Gengibre para o cabelo funciona?

Especialista da área:
atualizado em 05/07/2021

O gengibre tem efeito anti-inflamatório e antioxidante, além disso essa raiz também ajuda a tratar náusea, indigestão e ainda contribui para diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL). Costumamos encontrar o gengibre em chás, sucos, saladas, conservas, sopas, molhos, balas, pães, bolos, doces, geleias e xaropes. Mas será que o gengibre funciona para queda de cabelo?

  Continua Depois da Publicidade  

O gengibre na queda de cabelo

Mulher com queda de cabelo

Alguns especialistas afirmam que o gengibre é excelente para auxiliar no processo de crescimento dos fios, já que ele estimula os folículos do couro cabeludo, nutre os fios e pode combater a queda dos cabelos. Isso porque o óleo de gengibre ajuda a melhorar a circulação, e além de combater a queda, ele pode até estimular o crescimento dos fios.

Outra característica do óleo de gengibre, defendida por aqueles que sugerem seu uso para combater a queda de cabelo, é que ele contém propriedades anti-inflamatórias, por isso, ele também é uma maneira efetiva e natural de controlar a caspa.

No entanto, pessoas que têm o couro cabeludo sensível ou sofrem com erupção cutânea não devem utilizar o óleo de gengibre.

Por outro lado

De acordo com a médica Leonora, especialista em queda de cabelo da Belgravia Centre, uma clínica especializada em perda de cabelos, localizada em Londres, na Inglaterra, não há evidências o suficiente para afirmar que o gengibre previne a queda de cabelo.

Segundo ela, a ação de massagear o couro cabeludo, seja com o gengibre ou não, pode aumentar o fluxo sanguíneo para esta área, o que ajuda a estimular os folículos capilares.

No entanto, essa técnica não funciona para os casos mais graves, nos quais deve ser adotado um tratamento específico para queda de cabelo, composto por medicamentos cuja eficácia tenha sido cientificamente comprovada.

  Continua Depois da Publicidade  

Ainda de acordo com Leonora, além de não haver benefícios mensuráveis decorrentes do ato de esfregar gengibre no couro cabeludo para combater a queda dos cabelos, acredita-se que o alimento pode provocar irritação na pele em algumas pessoas. Portanto, tenha cuidado, caso decida esfregar o gengibre na sua pele.

A nutrição do gengibre

Gengibre

Leonora ainda afirma que, quando se fala em melhorar a condição dos cabelos, a raiz fresca de gengibre é mais benéfica quando consumida por meio da alimentação, do que se aplicada diretamente no couro cabeludo.

No entanto, isso não vai eliminar ou tratar a calvície, ainda que possa contribuir para melhorar a saúde do cabelo, já que esse alimento é rico em nutrientes que também são benéficos para os fios.

Portanto, vale a pena incluir na alimentação toda uma variedade de alimentos que forneçam nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, não somente o gengibre.

Cuidados

Apesar de fazer bem para a saúde, o gengibre não deve ser consumido por algumas pessoas, principalmente na forma de chá, como:

  • Quem tem diabetes;
  • Grávidas;
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Pessoas que usam medicamentos diluidores do sangue (anticoagulantes);
  • Quem sofre com distúrbios hemorrágicos;
  • Pessoas que têm algum problema cardíaco.

Ainda segundo Leonora, o gengibre pode interagir com medicamentos usados para prevenir a coagulação sanguínea e remédios destinados a regular os níveis de açúcar no sangue. Por isso, quem toma esses medicamentos deve evitar consumir gengibre.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, quem tem histórico de problemas na vesícula biliar deve consultar o médico antes de ingerir o gengibre, seja in natura ou na forma de chá.

De acordo com os órgãos de saúde internacionais, o limite sugerido para o consumo diário de gengibre é de 4 gramas.

Procure ajuda profissional

Existem tratamentos disponíveis para a perda de cabelo que possuem comprovação científica e oferecem resultados significativos. No entanto, antes de começar a ingerir qualquer tipo de medicamento, é importante consultar um médico.

Sendo assim, quem tem alguns problemas como caspa, queda de cabelo, ou algum tipo de disfunção capilar, precisa procurar a ajuda de um médico dermatologista. Pois, somente dessa forma será possível saber qual é o verdadeiro problema e qual é o tratamento mais indicado para essa condição.

Além disso, ficar testando diversas receitas caseiras, como o gengibre para o cabelo, sem saber qual realmente é a causa do problema, pode fazer com que a sua condição se torne ainda mais grave.

Fontes e referências adicionais

  Continua Depois da Publicidade  

Você já tinha ouvido falar no uso do gengibre para tratar os cabelos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

2 comentários em “Gengibre para o cabelo funciona?”

  1. Sim uso em meu salao o gengibre como sos para corte quimico e como reconstrutor tbem ele ja me ajudou muito com cabelos quebradiços .

    Responder