Kava Kava Emagrece? Para Que Serve e Efeitos Colaterais

Kava kava é uma planta originária de Fiji e da família da pimenta. Também conhecida como Cava-Cava. Sua raiz age como um tranquilizante natural, além de acalmar os nervos e gerar uma sensação de bem-estar. A bebida feita da raiz da kava kava é usada nas ilhas do Sul do Pacífico para combater o estresse, melhorar o relacionamento social e para propósitos cerimoniais há mais de 3000 anos, e é considerada a bebida nacional de Fiji. 

A kava kava (ou cava-cava) possui propriedades analgésica, para aliviar a dor; anestésica, causando perda temporária de sensações; antifungos, capaz de destruir fungos; antisséptica, para combater e destruir organismos causadores de doenças; antiespasmódica, para prevenir espasmos; afrodisíaca, que estimula o desejo sexual; diurética, que aumenta a quantidade de urina; e sedativa, que acalma e tranquiliza.

A kava kava exerce seus efeitos terapêuticos no sistema límbico, a parte do cérebro que controla as emoções, sem ter um efeito negativo na capacidade de pensamento. Assim, a kava kava faz com que a pessoa se sinta feliz, sem preocupações e contente sem se sentir sedada. Relatos indicam que além de tudo isso, a kava kava emagrece também. Será que isso é verdade? Vamos ver abaixo seus benefícios e tirar todas as dúvidas.

Benefícios da Kava Kava

  • Melhora problemas musculares 

Defensores da kava kava sugerem que ela pode ajudar a tratar a dor muscular causada pela fibromialgia, uma síndrome caracterizada por dor crônica nos músculos e nos tecidos que cercam as juntas, fadiga e sensibilidade em locais específicos do corpo.

  • Trata insônia

Tomar kava kava antes de dormir parece gerar um sono mais relaxante, melhorando a qualidade e diminuindo o tempo que leva para dormir.

  • Trata ansiedade e estresse

Estudos mostraram que sintomas de ansiedade, como nervosismo, inquietude e tontura foram diminuídos pelo uso de kava kava. Os sintomas demonstraram melhora após a primeira semana de tratamento. Palpitações causadas por ataques de pânico também foram tratadas com a kava kava.

  • Melhora a recuperação após um derrame

A kava kava pode proteger o cérebro de danos resultantes de isquemia, e também possui um efeito contra convulsões, o que pode ajudar na recuperação após um derrame.

  • Tratamento da menopausa

Um estudo mostrou que mulheres com menopausa tratadas com kava kava tiveram uma melhora significante dos sintomas já na primeira semana de uso. Ondas de calor e o humor melhoraram em todas as mulheres que participaram.

Afinal, a Kava kava emagrece também?

O efeito mais pesquisado da kava kava é o relaxamento e seu uso como ansiolítico, mas em muitos locais, ela começou a ser anunciada e comercializada como um suplemento de perda de peso.

Por possuir um efeito diurético e também causar perda de apetite, podemos sim afirmar que a kava kava emagrece. Ela funciona ao bloquear a resposta natural do corpo a alimentos e nutrientes e promove uma sensação de bem estar.

No entanto, mesmo com esses efeitos, não é possível dizer definitivamente que a kava kava emagrece de forma direta e completamente segura. Tudo depende do que está impedindo sua perda de peso. Se você não consegue perder peso porque sente muita fome, come entre refeições ou retém líquidos, a kava kava pode ser uma ajuda, mas se você já restringe calorias suficientemente, usar a kava kava pode fazer com que você coma pouco demais, fazendo com que você enfraqueça e seu corpo entre em um estado de emergência, em que não perde peso. Portanto, é preciso tomar muito cuidado em como tomar os suplementos de kava kava.

Efeitos colaterais da Kava Kava

A kava kava em pó e suplementos de kava kava podem ser encontrados facilmente, mas o uso regular apresenta alguns efeitos colaterais, tais como:

  • fadiga;
  • problemas no fígado;
  • falha hepática;
  • inquietação;
  • falta de concentração;
  • tontura;
  • aumento da temperatura do corpo;
  • náusea e vômito;
  • dores abdominais;
  • urina marrom;
  • hematomas ou sangramento;
  • olhos ou pele amarelados (icterícia).

O uso por um tempo demaisado da kava kava ainda pode causar:

  • dificuldades de respiração;
  • mudanças na visão, incluindo sensibilidade à luz;
  • alteração nas células do sangue;
  • redução na imunidade a infecções;
  • danos aos rins;
  • uma dermatite característica do uso da kava, que deixa a pele seca e escamosa;
  • perda de apetite, que pode levar à desnutrição;
  • piora nos sintomas de doenças mentais pré-existentes, como esquizofrenia.

Por agir no sistema nervoso, a kava kava não deve ser tomada por certas pessoas, como mulheres grávidas, mães que estão amamentando, pessoas que vão dirigir ou operar qualquer maquinário, pessoas tomando medicamentos terapêuticos, crianças e adultos com problemas de coração, pulmão ou fígado pré-existentes.

Quanto ao dano que a kava kava causa ao fígado, alguns pesquisadores acreditam que ele é resultado do extrato feito com álcool, e não com água, como o chá, da forma que a kava kava é usada nas ilhas do Pacífico.

Como usar Kava Kava

A kava kava geralmente é usada em forma de extratos, chás ou suplementos. Ela não deve ser usada de forma regular, nem por longos períodos de tempo, a menos que isso seja indicado por um médico.

Embora a kava kava seja um suplemento natural, ela possui efeitos colaterais sérios, como vimos acima. Promove-se que a suplementação de kava kava emagrece, mas redução de calorias e um regime de exercícios físicos será sempre a opção muito mais saudável do que todas.

Você já tinha ouvido falar nessa planta asiática? Conhece alguém que já tenha utilizado essa suplementação para perder peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (98 votos, média: 3,76 de 5)
Loading...

3 comentários em “Kava Kava Emagrece? Para Que Serve e Efeitos Colaterais”

  1. Gostei pena que os efeitos colaterais me assustaram, pois tenho minha mãe com Alzheimer e tudo que vier a dar falta de concentração, me assusta.
    Mas com um dia de uso vi resultado no sono.
    Vou tomar esporadicamente.

  2. Muito bom, uso kava kava há um mês e já na primeira semana vi resultados, eu usava remédio controlado pra ansiedade e parei pq não fazia mais efeito, daí resolvi usar kava kava em chá, mas não acreditava que funciona se pois nunca acreditei q um chá pudesse substituir um remédio, mas me enganei, o kava kava tem me ajudado muito mais no processo de ansiedade do que remédios controlados q já usei.

Deixe um comentário