Jessica Johnson, 25 anos, sofreu uma grave lesão após realizar um desafio intenso de crossfit. Os braços da jovem moradora da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, “explodiram”.
A norte-americana participava do “Murph Challenge”, desafio conhecido na web, que envolve uma rotina rigorosa de corrida, flexões e agachamentos. Ao completar a primeira semana, ela começou a sentir dores agudas e um inchaço alarmante nos braços.
A princípio, Jessica achou que fossem sintomas normais causados pelo esforço físico e continuou sua rotina. No entanto, o inchaço piorou com o passar dos dias e ela percebeu que havia parado de sentir as mãos.
A urina da mulher ficou escura, o que a fez procurar atendimento médico às pressas. A jovem foi diagnosticada com rabdomiólise, uma doença que ocorre quando o tecido muscular se rompe e pode ter consequências fatais se não for tratada a tempo.
A norte-americana foi informada que o excesso de exercícios físicos causou o problema em seus músculos.
“Fiquei muito surpresa e me senti envergonhada. Fiquei internada no hospital por quatro dias. Pensei: ‘Estou aqui porque treinei muito e sou literalmente uma das pessoas mais aptas que conheço’. Eu estava definitivamente em choque e não sabia que isso poderia acontecer”, lamentou Jéssica, em entrevista à Agência de Notícias Kennedy.
Após ficar sob observação médica por vários dias, ela se recuperou totalmente e recebeu alta. O período que passou no hospital serviu para que Jessica refletisse. A moça compartilhou sua história nas redes sociais, a fim de conscientizar sobre os perigos do “overtraining“.
“Decidi que não vou treinar para o Murph, não vale a pena outra internação hospitalar. Ainda pretendo ser ativa e fazer minhas corridas, caminhadas e exercícios mais suaves de pilates. Não tenho o corpo que tinha quando estava no ensino médio ou quando era adolescente. À medida que envelhecemos, temos que cuidar do nosso corpo”, disse.
O “Murph Challenge”, criado em homenagem ao tenente Michael Murphy, é famoso entre os entusiastas do fitness, mas também é extremamente exigente. Ele consiste em uma corrida, centenas de repetições de exercícios como flexões, seguida de outra corrida final.
Dicas para prevenir lesões
Existem formas de prevenir uma lesão ou sobrecarga para quem pratica exercícios físicos. Dentre elas, estão:
- Faça atividades leves antes de iniciar os exercícios intensos, para aquecer o corpo.
- Não ignore os sinais e descanse sempre que necessário.
- Não aumente a intensidade de uma vez, evolua aos poucos.
- Certifique-se que a execução do exercício está correta.
- Não pule os descansos entre uma série e outra.
- Mantenha-se hidratado antes, durante e depois do exercício.
- Siga uma dieta equilibrada e nutritiva para dar energia suficiente na hora do esforço físico.
- Utilize equipamentos adequados, como roupas e calçados esportivos, para garantir o conforto.
- Passe por uma avaliação médica antes de iniciar um novo treino e tenha acompanhamento de um profissional de educação física durante os exercícios.