Especialista da Área:

Limão com Bicarbonato Tira Manchas da Pele?

Você já ouviu falar que usar limão com bicarbonato tira manchas da pele? Será que isso é verdade mesmo? Vale a pena experimentar a aplicação? É o que você vai conferir em detalhes.

Fonte de nutrientes super úteis para o funcionamento apropriado do organismo como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, vitamina A, vitamina B9 (folato/ácido fólico) e vitamina C, o limão pode ser utilizado de diversas maneiras nas refeições no nosso dia a dia, fazer suco, chá ou vitamina de limão.

Mas será que existem outras utilidades para a fruta? Por exemplo, será que podemos utilizar o limão com bicarbonato para remover manchas da pele?

Se for do seu interesse, vale a pena conferir como tirar manchas do rosto e mais detalhes sobre uma condição chamada hipercromia.

É verdade que limão com bicarbonato tira manchas da pele?

Antes de aderir a qualquer receita caseira que ouvimos alguém recomendar, é fundamental dar uma pesquisada para saber se ela realmente pode funcionar, e mais importante, verificar se ela não pode prejudicar a nossa pele, agravando assim o problema já existente.

Enquanto existe quem garanta que o limão e o bicarbonato de sódio retiram cicatrizes da pele, outros acreditam que a combinação é perigosa para a pele. Não existem muitos estudos a respeito da utilização dos dois ingredientes ao mesmo tempo, embora se tenha uma série de pesquisas sobre os efeitos cosméticos de cada um individualmente.

Do lado da ideia de que limão com bicarbonato tira manchas da pele, estão as promessas de que o limão pode ofuscar cicatrizes e iluminar/clarear a pele, enquanto o bicarbonato de sódio com a sua textura arenosa funciona como um esfoliante para limpar os poros. Vamos conhecer em detalhes os efeitos de cada um abaixo.

Veja também se o limão com bicarbonato emagrece, outro possível efeito que podemos encontrar sobre a mistura dos dois ingredientes.

O bicarbonato

Entretanto, não existem evidências de que o bicarbonato de sódio oferece benefícios para a pele, mesmo ao ser misturado com o suco do limão, sendo que, na verdade, o bicarbonato de sódio pode fazer mal para a pele.

Para entender como isso funciona, é necessário recorrer à escala do pH. Essa escala avalia quão ácido ou básico (que é o oposto de ácido) algo é, variando entre os números de 1 a 14.

De acordo com ela, quanto menor for o número na escala, mais ácido é aquilo que está sendo medido, e quanto maior for esse número, mais básico ele é. Enquanto o bicarbonato de sódio apresenta um pH 9, ou seja, é básico, o limão tem o pH de aproximadamente 2 e é considerado ácido.

Mas onde a pele entra nisso tudo? O pH da pele fica, em média, entre 4 e 6, o que significa que ela é ligeiramente ácida. Ao introduzirmos algo com um pH mais elevado como o bicarbonato de sódio, o pH da pele é alterado, o que pode trazer uma série de problemas.

E quais seriam esses problemas? Bem, leves interferências no nível de pH da pele, principalmente aquelas que aumentam esse nível, pode provocar descamação, acne e dermatite. Se a pessoa utilizar um acessório de esfregar para distribuir o bicarbonato de sódio na pele, ela ficará ainda mais irritada.

No mesmo sentido, esfregar a pele com o bicarbonato de sódio pode ser especialmente agressivo para as peles sensíveis, podendo resultar até em crises de acne.

O limão

Se o limão tem um pH mais baixo, ou seja, mais ácido do que o bicarbonato de sódio, então ele poderia ajudar a combater esse problema? Não necessariamente, visto que é muito difícil acertar em casa, fora de um laboratório, as proporções ideais da combinação dos dois ingredientes para a pele.

Mesmo uma quantidade um pouquinho maior de suco de limão ou de bicarbonato de sódio poderia provocar estragos na pele. Além disso, o suco de limão pode provocar vermelhidão e irritação, além de deixar a pele seca, em decorrência da sua natureza ácida.

Vale destacar que médicos reprovam a prática de utilizar o limão em uma tentativa de clarear a pele. Até porque ele pode trazer justamente o efeito contrário do desejado e provocar o aparecimento de outras manchas.

Essas manchas aparecem por conta da presença de uma substância conhecida pelo nome de bergapteno, que é encontrada em frutas verdes como o limão. Essa substância é absorvida pela pele e uma vez que entra no organismo, absorve grandes quantidades de radiação solar, o que resulta em inflamação na pele e no surgimento das novas manchas.

Nem é necessário que a pessoa saia no sol para que essas manchas sejam formadas, já que é a luz solar em sim e não somente o sol que faz com que o limão manche a pele.

O efeito é imediato e são poucas as vezes em que as manchas surgem apenas depois que a pessoa saiu do sol. Além de trazer novas manchas, aderir às técnicas de usar o limão na pele pode causar irritações e reações alérgicas na pele.

Portanto, conclui-se que não existe nenhum uso seguro do limão associado à beleza.

Ou seja

Muito melhor e mais seguro do que aderir à ideia de que limão com bicarbonato tira manchas da pele é procurar o auxílio de um bom médico dermatologista.

O profissional é qualificado para avaliar as manchas da sua pele, dar o diagnóstico a respeito de que problema pode ter provocado essas manchas e indicar um produto que possa resolver ou amenizar o problema de maneira segura.

Não arrisque a sua pele testando receitas caseiras que podem não funcionar e trazem o perigo de prejudicar a pele, sem antes consultar o dermatologista.

Além disso, o conselho e o tratamento profissional com o dermatologista podem ajudar a melhorar o estado da pele de maneira mais acelerada do que os tratamentos realizados em casa.

Você já ouviu falar que limão com bicarbonato tira manchas da pele? Conhece alguém que tenha testado essa receita caseira? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...

Deixe um comentário