela a gosto antes de tomar a gemada, se assim desejar.

2. Gemada tradicional de festa

Ingredientes:

  • 12 ovos grandes;
  • 4 ½ xícaras de leite;
  • 700 ml de creme de leite integral;
  • 1 ½ xícaras de açúcar;
  • Noz-moscada a gosto;
  • 3 xícaras de uísque, conhaque ou rum escuro.

Modo de preparo:

Separar as claras das gemas dos ovos; Bater as claras e metade da porção de açúcar da receita em velocidade média, até que elas fiquem brancas e com espuma, com a consistência de claras em neve; Misturar bem as gemas com a quantidade restante de açúcar; Juntar a mistura das gemas com as claras em neve, mantendo a consistência fofa das claras;

Adicionar a bebida escolhida – uísque, conhaque ou rum -, lentamente, misturando delicadamente. Aquecer quatro xícaras de leite e metade da porção do creme de leite da receita. Colocá-los devagarzinho na gemada, misturando com delicadeza. Se achar que precisa melhorar a consistência, acrescentar a ½ xícara de leite que sobrou. Já se quiser uma consistência mais grossa, utilize somente duas xícaras de leite.

Experimentar a gemada para verificar se precisa colocar mais bebida alcoólica ou não. Então, bater a outra metade do creme de leite até engrossar e ficar firme. Adicionar o creme de leite cuidadosamente à mistura e finalizar salpicando a noz-moscada.

Você já experimentou tomar gemada para gripe? Já tinha ouvido falar que essa bebida melhora a condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 3,78 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*