Hot Yoga emagrece? Como funciona?

Especialista da área:
atualizado em 24/03/2021

Você conhece a Hot Yoga? Sabe como ela funciona e se emagrece? Isso é o que você vai saber agora.

  Continua Depois da Publicidade  

Sempre que se fala em exercícios físicos como um dos meios utilizados para emagrecer, há uma novidade que promete ser a grande aliada para alcançar esse objetivo.

E uma atividade que vem conquistando cada vez mais pessoas nos últimos anos é a Hot Yoga. Sua chegada ao Brasil é relativamente recente, de uns 3 anos pra cá que vem sendo desenvolvida e criando adeptos. Vamos entender agora exatamente como funciona e se a Hot Yoga emagrece mesmo.

Mas afinal, o que é Hot Yoga?

Trata-se de uma técnica antiga, mas que se popularizou nas últimas quatro décadas. Existem várias modalidades, mas a mais conhecida por aqui é a Bikram Yoga, que leva o nome do criador desse estilo – Bikram Choudhury.

Nessa modalidade realiza-se uma sequência de dois exercícios de respiração e 26 posições, durante 90 minutos, em uma sala aquecida a uma temperatura de 40° a 42°.

O ambiente quente ajuda a aumentar a flexibilidade, aquece os músculos e o risco de lesões torna-se bem menor. O calor deixa o corpo mais maleável, facilitando os movimentos e as posturas.

hot yoga

Hot Yoga emagrece? Como funciona?

Muitos praticantes afirmam que o Hot Yoga emagrece sim. Mas será que isso é verdade mesmo?

O calor torna mais fácil o alongamento – musculatura, ligamentos e tendões ficam mais flexíveis e permitem que os praticantes consigam avançar nas posturas de forma mais rápida.

Mas o objetivo da prática não é o emagrecimento, porem a Hot Yoga atinge esse objetivo pela intensidade dos exercícios – ou das posturas.

A atividade de troca de posturas aliado ao esforço em conseguir completar e manter-se em determinada posição, pode sim levar à perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Estima-se que a queima de calorias e a perda de peso em uma aula seja bem significativa. Isso impressiona, mas aqui há uma variável que deve ser considerada, que é a perda de líquidos e não de gordura, durante a aula.

Como o ambiente da Hot Yoga é superaquecido, a transpiração é intensa e através do suor são eliminados líquidos, sais minerais e toxinas, com isso o corpo fica mais leve. Mas assim que a água é reposta, o corpo é reidratado e o peso normal volta.

Mas por outro lado, a sua prática regular ajuda no combate ao cansaço e estresse, e sabe-se que o estresse tem a capacidade de desacelerar o metabolismo e levar ao ganho de peso.

Então, indiretamente, apenas pelo combate ao estresse, a Hot Yoga já irá ajudar a emagrecer. Além disso, também traz outros benefícios: trabalha corpo e mente, alonga, define músculos e melhora bastante o condicionamento físico.

Entretanto a Hot Yoga não substitui a eficiência dos exercícios aeróbicos na perda de peso, mas combinando-se ambos, obtém-se um ótimo programa de exercícios para manter a saúde e a boa forma.

Aqui cabe uma observação importante: há pelo menos duas posturas da Hot Yoga que aparecem como, entre outras coisas, auxiliares na eliminação da gordura abdominal: a postura Ardha-Chandrasana com Pada-Hastasana e a Dandayamana-Bibhaktapada Janushirasana.

Posturas: Dandayamana-Bibhaktapada Janushirasana - Pada-Hastasana - Ardha-Chandrasana
Posturas: Dandayamana-Bibhaktapada Janushirasana – Pada-Hastasana – Ardha-Chandrasana

Quem pode fazer a Hot Yoga?

A Hot Yoga é indicada para pessoas de todas as idades, independentemente da condição física. O progresso é rápido, devido aos seus métodos repetitivos e os benefícios já são notados nas primeiras aulas.

Para quem pensa que a prática de exercícios repetitivos se torna chata, engana-se. Esse é o segredo da atividade – o desafio das posturas, que são aprimoradas a cada aula.

  Continua Depois da Publicidade  

É nesse momento que a determinação, disciplina, autocontrole e autoconhecimento são trabalhados e incorporados à vida do praticante.

Algumas recomendações para praticar Hot Yoga

  • O suor excessivo pode resultar em desidratação, mas isso pode ser prevenido pela ingestão de água durante a aula;
  • Para não haver o risco de hipertermia, que é a elevação anormal do aquecimento corporal, uma simples hidratação e pausas para descanso durante as aulas reduzem esse risco;
  • Algumas condições de saúde, como esclerose, epilepsia e complicações cardíacas, são sensíveis ao calor. Por isso recomenda-se que antes de começar a Hot Yoga, a pessoa consulte um médico;
  • Caso o calor cause sintomas como náuseas, fraqueza, tonturas e dores de cabeça, a pessoa deve parar imediatamente e sair da sala, para recuperar-se. Nesse caso também é aconselhável que procure um médico;
  • Não existem restrições para a prática por mulheres grávidas.
postura em hot yoga

Outros benefícios da Hot Yoga

  • Redução dos sintomas de algumas doenças: Além dos benefícios já apontados, a Hot Yoga funciona também como uma super aliada para ajudar a reduzir sintomas de muitas doenças e sintomas.
  • Asma e bronquite podem ser aliviadas através da Hot Yoga: Uma das posturas, a Pranayama, ajuda a expandir os pulmões e a caixa toráxica, permitindo que os pulmões usem quase toda a sua capacidade, combatendo a asma e outros problemas respiratórios, como a bronquite.
  • Artrite e diabetes: A postura Utkatasana ajuda a aliviar gota, reumatismo e artrites nas pernas. A Tadasana e a Padangustasana também ajudam a aliviar a artrite. A postura Dandayamana-Bibhaktapada Janushirasana ajuda no controle da diabetes, pois equilibra o nível de açúcar, ajuda na perda de memória e na depressão.

Você já conhecia a Hot Yoga? Você acha que a Hot Yoga emagrece mesmo? Já existem aulas de Hot Yoga na sua cidade? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário