O Que São Lactobacilos Vivos? Para Que Serve e Dicas

atualizado em

Bactérias nem sempre representam doenças e malefícios à saúde, como é o caso dos lactobacilos vivos. Algumas variedades podem ser benéficas para o funcionamento do intestino.

Saber o que são lactobacilos vivos ajuda a entender melhor sobre como esses micro-organismo são capazes de manter as funções intestinais reguladas. Neste compilado você poderá tirar suas dúvidas e saber mais sobre como os lactobacilos podem te ajudar, onde encontrar e até mesmo como fazer e como cuidar.

Embora os lactobacillus não componham o gênero com maior predominância no organismo, eles exercem uma função importante. O fato de poderem ser ingeridos e chegarem vivos ao intestino, passando por um trânsito ininterrupto no estômago, garante que eles auxiliem no seu funcionamento adequado.

O Que São Lactobacilos Vivos?

Lactobacilos são uma espécie de bactérias que auxiliam no funcionamento do sistema digestivo. Além disso, eles também desempenham um papel importante na manutenção e proteção das vilosidades do intestino.

Todos os animais são potenciais hospedeiros de micro-organismos. Isso não é uma coisa necessariamente ruim. No organismo humano é possível encontrarmos trilhões de bactérias que trabalham garantindo o funcionamento de certas funções e órgãos. A maioria dessas bactérias estão no intestino.

  Continua Depois da Publicidade  

Dessa maneira, a microbiota intestinal, também conhecida como flora intestinal, representa esse conjunto de bactérias e demais micro-organismos que garantem o seu funcionamento adequado. Isso auxilia, inclusive, na proteção a certos tipos de doença.

Como os Lactobacilos Vivos Atuam?

O termo antibióticoderiva do grego, que significa anti-vida, uma vez que a medicação é capaz de matar certos micro-organismos que causam doenças. Em oposição etimológica, há o termo probiótico, que, de acordo com a tradução literal, significa pró-vida, e que é uma outra denominação aos lactobacilos.

É nesse sentido que os probióticos atuam no organismo, garantindo a ingestão dos micro-organismos saudáveis e benéficos.

Além disso, os lactobacilos ajudam a sintetizar uma parte das vitaminas do complexo B quando são ingeridas.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, para que eles continuem agindo beneficamente, é importante que a ingestão dos probióticos seja constante, de forma que o organismo receba uma quantidade significativa para promover melhoras intestinais, epiteliais, digestivas etc.

Benefícios dos Lactobacilos

Os benefícios intestinais promovidos pelo consumo de lactobacilos são inúmeros e podem refletir melhoras significativas em certas funções do corpo humano.

Conheça alguns dos principais benefícios que a ingestão de lactobacilos pode causar:

  • Melhora a capacidade de digestão da lactose;
  • Diminui a absorção do mau colesterol – LDL;
  • Auxilia na remoção de certas toxinas, inibindo seus efeitos;
  • Promove a saúde epitelial;
  • Promove a produção de ácido láctico, capaz de remover alguns agentes patogênicos maléficos no intestino;
  • Auxilia na prevenção a infecções genitais, urinárias e fúngicas;
  • É capaz de melhorar a absorção dos nutrientes obtidos via alimentar, como o cálcio e ferro;
  • Promove a desintoxicação intestinal, equilibrando a flora intestinal.

O consumo de probióticos é capaz de auxiliar na prevenção de certas doenças, uma vez que o processo de fermentação faz com que os micro-organismos provoquem a diminuição do pH intestinal. Consequentemente, o crescimento de bactérias maléficas e causadoras de doença será mais difícil pois o ambiente será inóspito à sua proliferação.

Aonde Encontrar Lactobacilos Vivos?

É possível encontrarmos probióticos em alimentos industrializados, sobretudo bebidas, ou então nas versões naturais, podendo, até mesmo, ser cultivado em casa.

  Continua Depois da Publicidade  

No supermercado, podemos recorrer ao Yakult e aos iogurtes. No entanto, é importante ressaltar que nem todo iogurte é considerado probiótico, uma vez que as bactérias que fermentam as versões tradicionais não chegam vivas ao organismo.

Entretanto, há versões probióticas. Para identificá-las, é importante se atentar aos rótulos. Se houver lactobacilos em sua composição, quer dizer que se trata de um alimento probiótico.

Além disso, é importante ressaltar que o efeito dos lactobacilos irá depender, também, da matriz onde a bactérias está inserida. Os alimentos ideais para receber tais bactérias são os lácteos. Isso se deve aos substratos para fermentação que há no leite.

Dessa forma, os substratos presentes, o pH, por ser um alimento bastante consumido e versátil e por ser um ótimo veículo de probióticos, tornam os lácteos ideais para receberem os lactobacilos e promoverem a saúde digestiva, principalmente intestinal, das pessoas.

Benefícios do Kefir

O kefir é uma das opções naturais de lactobacilos que pode, inclusive, ser cultivado em casa. Seu tamanho se expande em poucos dias. Além de ser um alimento probiótico, o kefir fornece uma ótima tabela nutricional, entregando proteínas, cálcio, fósforo, vitamina B12, riboflavina, magnésio e até mesmo vitamina D às pessoas que o consomem.

  Continua Depois da Publicidade  

Devido à sua rica composição, o kefir atua no organismo humano evitando a prisão de ventre, uma vez que as bactérias que o compõem são capazes de melhorar o trânsito intestinal; auxiliando no combate à osteoporose graças à quantidade cálcio que há em sua composição; auxilia na perda de peso por promover a saúde intestinal e conter um baixo teor calórico, além de combater inflamações intestinais e fortalecer o sistema imunológico.

Aonde Encontrar Kefir?

As sementes de kefir podem ser facilmente encontradas em lojas de produtos naturais ou até mesmo pela internet. Já o leite de kefir pode ser encontrado em supermercados.

No entanto, quando uma pessoa cultiva kefir, ele se multiplica muito rapidamente. Isso faz com que seja comum encontrarmos pessoas vendendo ou até mesmo doando-o.

Cogumelos tibetanos e cogumelos de iogurte são algumas denominações dadas ao alimento.

Se você deseja cultivar o seu próprio probiótico e desfrutar das vantagens que ele oferece à sua saúde, e quer saber como cuidar, ou até mesmo como fazer, confira as dicas a seguir:

Como Fazer?

Para a fabricação caseira, é necessária colocar de 3 a 4 colheres de grãos de kefir em 1 litro de leite. Os grãos devem ser colocados em um recipiente de vidro que possa comportar todo o líquido. Insira o leite, podendo ser pasteurizado ou não, bem como integral, desnatado ou semidesnatado. Ao seu critério.

Em seguida, você pode tampar com um pano de prato, guardanapo, gaze ou tecido tipo voil, prendendo com um elástico.

Deixe fermentar por um período de 24 a 48 horas em temperatura ambiente. É importante que esse processo seja feito longe de luz, como dentro de um armário, por exemplo.

Após sua fermentação, você deve coar, armazenar o líquido em um recipiente devidamente tampado e utilizar os grãos para reiniciar o processo.

Lactobacilos e o Sistema Imunológico

Os lactobacilos possuem uma grande importância no sistema imunológico. É esse sistema que garante a prevenção de certas doenças e o mantém saudável contra gripes, resfriados, constipações, viroses, herpes e mais uma série de doenças.

Dessa forma, consumir regularmente alimentos probióticos é uma forma de promover sua imunidade e evitar que doenças se instaurem no seu organismo.

Os alimentos ricos em lactobacilos vivos, ao serem consumidos, atuam fazendo com que haja um aumento na quantidade de micro-organismos benéficos, e diminuição dos maléficos. Dessa maneira, muitas doenças podem ser evitadas e a imunidade do sistema digestivo é consideravelmente melhorada.

O Lactobacillus Acidophilus é uma variedade que é particularmente importante no desempenho do sistema imunológico, capa de prevenir e auxiliar no tratamento de certas doenças virais.

Alguns estudos vêm associando essa variedade no combate de gripes comuns e resfriados. Em uma pesquisa feita com 326 crianças que consumiram diariamente, por seis meses, alimentos probióticos com L. Acidophilus, a incidência de febre foi reduzida em 53%, 68% o uso de antibióticos e 32% as faltas escolares em decorrência de gripes e resfriados.

Esse mesmo estudo mostrou que, ao ser associado a outros tipos de lactobacilos, o acidophilus apresenta um desempenho ainda melhor no sistema imunológico.

Essa é uma variedade encontrada nos iogurtes fermentados, no Kefir e no leite fermentado.

Seja qual for a opção adotada, os lactobacilos vivos são capazes de promover significantes melhoras no organismo. Uma das facilidades em relação a esses micro-organismos, é que eles são fáceis de encontrar, podendo ser comprados prontos ou até mesmo cultivados. Além disso, seu uso pode beneficiar os organismos infantis, de adultos e idosos.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia o que são lactobacilos vivos? Conhece alguém que faz uso? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário