Gualtéria – O Que é, Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 04/08/2020

Antes de conhecer para que serve, as propriedades e os benefícios que já foram associados à gualtéria, veja também o que é essa planta a seguir.

Pois bem, o que temos aqui é uma planta da família Ericaceae, que tem o nome científico de Gaultheria procumbens. Ela cresce principalmente em países como os Estados Unidos e o Canadá, embora também possa ser encontrada na China.

A partir das folhas da planta, obtém-se um óleo essencial e é possível encontrar a gualtéria nas formas de gel e bálsamo.

Aproveite e confira as melhores opções de chá para aliviar a dor de cabeça e os remédios para gripe ou resfriado mais usados, dois supostos benefícios associados à gualtéria, como você verá logo abaixo.

Para que serve – Benefícios da gualtéria

1. Alívio de dores

Há relatos que indicam que os índios americanos usavam a planta para tratar dores de cabeça. Além disso, a medicina tradicional usa a gualtéria e os seus óleos para aliviar a dor.

Entretanto, segundo especialistas, as evidências associadas ao uso da planta para dores de cabeças e dores pequenas são consideradas insuficientes.

Para quem sofre com algum tipo de dor, especialmente as que não passam, vale a pena procurar a ajuda médica para verificar se o problema não pode estar relacionado a alguma condição mais grave e, assim, receber o tratamento apropriado.

2. Febre

Existem relatos que contam que os índios americanos também faziam uso da gualtéria para lidar com as febres. Por outro lado, o WebMD informou que as evidências a respeito deste uso da planta são classificadas como insuficientes.

Mais uma vez, deixamos o conselho: quem tem febres, principalmente as recorrentes, deve consultar o médico para checar se o sintoma não está associado a uma doença mais séria, que exige um tratamento completo.

3. Gripes e resfriados

Segundo a coach holística de saúde Jillian Levy, em artigo publicado, as folhas de gualtéria possuem uma substância química parecida com a aspirina que pode ajudar a diminuir a dor, a congestão, o inchaço e a febre associados a doenças comuns.

O problema é que especialistas advertem que os dados clínicos não apoiam o uso da planta para qualquer condição. Então, não podemos afirmar que a gualtéria seja a solução para gripes e resfriados.

Caso a sua gripe ou resfriado demore para passar ou tenha sintomas mais fortes do que o habitual, procure o auxílio médico.

4. Remoção de contaminantes

Baseando-se na crença de que a planta tem propriedades antibacterianas e antivirais que ajudam a combater o crescimento de bactérias e vírus, a coach holística de saúde Jillian Levy sugeriu utilizar a gualtéria ao redor da casa para tentar se livrar dessas substâncias contaminantes.

“Você pode passar um pouco (da planta) rapidamente na sua máquina de lavar louça ou na sua máquina de lavar roupa para matar bactérias e mofos causadores de odor, que podem permanecer ou se esfregar no seu chuveiro ou vaso sanitário”, exemplificou Levy.

5. Odorizador de ambientes

A coach holística de saúde também indicou que a gualtéria pode ser empregada para mascarar cheiros desagradáveis em ambientes sensíveis da casa como o banheiro e a cozinha.

“Combine diversas gotinhas com água em uma garrafa spray e aplique em superfícies duras, eletrodomésticos, latas de lixo e até mesmo no vaso sanitário”, recomendou Levy.

Efeitos colaterais da gualtéria

Dosagens elevadas da planta podem provocar envenenamento, gerando problemas como vômito, dores estomacais e dificuldade na respiração.

Não é seguro ingerir o óleo da gualtéria: tanto o consumo desse óleo quanto o uso de grandes quantidades da folha da planta pode causar zumbido nos ouvidos, náusea, diarreia, dor de cabeça e confusão.

Além disso, é possível que a aplicação direta do óleo de gualtéria na pele gere irritações ou vermelhidão. Há ainda registro de raros casos de queimadura de segundo e terceiro grau decorrentes de algumas formulações do produto.

Se você experimentar uma dessas reações ou qualquer outro problema durante o uso da planta, procure imediatamente o auxílio do médico, mesmo se julgar que o sintoma em questão não é tão grave.

Isso é necessário para verificar a real seriedade do sintoma, receber o tratamento apropriado e saber como deve proceder em relação ao uso da planta.

Contraindicações e cuidados com a gualtéria

Ela não pode ser utilizada por mulheres que estejam grávidas ou se encontrem no período de amamentação e por pessoas que sofrem com alergia ao ácido acetilsalicílico (substância presente na aspirina) ou têm problemas gastrointestinais.

A folha ou o óleo da planta podem ser tóxico para as crianças: a ingestão de 4 ml a 10 ml do óleo pode ser fatal. Recomenda-se também nem mesmo aplicar o óleo de gualtéria na pele dos pequenos com menos de dois anos de idade.

O consumo oral da planta pode piorar inflamações estomacais e intestinais. A gualtéria pode ainda causar reação alérgica em quem tem asma ou pólipos nasais (tumor benigno indolor no nariz), o que exige que essas pessoas usem a planta com cautela.

Para quem não faz parte dos grupos das contraindicações mencionados acima, é importante consultar o médico antes de começar a usar a gualtéria para qualquer finalidade, como forma de se certificar de que ela não pode fazer mal e saber em que dosagem, frequência e duração máxima de tempo ela pode ser utilizada.

Isso é especialmente importante para crianças, adolescentes, idosos e indivíduos que sofrem com quaisquer doenças ou condições específicas de saúde.

Antes de começar a usar a gualtéria, também é fundamental informar o médico sobre qualquer medicamento, suplemento ou planta que utilize para checar se não pode ser perigoso utilizar a gualtéria ao mesmo tempo em que a substância em questão.

Até porque, como você já deve saber, mesmo as plantas podem fazer mal à saúde, principalmente quando ingeridas de maneira inadequada e excessiva.

Não podemos deixar de mencionar que na hora de comprar a gualtéria é necessário certificar-se de que se trata realmente da planta, checando o nome científico do produto que será levado para casa.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar da planta gualtéria e algum suposto benefício para a saúde? Pretende experimentá-la de alguma maneira? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário