Drinks

Bebida Alcoólica Engorda? Calorias e Análise

As calorias presentes na composição das bebidas alcoólicas são “calorias vazias”, ou seja, diferente de outros alimentos calóricos, não possuem nenhum valor nutricional. A maioria das bebidas alcoólicas contêm vestígios de vitaminas e minerais, mas geralmente em baixas quantidades, portanto, não contribuem de maneira positiva e significativa para uma dieta alimentar saudável que visa o emagrecimento. Além disso, beber álcool também reduz a quantidade de gordura que o corpo queima de energia, pois diminui o metabolismo do corpo e faz com que o fígado trabalhe de forma lenta.

O corpo humano consegue armazenar nutrientes, proteínas, carboidratos e gordura, mas não consegue armazenar álcool. Assim, o organismo trabalha praticamente com uma única exclusividade: eliminar todo o álcool que seu corpo ingere. Assim, todos os outros processos que deveriam estar ocorrendo, como a absorção de nutrientes e queima de gordura, são interrompidos. Basicamente, por isso a bebida alcoólica engorda, mas a quantidade de calorias presentes em algumas bebidas aumentam mais ainda nesse processo.

Calorias das bebidas alcoólicas 

Abrir mão de consumir bebida alcoólica pode ser praticamente impossível para algumas pessoas, mas saber escolher aquela menos calórica e consumir com parcimônia pode ser o segredo para não interferir em uma dieta. Existem drinks que podem ter alto teor calórico sem saber, por exemplo, uma taça de Margarita pode ter até 550 calorias, um copo de Piña Colada tem cerca de 586 calorias, dependendo do que ele contém em seus ingredientes, e assim por diante.

As calorias extras também pode vir de sucos e outros ingredientes que são adicionados, como é o caso de algumas batidas que podem vir com frutas calóricas ou até mesmo leite condensado. Algumas bebidas podem até ter mais calorias do que as calorias que você deve ingerir em um dia todo e o problema é que elas não trazem nenhum valor nutricional, ou seja, não fornecem nenhum nutriente ou benefícios para a saúde.

Como escolher bebidas alcoólicas menos calóricas

A bebida alcoólica engorda pois são todas ricas em calorias vazias, tanto a cerveja quanto coqueteis. No entanto, ingerir menos do que a quantidade que está acostumado a beber pode ajudar significativamente a reduzir a ingestão de calorias.

Algumas marcas de bebidas alcoólicas têm agora investido em alternativas de álcool com baixas calorias em versões “light”, que podem ser uma solução interessante. Alguns vinhos “light” têm menos de 80 calorias em um copo de 175 ml, em comparação com 159 calorias na mesma medida de um vinho normal. Optar por bebidas com menos calorias pode ajudar a evitar o acúmulo de gordura e ganho de peso indesejado.

Outra maneira de beber menos calorias é verificar os ingredientes presentes na preparação de alguns coqueteis e fazer uma escolha inteligente com base nas calorias presentes nesses ingredientes, e não somente na bebida alcoólica. Algumas bebidas podem vir misturadas com muito açúcar, frutas ou refrigerantes calóricos e, por isso, devem ser evitadas. Bebidas alcoólicas misturadas com água ou refrigerante diet podem ser mais interessantes se o seu objetivo for evitar excessos. Assim, você pode se divertir, se deliciar com os sabores, mas sem cometer exageros.

Análise e Calorias de bebidas alcoólicas

  • Aguardente: 227 calorias em 125 ml, o que corresponde a meio copo;
  • Champagne: 110 calorias em 125 ml, o que corresponde a uma taça;
  • Cerveja: 115 calorias em 350 ml, o que corresponde a uma lata tradicional;
  • Chopp: 180 calorias em 300 ml, o que corresponde a uma tulipa;
  • Saquê: 50 calorias em 35 ml, o que corresponde a uma dose em copo tradicional;
  • Tequila: 110 calorias em 50 ml, o que corresponde a uma dose em copo tradicional;
  • Vinho branco seco: 107 calorias em 125 ml, o que corresponde a uma taça;
  • Vodka: 120 calorias em 50 ml, o que corresponde a uma pequena dose;
  • Whisky: 120 calorias em 50 ml, o que corresponde a uma pequena dose.

A partir dos indicadores de calorias das bebidas alcoólicas mais consumidas no Brasil, percebe-se que quanto mais alto o teor alcoólico da bebida, mais calórica ela é. O whisky e a vodka, por exemplo, possuem 120 calorias cada mesmo em uma pequena dose de 50 ml, ultrapassando inclusive as calorias presentes em uma lata de cerveja que possui 115 calorias em 355 ml, ou seja, sete vezes mais do que os destilados.

Portanto, se o objetivo é evitar ganhar peso através de bebida alcoólica, o ideal é moderar no consumo principalmente das bebidas mais alcoólicas para não exceder as calorias.

Análise de Bebidas

1. Vinho

Todos os vinhos têm relativamente poucas calorias – cerca de 80 a 110 calorias por taça, dependendo do tipo de vinho. Vinho branco seco é o menos calórico, seguido de vinho tinto seco e, em seguida, vinhos suaves de qualquer cor. Para quantidades mais baixas de calorias (de 75 a 90 calorias por taça) escolha um Chardonnay seco ou Sauvignon Blanc. Se preferir o tinto, opte por um Merlot ou Cabernet Sauvignon. Você pode consumir metade de uma taça padrão para evitar o consumo excessivo.

2. Cerveja clara

Uma garrafa de cerveja light, contendo 355 ml, geralmente tem de 100 a 110 calorias, embora varie de marca para marca. Assim, uma cerveja leve contém aproximadamente o mesmo número de calorias que um copo de vinho, mas tem três vezes mais volume. Entre todas as bebidas alcoólicas, a cerveja tem uma das mais baixas calorias. Se você consumir em muita quantidade, pode não ser uma boa opção, mas se você beber em um ritmo moderado, esta opção pode fazer com que você desfrute da bebida por um longo tempo sem consumir mais calorias.

A cerveja é normalmente feita a partir de água, grãos, lúpulo e fermento. A cevada maltada é o grão mais comumente usado. É geralmente aromatizado com lúpulo para adicionar amargor para equilibrar a doçura do malte. Os lúpulos também funcionam como um conservante. E, por último, a levedura fermenta a cerveja em álcool.

Algumas cervejas são feitas com outros grãos: trigo, milho ou arroz em vez de cevada. E alguns usam frutas, ervas e especiarias para criar cervejas únicas e artesanais para degustação. O teor de álcool da cerveja varia de 3% a 40%, dependendo do tipo da cerveja e composição. A maioria das cervejas claras têm cerca de 4% a 6% de álcool.

Dizem que a cerveja, quando consumida com moderação, pode trazer alguns benefícios para a saúde, como por exemplo aumentar o colesterol bom no organismo. Para se beneficiar, o ideal é que as mulheres consumam um copo por dia e os homens não mais que dois.

O lúpulo, levedura e grãos presentes na cerveja formam carboidratos, uma pequena quantidade de vitaminas B e de potássio. Por isso não se pretende obter nutrientes da cerveja, pois a quantidade de nutrientes é mínima.

3. Destilados

Uma dose de 50 ml de destilado contém cerca de 100 calorias. Isso se aplica ao gim, tequila, rum, vodka e whisky. Bebidas com sabores contêm significativamente mais calorias. Misturar álcool com suco ou refrigerante sem ser diet adiciona ainda mais calorias. Prefira um martini, uma dose de whisky pura ou tequila com limão pura para ingerir menos calorias. Apesar de terem sabores mais fortes, possuem menos calorias do que com misturas de frutas e refrigerantes. Prefira bebidas puras ou misturadas com água natural, água com gás, refrigerante diet ou água tônica, que são menos calóricos.

Dicas gerais

Todas bebida alcoólica engorda se você beber mais calorias do que seu corpo gasta, obviamente. Para evitar que isso aconteça, pode-se escolher as bebidas alcoólicas menos engordativas para consumo e tentar compensar com ingestão de alimentos saudáveis, menos calóricos.

Mesmo que você opte pela bebida alcoólica menos calórica, lembre-se de beber com moderação, pois a cada bebida adicional você ingere mais calorias e, consequentemente seu metabolismo fica mais lento, além de comprometer o trabalho do fígado.

O consumo exagerado de álcool não traz nenhum benefício para a saúde e aumenta o risco de câncer de fígado, cirrose, alcoolismo e obesidade. Quem bebe frequentemente e em quantidades exageradas pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral, hipertensão arterial crônica, ganho de peso, cólon e câncer de mama.

Tenha em mente, também, que a bebida alcoólica engorda por aumentar o apetite, tornando comum consumir alimentos gordurosos ou calóricos junto das bebidas, o que só contribui mais ainda para o ganho de peso.

Sempre beba com moderação, não mais do que quatro ou cinco bebidas em um dia. O “American Journal of Epidemiology”, relata que uma bebida por dia de três a cinco vezes por semana não interfere em um peso saudável.

Dentro dos seus costumes e frequência de consumo, você acredita que a bebida alcoólico engorda? Quais são suas preferidas, e que dias da semana você toma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*