Iogurte Engorda ou Ajuda na Dieta para Emagrecer?

Especialista:
atualizado em 02/10/2019

É um equívoco afirmar que o iogurte engorda sozinho, mas o tipo de iogurte que você come e como você come fazem diferença para a manutenção do peso.

Muitos anúncios afirmam que o iogurte é um alimento saudável, mas a maioria está longe de ser livre de calorias ou gorduras. Assim como qualquer outro alimento, iogurte engorda quando se come em excesso. No entanto, ganhar peso também está relacionado a um fato genético, seu nível de atividade física e sua saúde em geral. Antes de afirmar que o iogurte engorda acusando-o, observe o papel dele na sua dieta para emagrecer.

Informações Nutricionais

Nem todos os iogurtes são iguais. Um gosto por alimentos ricos em calorias e em açucares é, normalmente, o culpado por um ganho de peso a longo prazo, então se o iogurte que você escolhe é integral e carregado de aditivos como caramelo ou calda de frutas, é muito mais provável que ele vai contribuir para um ganho de peso do que um iogurte natural desnatado.

De acordo com a USDA, 220 gramas de iogurte com sabor de frutas de baixa caloria contém 225 calorias, 2.6 gramas de gordura, 9 gramas de proteínas e 42.3 gramas de açúcar. Uma porção igual de iogurte desnatado natural, no entanto, tem apenas 127 calorias, 0.4 gramas de gordura, 13 gramas de proteína e 17.4 gramas de açúcar.

Muitas Calorias

A não ser que você se alimente apenas de iogurte, ele não é sua única fonte de ganho de peso. Ganhar peso significa que você, insistentemente, consome um número maior de calorias do que queima. Então, cortar essa quantidade de calorias eliminando qualquer tipo de comida de sua dieta para emagrecer vai interromper o ganho de peso. Não existe nenhuma razão para que o iogurte seja o alimento eliminado, a não ser que você definitivamente queira parar de consumi-lo. Em alguns casos, você pode até enfrentar mais dificuldades para perder peso eliminando o iogurte. Já que é um alimento rico em proteínas, ele pode contribuir para uma sensação mais duradoura de saciedade, ao contrário de outros itens ricos em carboidratos e gorduras.

Como você come

Mesmo que comer iogurte não esteja te fazendo engordar, seus hábitos alimentares podem ter a ver com seu ganho de peso. Por exemplo, se você ouviu que o iogurte era um “alimento saudável” e então adicionou uma garrafa a todas as suas refeições, você acumulou diversas calorias que não necessita.

O mesmo é verdade se você busca a garrafa de iogurte toda vez que está nervoso, estressado ou entediado. Para perder ou manter o peso, é melhor incluir conscientemente apenas as variedades desnatadas de iogurte nas refeições ou petiscos quando você sente fome ou precisa de proteína e cálcio. 

Considerações

Se você está ganhando peso e não sabe o porquê, procure seu médico antes de fazer qualquer mudança significativa na sua dieta. Diversos fatores podem estar influenciando isso, incluindo um ganho de peso natural devido à menopausa ou à atividade física reduzida, de acordo com a clinica Mayo. Iogurte natural de baixa caloria ou desnatado é uma contribuição benéfica para a maioria das dietas devido ao seu conteúdo saudável de proteínas e cálcio, então não pense que você precisa parar de comer apenas porque seu peso mudou.

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Você costuma consumir bastante iogurte em sua dieta? Quando pretendia perder peso, parou ou continuou comendo iogurte? Comente abaixo!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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