Manchas no rosto

Como Tirar Manchas do Rosto – Creme, Produtos, Receita Caseira e Cuidados

O rosto é uma parte do corpo que chama muita atenção na nossa aparência, talvez até sendo sempre a primeira impressão. Portanto, é extremamente desagradável quando encontramos manchas no rosto e nenhum produto parece funcionar na remoção delas.

A maquiagem pode ajudar a disfarçar o problema, mas ainda incomoda muito saber que ao lavar o rosto a mancha estará lá. Felizmente, existem remédios caseiros, produtos de uso tópico e procedimentos cosméticos que podem efetivamente fazer desaparecer permanentemente manchas na pele.

Vamos discutir os produtos, os diferentes tipos de creme e receita caseira mais comuns e eficazes para quem procura como tirar manchas do rosto.

Hiperpigmentação

Manchas escuras, manchas marrons, manchas de idade ou manchas relacionadas a problemas no fígado. Todas elas têm algo em comum: incomodam e irritam as pessoas que as têm. Esse tipo de mancha que apresenta uma tonalidade diferente da pele e ocorre devido a uma condição chamada de hiperpigmentação. Este é um termo usado para descrever uma pele pigmentada devido ao excesso de produção de melanina no corpo.

A melanina é a substância responsável por dar cor ao seu cabelo e pele. Quando há produção excessiva de melanina, manchas escuras podem aparecer em diferentes partes do corpo, incluindo rosto, pescoço, peito e braços. As causas da produção excessiva de melanina e geração de manchas podem ser:

  • Lesão cutânea ou doença como acne ou eczema, que podem causar a produção extra de melanina, resultando em manchas marrons ou pretas na pele.
  • Alguns procedimentos estéticos como a remoção de pelos com produtos químicos ou com terapia a laser podem causar manchas na pele.
  • Exposição ao sol sem proteção adequada.
  • Efeitos de alguns medicamentos também podem causar alterações na tonalidade da pele em alguns pontos indesejados no corpo.

Principais causas

  • Dano solar: A principal causa de manchas escuras ou sardas é o dano causado pelo sol. A exposição excessiva aos raios UVA e UVB, diretamente do sol ou através do uso de técnicas de bronzeamento, quebra o colágeno presente na pele e faz com que ela produza excesso de melanina, o que leva à descoloração ou hiperpigmentação. O dano pode não ser evidente imediatamente, especialmente se você é jovem, mas você verá os efeitos mais proeminentes quando você atinge seus 40 anos ou mais.
  • Melasma: As mulheres são mais propensas a sofrer desta condição. O melasma é caracterizado por manchas marrons e em tons de cinza que aparecem na pele. Geralmente, é gerado por danos causados pelo sol, mas também pode aparecer durante a gravidez.
  • Hiperpigmentação pós-inflamatória: Quem sofre de acne geralmente desenvolve manchas escuras ou hiperpigmentação causadas por lesões da pele como espinhas, por exemplo e a mancha surge após a cicatrização da acne.
  • Envelhecimento: As alterações hormonais e o envelhecimento em si podem influenciar a produção de melanina no organismo e causar manchas no rosto.

Tipos de manchas

Como já mencionado, existem diversos tipos de manchas na pele. Vamos falar dos tipos mais comuns a seguir.

1. Marcas de nascimento

São manchas que aparecem desde o nascimento da criança. Essa mancha pode ser de várias formas, tamanhos e cores. Até hoje as causas dessas marcas de nascença são desconhecidas, mas alguns especialistas acreditam que elas surgem devido a possíveis deformidades dos vasos sanguíneos que ocorrem no início do primeiro mês do embrião.

Em alguns casos, essas manchas desaparecem ao longo do tempo, enquanto outras pessoas podem ter a mancha pelo resto da vida. Algumas manchas conseguem ser retiradas com aplicação de laser por profissional qualificado.

– Nevo melanocítico

No mundo médico, os nevos melanocíticos também são conhecidos por nevos pigmentados. Tratam-se de manchas bem escuras na pele que ocorrem quando o pigmento de melanina engrossa causando manchas castanhas ou pretas na pele, que podem ser planas ou apresentar uma pequena ondulação em relação à pele. À medida que envelhecemos, tais manchas podem crescer ou até mesmo desaparecer.

– Manchas ou pontos de fígado

Ao contrário do que o nome sugere, as manchas de fígado não têm nada a ver com a saúde do seu fígado. Este tipo de mancha na pele é mais comum entre as pessoas que já passaram dos 40 anos. As manchas do fígado são geralmente manchas planas, castanhas ou pretas que aparecem devido ao envelhecimento ou à exposição ao sol ou a outras fontes de luz ultravioleta. Como tem relação com a exposição à radiação solar, é muito comum que essas manchas ocorram na região da face, antebraço e ombros que estão mais expostas ao sol.

– Manchas de idade

Além da menopausa e de outras condições de saúde, também as manchas da idade no rosto, no peito e nas mãos à medida que envelhecemos. Essas manchas lembram sardas, mas são maiores e têm forma mais irregular. Alguns tratamentos disponíveis incluem cremes para iluminação e terapia a laser.

– Melasma

Mulheres são mais propensas a esse tipo de mancha, especialmente quando estão grávidas (durante a segunda metade da gravidez) ou quando tomam pílulas anticoncepcionais. Isso porque a alteração hormonal pode aumentar a produção de melanina no organismo, o que pode resultar em manchas marrons irregulares no rosto e no peito.

– Vitiligo

O vitiligo é caracterizado pela perda total de pigmento que afeta cerca de 1% da população. Algumas das causas possíveis para esta condição são células nervosas anormais que impedem a produção de pigmento ou uma reação autoimune do corpo que ocorre quando as células de pigmento são atacadas e não proliferam.

Devido à grande variedade de manchas é importante consultar um dermatologista para descobrir o tipo de mancha que você possui e avaliar suas causas. Uma vez que o problema seja devidamente diagnosticado, tanto a condição que causa manchas escuras quanto a própria hiperpigmentação podem ser tratadas com segurança.

Alterações de cor na pele

  • Pele vermelha (eritema): Pode resultar de muitos distúrbios diferentes que causam inflamação ou são causados ​​por uma infecção. Os tumores na pele são geralmente rosas ou vermelhos. Os distúrbios que afetam os vasos sanguíneos perto da superfície da pele também podem surgir como manchas vermelhas.
  • Pele laranja: É mais frequentemente o resultado de hipercarotenemia, que é uma condição resultante do excesso do pigmento caroteno no sangue. As pessoas que comem muitos alimentos ricos em betacaroteno, como cenouras, podem desenvolver hipercarotenemia.
  • Pele amarela: Pode ocorrer em pessoas que têm icterícia e é muito comum em bebês. Causas de áreas amarelas isoladas incluem xanthelasmas e xantomas, que são pequenos depósitos amarelos de gordura na pele ou tendões.
  • Pele roxa: Essa manchas roxas na pele podem ser causadas por sangramento sob a pele (hemorragia cutânea) ou vasculite. Os supercruzamentos anormais dos vasos sanguíneos, como o sarcoma de Kaposi e os hemangiomas, podem parecer roxos. A inflamação da pele devido à dermatomiosite também pode causar uma cor roxa avermelhada ou lilás ao redor dos olhos e do rosto, chamada também de erupção heliotrópica.
  • Pele azul, prata ou cinza: Podem ocorrer manchas dessas cores quando medicamentos ou metais, incluindo minociclina, amiodarona e prata, são depositados na pele. Algumas marcas de nascença ou nevos melanocíticos profundos na pele podem parecer azuis.
  • Lesões cutâneas pretas: Essas lesões podem conter células especializadas que produzem a melanina pigmentada marrom chamadas de melanócitos. Exemplos desses tipos de lesões incluem nevos e melanoma. As mais grossas e pretas, conhecidas como escarros, são regiões em que há pele morta e podem ser causadas pela morte celular de um tecido.

Tratamentos

A grande pergunta que fica é: como tirar manchas do rosto?

Apesar de manchas como as de nascença, por exemplo, não serem retiradas por procedimentos simples, a boa notícia é que existem muitas maneiras que podem ajudar a se livrar dessas manchas indesejadas, que incluem o uso de produtos como cremes, soluções caseiras e tratamentos estéticos.

Receitas caseiras para remover manchas

Alguns dos tratamentos caseiros que podem remover manchas escuras na pele incluem:

– Suco de limão

A acidez do suco de limão age como um agente de branqueamento e ajuda a reduzir manchas no seu rosto. É recomendado que você use pedaço de algodão para aplicar o suco de limão cerca de duas vezes ao dia. É ideal para retirar manchas de fígado e é indicado testar a solução caseira em uma pequena área do rosto antes de aplicar na região inteira para ver como sua pele irá reagir ao suco de limão.

Se sua pele for sensível, o suco de limão deve ser diluído em água antes da aplicação. Muito cuidado para não expor a pele com resquícios de limão ao sol.

– Aloe Vera

O gel da planta Aloe Vera é cheio de antioxidantes, como as vitaminas A, C e E, que ajudam a reduzir manchas marrons e até mesmo a clarear o tom de pele. A vitamina A acelera o processo de descoloramento natural da sua pele, a vitamina C ilumina e a vitamina E renova a epiderme. O Aloe Vera funciona especialmente bem se você tem manchas escuras causadas pela exposição ao sol, pois o produto já tem sido usado há milhares de anos para aliviar queimaduras solares.

É possível comprar um gel 100% de Aloe Vera em uma loja de produtos naturais, mas usar o gel diretamente da planta é mais eficaz. Para fazer isso, corte um pedaço de uma folha de Aloe Vera e divida-a pela metade. Estique a parte gelatinosa e aplique o produto diretamente na sua pele.

– Iogurte ou leite de manteiga

Estes produtos contêm grandes quantidades de ácido láctico, que ilumina e esfolia a pele. Você pode aplicar iogurte ou leite de manteiga diretamente sobre sua pele como uma máscara e deixar agir por 20 minutos antes de eliminar o produto com água.

– Vinagre de cidra de maçã

Rico em antioxidantes, vitaminas e minerais que ajudam a iluminar e curar a pele, o vinagre de cidra de maçã é um produto doméstico popular usado para tratar vários tipos de doenças. Aqueles com cicatrizes e hiperpigmentação juram que é um santo e simples remédio porque o ácido presente no vinagre se livra de células mortas na pele, que podem causar manchas.

É recomendado que você misture partes iguais de vinagre de maçã e água para neutralizar o pH e aplicar o produto por todo o rosto.

Cremes e tratamentos estéticos

– Cremes para iluminação da pele

Existem cremes que contêm ingredientes como hidroquinona e retinol que comprovadamente reduzem a pigmentação da pele. Esses cremes podem ser comprados sem receita médica e existem diversos tipos disponíveis.

Eles agem, principalmente, bloqueando a produção de melanina, além de conter esfoliantes naturais que removem células pigmentadas e promovem a regeneração saudável da pele.

– Peeling químico

Trata-se de uma maneira eficaz de reduzir a pigmentação e até mesmo o tom da pele. Existem diferentes tipos de peeling que podem variar de mais suave, que utilizam ácido glicólico e láctico, por exemplo, para mais fortes, que utilizam compostos fenólicos que penetram profundamente na pele.

Embora possa ser bastante eficaz, essa forma de como tirar manchas do corpo requer vários tratamentos antes de poder ver os resultados. Há também riscos associados ao peeling como irritação, vermelhidão e descoloração em excesso.

– Tratamento com laser

Tratamentos a laser variam, pois há vários tipos de laser no mercado. Esse tipo de tratamento estético é eficaz na remoção de manchas escuras na pele, pois reduz a quantidade de melanina acumulada em uma determinada região sem ter que combinar outros tratamentos como o uso de cremes, por exemplo.

Se você tem dinheiro disponível e quer resultados rápidos, você pode optar por pelos tratamentos descritos acima. É sempre recomendado consultar o seu médico como tirar manchas do rosto e qual é o melhor tratamento para o seu tipo de pele para evitar efeitos colaterais.

Produtos para remover manchas na pele

Dentre os produtos descritos abaixo, estão diversos compostos presentes nos cremes indicados para retirar ou prevenir manchas na pele. São eles:

  • Hidroquinona: Há muitos tratamentos tópicos no mercado que prometem livrar manchas escuras. A hidroquinona é um deles, um agente de branqueamento que ajuda a remover manchas da idade e é seguro para usar na pele.
  • Retinóide: Esta é uma potente forma artificial de vitamina A. Quando as células da pele morrem, elas abrem caminho para o crescimento da pele nova. A idéia é que a vitamina A restrinja a produção de melanina, e combinada com sua ação esfoliante, diminua as manchas escuras, permitindo que a pele nova e sem manchas possa crescer em seu lugar. É possível encontrar produtos com o nome retinol, que não é o mesmo que o retinoide. Este último é mais potente e só pode ser comprado com receita médica.
  • Ácido salicílico: O ácido salicílico é comumente usado para tratar a acne, mas também pode ser usado por quem procura como tirar manchas do rosto. O ácido salicílico funciona esfoliando a camada mais externa da pele para suavizar e depois começa a descascar. Isso ajuda a remover as células mortas da pele e permite que novas células cresçam. Esse processo ilumina a pele e a deixa mais suave.
  • Ácido glicólico: Este é um ácido derivado do açúcar que funciona como um esfoliante natural, eliminando a pele morta para promover o crescimento de novas células da pele. Os dermatologistas sugerem o uso de um produto com pelo menos 10% de ácido glicólico para obter resultados bons resultados.

Dicas e Cuidados

A prevenção é melhor do que a busca pela cura ou tratamento para amenizar manchas na pele. Quando se trata de manchas escuras na pele, existem outras medidas de precaução que você pode adotar:

  • Use sempre um protetor solar com pelo menos 30 FPS. O dano solar é a principal causa de manchas escuras, por isso não se esqueça de proteger-se contra os raios UVA e UVB prejudiciais.
  • Limite a exposição solar. Evite o bronzeamento, além de expor muito a sua pele ao sol, podendo gerar manchas, tal exposição excessiva pode causar câncer de pele.
  • Se ficar exposto ao sol, use a proteção necessária e recomendada. Se você estiver usando vitamina A ou um produto que esfolia, sua pele será ainda mais sensível ao sol, então cubra seu rosto o máximo possível. Certifique-se de usar roupas que minimizem o contato solar tanto quanto possível. Chapéus e óculos de sol são ótimos acessórios para ajudar a proteger seu rosto do sol.
  • Procure sombra sempre que possível.
  • Trate todas as condições de pele existentes e não espere que ela piore para buscar ajuda.
  • Não raspe sua pele, especialmente quando você tem feridas nela.

Assim, manchas escuras na pele podem ser tratadas e prevenidas. E, novamente, não hesite em consultar um dermatologista para entender melhor como tirar manchas do rosto.

Você já consultou seu dermatologista como tirar manchas do rosto? Qual produto destes que listamos acima você já experimentou usar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*