Limão Faz Mal Para o Fígado?

Especialista da área:
atualizado em 16/01/2020

Sabemos que as frutas são alimentos que costumam ser recomendados como saudáveis para a nossa dieta. Mas será que todas elas fazem bem para todos os órgãos do nosso corpo? Será que o limão faz mal para o fígado de alguma forma, por exemplo?

  Continua Depois da Publicidade  

O limão é uma fruta que serve como fonte de nutrientes como carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, cobre, vitamina A, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B9, colina (vitamina do complexo B), vitamina C e vitamina E, além de possuir um teor de 89% de água.

O limão faz mal para o fígado?

É importante saber se o limão faz mal para o fígado, principalmente para quem tem o costume de ingerir a fruta em grandes quantidades, porque o órgão trabalha em diversas funções importantes dentro do nosso organismo.

Por exemplo, o fígado é responsável pela produção da bile, uma substância necessária para a digestão de gorduras. O órgão atua na desintoxicação do sangue para eliminar substâncias prejudiciais como álcool e drogas, no armazenamento do ferro, de algumas vitaminas e da glicose e na conversão de açúcar armazenado em açúcar funcional quando os níveis de glicose estão mais baixos do que é considerado normal.

Como se não bastasse, ele ainda trabalha na quebra da hemoglobina, da insulina e de outros hormônios, na conversão de amônia em ureia, algo que é descrito como vital para o metabolismo, e na destruição de glóbulos vermelhos antigos, que é o que dá às fezes a sua coloração marrom.

Segundo o que o doutor em quiroprática Edward Group, que também possui diplomas nas áreas de naturopatia e cura holística, publicou no Global Healing Center, graças às suas propriedades ácidas e sua ação de estimular a produção do suco digestivo no estômago, o suco de limão contribui com a decomposição dos alimentos no estômago, melhorando o processo de digestão.

E, segundo ele, quanto maior for a eficiência do estômago para decompor as comidas, menos trabalho o fígado terá que executar. Edward também explicou que o suco de limão é um purificador natural, que auxilia o controle de substâncias prejudiciais ao nosso organismo, que como vimos há pouco, também faz parte da lista de funções do fígado.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, Group afirma que a bebida pode contribuir em relação à função hepática – ou seja, é um erro pensar que o limão faz mal para o fígado.

Entretanto, no que se refere à desintoxicação do fígado, ele alerta para o fato de que o suco de limão pode trazer algumas deficiências.

As qualidades em relação à saúde trazidas pela bebida podem variar de limão para limão – enquanto uma unidade da fruta pode ser abundante em substâncias benéficas, outra pode apresentar uma potência menor.

Já o Livestrong ressaltou que o suco de limão não pode melhorar a função hepática por si só, porém, pode colaborar quando faz parte de toda uma alimentação saudável. 

Limpeza do fígado

O Livestrong também informou que existem alegações que indicam que o suco feito a partir do limão, ao lado de outros ingredientes como sal de Epsom, óleos e ervas, ajuda a limpar o fígado de substâncias tóxicas e, por consequência, contribui com a melhoria da função do órgão e da saúde.

No entanto, a página alertou que a Sociedade Americana do Câncer afirma que não existem pesquisas formais que tenham testado as alegações de que o suco de limão funciona para promover a limpeza do fígado.

  Continua Depois da Publicidade  

Já conforme informou um estudo holandês publicado em 2002 no European Journal of Nutrition (Jornal Europeu de Nutrição, tradução livre), a casca e o fluxo de resíduos da casca do limão são efetivos para diminuir os níveis de colesterol no fígado e no sangue. Conforme informou a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), 70% do colesterol do corpo humano é fabricado no fígado.

Entretanto, a pesquisa foi realizada com animais. Portanto, não há como garantir que os mesmos resultados sejam observados em seres humanos.

O Root and Sprouts também informou que um estudo realizado por pesquisadores indianos e divulgado no ano de 2005 concluiu que a hesperidina, que é um bioflavonoide cítrico encontrado no limão, demonstrou apresentar uma ação de proteção para o fígado na presença de uma toxina que ataca o órgão.

Porém, o experimento também foi feito com animais, em ratos, para sermos mais específicos. Assim, mais uma vez, não temos como determinar que o resultado seja o mesmo em seres humanos.

A dieta que ajuda a função do fígado 

A Fundação Americana do Fígado recomenda seguir uma alimentação balanceada, que conte com a presença de itens como frutas (incluindo o limão), vegetais, grãos, carnes magras, óleos vegetais e fontes de proteínas que não sejam carne (como o feijão), além de limitar a quantidade ingerida de gordura e açúcar e consumir bastante água.

  Continua Depois da Publicidade  

Outros cuidados com o limão 

Agora que já vimos se o limão faz mal para o fígado, vamos conhecer outras precauções que o consumo do alimento requer.

Apesar de ser considerado segura de uma maneira geral, a fruta pode causar reações alérgicas em algumas pessoas. Em pessoas com dermatite, o alimento pode provocar alergia de contato e irritação na pele.

O consumo frequente do limão ainda pode prejudicar a saúde bucal. Graças ao fato de ser bastante ácido, ele pode causar prejuízos em relação ao esmalte dos dentes. Por isso, recomenda-se não escovar os dentes logo após beber uma limonada, por exemplo. Deve-se esperar uns 20 minutos.

Caso você já tenha sido diagnosticado com alguma condição de saúde que afete o seu fígado, questione o seu médico a respeito dos alimentos e bebidas que podem prejudicar o seu quadro para saber corretamente como as suas refeições devem funcionar daqui para a frente e conhecer quais itens devem ser evitados ou inclusive eliminados da sua dieta a partir de então.

Vídeos:

Gostou das dicas?

  Continua Depois da Publicidade  

Você já tinha ouvido falar que o consumo de limão faz mal para o fígado? Tem costume de consumir a fruta de variadas formas com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (124 votos, média 4,09)
Loading...
Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco é Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral - CRM 597798 RJ/ CBCD. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na área de transplantes na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2010. Dr. Lucio Pacheco é um profundo estudioso na área de doença hepática e escreveu dezenas de livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico-cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D´Or e do Hospital Copa D´Or. Além disso é diretor médico do Instituto de Transplantes. Suas áreas de atuação principais são: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia, e transplante de fígado. Dr. Lucio é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos e diversos. Para mais informações, entre em contato com ele.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

59 comentários em “Limão Faz Mal Para o Fígado?”

  1. Ola, estou fazendo reposição hormonal e de imediato sentir minha barriga como se fosse um boneco inflável e do lado direito um peso e retenção de líquido. Meu exame de fosfatase alcalina deu um pouquinho acima do normal. Nenhum médico mandou fazer nada. Enfim, por conta própria comecei a tomar limão em jejum com salsa. Já comecei a vê os benefícios.

    Responder
  2. Uso limão com água todos os dias e graças a Deus tem melhorado muito a função do meu metabolismo. Uma vez que tenho dislipidemia metabólica o que não é fácil conviver com isso! Mas o limão foi o meu grande aliado no controle disso aí.

    Responder
  3. Ola pessoal, Bom dia;
    Gostei muito das informação, mas queria saber no meu caso tenho gastrite ,posso tomar o suco de limão?
    alguem pode me ajudar ai .
    valeu fico no aguardo, e agradeço a todos que contribuíram e contribuem com essas informações

    Responder
    • A paz!
      Eu tenho gastrite e refluxo e perguntei ao meu gastro se eu poderia fazer o uso de limão, ele me orientou a fazer a experiência , e fosse observando se teria alguma reação, pois apesar do limão ser alcolino depende de cada organismo.

      Responder
  4. Para evitar confusão acrescentem no título o ponto de interrogação. Quem tem preguiça para ler não vai usar mais limão. Já que a frse é afirmativan

    Responder
  5. Tomei limão quando eu tinha vinte e poucos anos..tinha reumastimo infeccioso no sangue..comecei com um em jejum no primeiro dia aumentando até.até dez no decimo dia depois voltando diminuindo..um copo americano e meio com canudinho…fiquei curada.corri riscos….pq quem tem diabete..problemas de estomago…ou outras doenças…nao pode fazer uso exagerado do limao…hoje tenho 71 anos graças ao limão!!!!!!!.

    Responder
  6. Tomo limão com casca batido no liquidificador há uns 6 meses. Tenho gastrite e isso me tirou as dores. Agora…… fazer mal para o fígado??? Para tudo heim !!

    Responder
  7. queria saber mais soa a medicação do forxiga sou diabético tipo 2 e perdi a 04 anos, quatro dedos do pé esquerdo, estou tomando um por dia a apartir de hoje, queria saber mais informações, e tomo também 02 comp de glicazida 30 mg em jejum, e após almoço e jantar 01 comp de glifage XR 3 de 500 grs. Se contoinuoi a tomar a medicação junto com o forxiga.

    Responder
  8. Meu caso é esteatose II grau, depois disso vem a cirrose. Eu sarei com cuidados de um único médico alemão, muito humano, não mercenário, que me deu atenção e cuidou de mim a ele devo minha vida. Quando o pior passou, ele pediu para que eu emagrecesse e mantivesse a forma. Eu fiz uma dieta naturopata, com todos os conhecimentos que já possuia mas sou italiana, e sei o que o limão faz, ele é excelente para o alcoolismo. Sim, o limão limpa todo o organismo. Recentemente, meu irmão que não é alcóltra, mas que estava com a barriga de caminhoneiro, muita margarina e química que tem a comida brasileira, não é assim na Europa, bem, ele se surpreendeu também ao aplicar um conhecimento milenar a cura de todos os males pelo limão. Literalmente sua barriga derreteu. O Limão retira das veias entupidas pela margarina e outras químicas. Aos 58 anos, com uma disposição de 20 anos ele está com a barriga em ordem, e eu, bem, preciso voltar a emagrecer porque a comida brasileira é cheia de química, icluindo o delicioso pão francês.

    Responder
      • Geane, a recuperação da esteatose eu fiz com este médico, mas em determinada fase do tratamento ele pediu para que eu emagrecesse. Então eu apliquei todos os conhecimentos que aprendi na Clínica de Recuperação da Saúde, que fica em Jarinu, em que estive em 2004. Aprendi tanto no livro como indo na clínica onde fiquei por 10 dias recuperando e apredendo minha saúde através da Naturopatia. Esta clínica pertence a Catharina Walzberg, neta de médico alemão, que junto com seu falecido marido foram pioneiros em aplicar essas técnicas que curam e ensinam você a seguir este estilo de vida quando sai de lá. Não é SPA, longe disso. O “Retiro da Saúde” fica em Jarinu, telefone (11) 4016-4637 – http://www.retirodasaude.com.br

        Responder
    • Oi Honey..
      Estou com esteatose hepática e realmente muito preocupada pois a médica do ultrason comentou que está sério.
      O médico que pediu meus exames não atende o meu convênio.
      Enfim, preciso de um médico bom.
      Será que poderia indicar o seu ? Moro em São Paulo-SP

      Responder
      • Rosemeire Marçal Sandim, o tempo corre contra você, assim como correu contra mim, foi por pouco. O médico você pode até procurar pelo google, é o Dr. João Brito Kersul, Caldas Novas-MG. Telefone do consultório: (035) 3735-1040, Rua Cônego João Aristides, 267, centro. Ele atende toda a região do SUS nas cidades vizinhas, então consultas particulares somente às quartas-feiras, mas ele é excelente, não é mercernário, e é fácil de ir pessoalmente na cidade, quando a pessoa é de fora ele dá preferência. Houve um paciente de 19 anos do Maranhão, mas cujo fígado foi atacado pela malária. Dr. João Kersul o acompanhou até o fim, mas era tarde demais.

        Responder
    • HoneyTenho 70 anos estou tbm igual a vc esteatose em ultimo grau estou tomando 1 limão cm jiló em jejum estou cm endurecimento numa parte do fígado estou MT preocupada ainda não fui numa nutri vou marcar .
      Quero perguntar a vc sobre a dieta q vc fez conto cm sua ajuda .
      Um abraço

      Responder
  9. Tomo mais /menos 1 limao por dia . meio de manha em jejum e outra metade durante o dia. antes desta tomada ja tinha o figado gordo segundo os médicos. para finalizar não sei se me faz bem ou mal . eu nao tenho qualauer sintoma. Alguem me dá uma dica ?

    Responder
  10. Tenho 96 aninhos: tomei Lião com gel da babosa por mais de dois mese; para mim, o limão amarelo com casca e tudo , 200 ml de água em Jenkins, foi belez!!!. Meu e-mail: Joaoqrocha1922@gmail. Com

    Responder
  11. Na minha opinião o limão de maneira geral só faz bem em todos os sentidos, mas tudo em excesso pode causar alguma reação, com relação a dermatite e outras, é que o limão está purificando o nosso organismo e através da pele é que sai as toxinas que também é uma maneira de excretar substâncias toxicas, é só continuar que essa reação é benéfica.!!!

    Responder
  12. Tomo um litro de suco de limão ao natural sem açúcar adoçante todos os dias meio litro em jejum meio litro a tarde mim sinto otimo sou um homem de meia idade mais sinto-me otimo cm muita deposição pra tudo

    Responder
  13. Um absurdo um titulo de materia como esta, estou com meu TGO TGP alterado e em busca de informacoes, acho a chamada (Limao faz mal para o figado) te levando a ler toda uma materia para concluir que nao faz mal, pois se fizesse teria que tirar do meu habito pois adoro a fruta.
    Por isto a indignação.

    Responder
    • Tomo limoes, 15 dias indo e 15 dias voltando.Tomo de 3 em 3 meses.Me sinto cheia de energia Faço periodicamente hemograma completo.E o resultado é perfeito.Tomo limoes ,assim mais de um ano. Abraços

      Responder
      • Sheila Tavares, vc me deixou confuso. O que seria 15 dias indo e 15 dias voltando? Sua dieta de limões está confusa, por favor explique.

        Responder
        • Paulo Oliveira. É assim mesmo como postei . Você vai começar no primeiro dia, 1 limão, segundo dia, 2 limoes, terceiro dia, 3 limoes, quarto dia ,4 limoes, quinto dia, 5 limoes, sexto dia, 6 limoes, sétimo dia,7 limoes e assim sucessivamente até chegar ao décimo quinto dia 15, limoes. No décimo sexto dia, vai voltar tomando 14 limoes , décimo sétimo dia, 13 limoes, décimo oitavo dia,12 limoes e assim sucessivamente até chegar a um limão.

          Responder
          • Obrigado, Sheila. Tive um instrutor de DO-IN e tai chi chuan que usou esta dieta em jejum para desintoxicar o corpo, chegou a ter feridas nas costas . Mas isso associado a reeducação alimentar mudou toda a sua vida. Corpo e mente sadios dão outras perspectivas. Vou tentar cumprir.

  14. Passo mal com limão. Meu fígado reage rs.Sinto fortes dores de cabeça se ingerir limonada. Nem precisa ser muito não. Fico longe de limões, embora desejasse poder consumir. Porém já fiz muitas tentativas. Não dá certo.

    Responder
    • Prezada Beatriz, limonada tem acúcar… não culpe o limão…. para concluir melhor precisa tomar só limão com água… aos poucos…. teste melhor. saúde…c.

      Responder
  15. consumo muito o limão com pepino e gemgibre com casca as vezes só o suco bom esta mistura pra muita coisa

    Responder