9 dicas para aliviar a dor nas costas

Especialista da área:
atualizado em 20/06/2022

A dor nas costas costuma ser uma queixa frequente de muitas pessoas todos os dias, podendo ser causada por má postura, cansaço, estresse, traumatismos ou até mesmo a falta de exercícios físicos na rotina, que podem acabar causando um enrijecimento da coluna e o enfraquecimento da musculatura da região.

Além destas causas mais cotidianas, dores nas costas podem também estar relacionadas com condições de saúde mais específicas como inflamações no nervo ciático, espondilose, estenose espinhal, e entre diferentes tipos de infecções ou até mesmo tumores. 

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Na suspeita de algum destes casos mais graves, ou caso apresente sintomas como dormência nas pernas, perda de peso e massa muscular, fraqueza ou febre, é recomendado que se procure ajuda médica especializada.

Já para casos mais simples e rotineiros de dores nas costas, algumas rápidas e simples práticas podem ajudar e muito na redução das dores.

9 maneiras simples de aliviar a dor nas costas

Mulher com dor nas costas
Várias estratégias podem ser usadas contra a dor nas costas

Muitas vezes as dores nas costas acabam atrapalhando a execução de atividades diárias e aumentando os níveis de estresse no dia a dia, por isso, selecionamos aqui 9 dicas e formas simples de aliviar a dor nas costas.

1. Administração de analgésicos

Em casos de dor extrema ou que atrapalhe atividades cotidianas, remédios específicos para dor, relaxantes musculares e até mesmo medicamentos tópicos como pomadas, adesivos e sprays para dor podem ser recomendados, prestando sempre atenção à composição e posologia do medicamento, ou seja, o tempo indicado de espaçamento entre doses ou aplicações.

2. Relaxar 

Dores nas costas podem ser causadas ou intensificadas por tensões musculares, portanto, fazer um esforço consciente para relaxar e fazer algumas respirações com calma e atenção podem ser de grande ajuda no alívio das dores.

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3. Descansar em uma boa posição

Esta dica vai desde a hora de dormir, posicionando uma almofada ou travesseiro entre as pernas para quem dorme de lado, ou abaixo dos joelho para quem dorme virado para cima, até na hora de tirar alguns momentos de descanso, alinhando a coluna, mantendo uma boa postura e se sentado com as costas apoiadas no assento, de forma que ela encoste da região do cóccix até o pescoço.

4. Realizar alguns alongamentos

Alongar-se tanto com a ajuda de um profissional fisioterapeuta, como realizar alguns simples alongamentos diariamente pode auxiliar na redução da tensão muscular, trazendo, portanto, uma possível redução das dores nas costas.

5. Aplicar compressas quentes

Aplicar calor é uma excelente forma de relaxar o local e reduzir dores. O mais indicado é que se tome banhos mornos ou quentes, que ajudam a relaxar a região. Além disso, é muito útil colocar uma compressa de gel ou água quente sobre a região que se sente dor por aproximadamente 20 minutos, lembrando de envolver a compressa em um pano para evitar se queimar com o calor.

6. Reduzir o estresse

Dores nas costas podem muitas vezes ser ocasionadas por tensões musculares causadas pelo excesso de estresse. De forma que tentar reduzir o estresse no dia a dia pode ser uma maneira interessante de aliviar as dores nas costas, principalmente quando alinhado com outras técnicas aqui mencionadas.

7. Melhorar a postura 

Esta dica funciona principalmente quando o assunto é evitar futuras dores nas costas, além de também oferecer ajuda quando a dor já está presente. Em casos graves de má postura, onde a pessoa não consegue corrigi-la por conta própria, sessões de fisioterapia ou RPG (Reeducação Postural Global) podem ser recomendadas. 

8. Fazer massagens na região

Massagens podem ser realizadas tanto por outras pessoas, como pela própria pessoa. É a chamada “automassagem”. De preferência, é recomendado que se tome um banho quente antes para relaxar o local, e que se realize movimentos de intensidade média com a ajuda de cremes ou óleos por alguns minutos.

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9. Manter uma rotina saudável e um peso adequado 

Manter uma dieta e perder alguns quilos pode ajudar em alguns casos, uma vez que o excesso de peso pode ocasionar uma sobrecarga nas articulações, além de ser possível manter uma alimentação com foco anti-inflamatório a partir dos alimentos certos e com a ajuda de um nutricionista. Conheça 14 poderosos alimentos anti-inflamatórios.

Para a dor nas costas persistente

Consulta com fisioterapeuta
Uma dor nas costas que demora a passar precisa de atenção especial

No caso de dores persistentes nas costas, é interessante que se tente entender a origem da dor e buscar um diagnóstico mais completo e específico para cada caso. 

A própria região em que se sente dor já pode nos fornecer algumas informações importantes, podendo se tratar de dor na região da lombar, dores musculares, nos tendões, ligamentos, nas vértebras ou na região da cervical, por exemplo. 

Outro fator que pode ajudar na identificação do que está causando as dores, é se ela possui um padrão crônico ou agudo. Dores agudas surgem de repente e duram no máximo por poucas semanas, enquanto dores crônicas são caracterizadas por durar por um período mais longo, como mais de três meses.

Caso seja solicitado por um especialista, algumas terapias complementares também podem ser de grande ajuda. Visitas a profissionais quiropratas, sessões de yoga, acupuntura e shiatsu são terapias muito faladas no alívio de dores nas costas e podem ajudar em alguns casos, porém é importante sempre ouvir uma opinião médica ou de um profissional fisioterapeuta antes.

Fontes e referências adicionais
  • Back Pain. National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases.
  • Overview Back Pain. United Kingdom National Health Service. 
  • Back Pain. Versus Arthritis Organization.

A dor nas costas costuma de afetar? O que você faz para aliviar o problema? Comente abaixo!

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Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

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