Limão Faz Mal Para o Fígado?

Especialista:
atualizado em 11/07/2020

Sabemos que as frutas são alimentos que costumam ser recomendados como saudáveis para a nossa dieta. Mas será que todas elas fazem bem para todos os órgãos do nosso corpo? Será que o limão faz mal para o fígado de alguma forma, por exemplo?

O limão é uma fruta que serve como fonte de nutrientes como carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, cobre, vitamina A, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B9, colina (vitamina do complexo B), vitamina C e vitamina E, além de possuir um teor de 89% de água.

O limão faz mal para o fígado?

É importante saber se o limão faz mal para o fígado, principalmente para quem tem o costume de ingerir a fruta em grandes quantidades, porque o órgão trabalha em diversas funções importantes dentro do nosso organismo.

Por exemplo, o fígado é responsável pela produção da bile, uma substância necessária para a digestão de gorduras. O órgão atua na desintoxicação do sangue para eliminar substâncias prejudiciais como álcool e drogas, no armazenamento do ferro, de algumas vitaminas e da glicose e na conversão de açúcar armazenado em açúcar funcional quando os níveis de glicose estão mais baixos do que é considerado normal.

Como se não bastasse, ele ainda trabalha na quebra da hemoglobina, da insulina e de outros hormônios, na conversão de amônia em ureia, algo que é descrito como vital para o metabolismo, e na destruição de glóbulos vermelhos antigos, que é o que dá às fezes a sua coloração marrom.

Segundo o que o doutor em quiroprática Edward Group, que também possui diplomas nas áreas de naturopatia e cura holística, publicou no Global Healing Center, graças às suas propriedades ácidas e sua ação de estimular a produção do suco digestivo no estômago, o suco de limão contribui com a decomposição dos alimentos no estômago, melhorando o processo de digestão.

E, segundo ele, quanto maior for a eficiência do estômago para decompor as comidas, menos trabalho o fígado terá que executar. Edward também explicou que o suco de limão é um purificador natural, que auxilia o controle de substâncias prejudiciais ao nosso organismo, que como vimos há pouco, também faz parte da lista de funções do fígado.

Assim, Group afirma que a bebida pode contribuir em relação à função hepática – ou seja, é um erro pensar que o limão faz mal para o fígado.

Entretanto, no que se refere à desintoxicação do fígado, ele alerta para o fato de que o suco de limão pode trazer algumas deficiências.

As qualidades em relação à saúde trazidas pela bebida podem variar de limão para limão – enquanto uma unidade da fruta pode ser abundante em substâncias benéficas, outra pode apresentar uma potência menor.

Já o Livestrong ressaltou que o suco de limão não pode melhorar a função hepática por si só, porém, pode colaborar quando faz parte de toda uma alimentação saudável. 

Limpeza do fígado

O Livestrong também informou que existem alegações que indicam que o suco feito a partir do limão, ao lado de outros ingredientes como sal de Epsom, óleos e ervas, ajuda a limpar o fígado de substâncias tóxicas e, por consequência, contribui com a melhoria da função do órgão e da saúde.

No entanto, a página alertou que a Sociedade Americana do Câncer afirma que não existem pesquisas formais que tenham testado as alegações de que o suco de limão funciona para promover a limpeza do fígado.

Já conforme informou um estudo holandês publicado em 2002 no European Journal of Nutrition (Jornal Europeu de Nutrição, tradução livre), a casca e o fluxo de resíduos da casca do limão são efetivos para diminuir os níveis de colesterol no fígado e no sangue. Conforme informou a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), 70% do colesterol do corpo humano é fabricado no fígado.

Entretanto, a pesquisa foi realizada com animais. Portanto, não há como garantir que os mesmos resultados sejam observados em seres humanos.

O Root and Sprouts também informou que um estudo realizado por pesquisadores indianos e divulgado no ano de 2005 concluiu que a hesperidina, que é um bioflavonoide cítrico encontrado no limão, demonstrou apresentar uma ação de proteção para o fígado na presença de uma toxina que ataca o órgão.

Porém, o experimento também foi feito com animais, em ratos, para sermos mais específicos. Assim, mais uma vez, não temos como determinar que o resultado seja o mesmo em seres humanos.

A dieta que ajuda a função do fígado 

A Fundação Americana do Fígado recomenda seguir uma alimentação balanceada, que conte com a presença de itens como frutas (incluindo o limão), vegetais, grãos, carnes magras, óleos vegetais e fontes de proteínas que não sejam carne (como o feijão), além de limitar a quantidade ingerida de gordura e açúcar e consumir bastante água.

Outros cuidados com o limão 

Agora que já vimos se o limão faz mal para o fígado, vamos conhecer outras precauções que o consumo do alimento requer.

Apesar de ser considerado segura de uma maneira geral, a fruta pode causar reações alérgicas em algumas pessoas. Em pessoas com dermatite, o alimento pode provocar alergia de contato e irritação na pele.

O consumo frequente do limão ainda pode prejudicar a saúde bucal. Graças ao fato de ser bastante ácido, ele pode causar prejuízos em relação ao esmalte dos dentes. Por isso, recomenda-se não escovar os dentes logo após beber uma limonada, por exemplo. Deve-se esperar uns 20 minutos.

Caso você já tenha sido diagnosticado com alguma condição de saúde que afete o seu fígado, questione o seu médico a respeito dos alimentos e bebidas que podem prejudicar o seu quadro para saber corretamente como as suas refeições devem funcionar daqui para a frente e conhecer quais itens devem ser evitados ou inclusive eliminados da sua dieta a partir de então.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar que o consumo de limão faz mal para o fígado? Tem costume de consumir a fruta de variadas formas com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (122 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco se formou em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na área de transplantes na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2010. Dr Lucio Pacheco é um profundo estudioso na área de doença hepática e escreveu dezenas de livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico - cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D´Or e do Hospital Copa D´Or. É diretor médico do Instituto de Transplantes. Tem vasta experiência na área de Medicina, com ênfase em Transplante hepático, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia,e transplante de fígado. Dr. Lucio é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos e diversos. Para mais informações, entre em contato com ele.

Deixe um comentário

59 comentários em “Limão Faz Mal Para o Fígado?”

  1. Tomo água morna com limão em média uma colher de chá e um copo de 300ml todos os dias antes de dormir e jogo futebol uma vez por semana em média uma hora em 4 Meses emagreci 9kg para mim está muito bom.

  2. Bom dia já tive epatite B.C
    Já foi tratada.
    Tomo este comprimido buprenorfina azevedos
    Sedo em jejum tomo chá de limão com mel
    O limon fas-me bem?
    Obrigado
    Francisco

  3. O limão é maravilhoso, é bênção de Jeová, mas não o consuma com açúcar, coloque na água e tome, fazendo disso um hábito, aliado á uma vida saudável, que certamente dará bons resultados!

  4. Tomo limão com água e uma pequena pitadinha de bicarbonato todas as manhãs em jejum. Geralmente 2 limões se forem maiores ou 3 se menores. Faço assim a mais de 2 anos. Meu ácido úrico (gota) melhorou em até 90%.

  5. Tenho consumido agua com limão, suco de laranja e hortelã. sem açúcar, pois tenho esteoatose hepática. E sempre percebo que me sinto bem em relação a desgastar o que comeu. Mas tenho muitas dores do lado direito. Será por causa do suco?

  6. Limão é fonte de Vitamina C:

    Ácido instável e facilmente oxidado. Pode ser destruída pelo oxigênio, álcalis e altas temperaturas.

    Funções: Antioxidante, cicatrizante, crescimento e manutenção dos tecidos corporais, incluindo matriz óssea, cartilagem, colágeno e o tecido conjuntivo.

    Carência: Pontos hemorrágicos na pele e ossos, capilares fracos, articulações frágeis, dificuldade de cicatrização de feridas e sangramento de gengivas.

    O limão é indispensável para uma vida saudável

  7. Bom dia!

    Li todas anteriores informações sobre os benefícios do limão,para quem quer engordar pode consumi-lo diariamente?
    Ajudem quero muito ganhar 15 kilos.

  8. Comecei tomando limão com agua morna em jejum e emagreci 8 kilos com duas semanas , também coloco limão em rodelas com casca e tudo dentro de 1 litro de água e coloco na geladeira de vez enquanto eu tomo essa água …ta sendo ótimo pramim , agora veio um amigo me falando que é pramim tomar cuidado porque limão ralea o sangue , é verdade isso??????

  9. Tomo todo dia um limão 3 laranjas uma colher de chia .linhaça.gegelim preto um pedaço de gengibre.5 gotas de adoçante e 2 pedras de gelo comecei a 6 meses atraz estava com colesterol 450 estratosfera hepática nível 3 gravíssima .fiz exame está semana meu colesterol 99 meu fígado nível 1 moderado e fazendo caminhada todo dia ai vai minha dica meu email e [email protected] Paulo

  10. Olá pesquisei na internet sobre o LIMÃO e eu comecei a tomar faz 6 meses só meio limão com água pela manhã e agora me ensinaram a tomar com uma colher de sopa de vinagre de maçã e a água morna mais o limão. Para manter meu corpo alcalino livre de doenças!
    já fui diagnosticada com gastrite leve moderada e tomei homeprazol , mas acho que meu problema maior é que sou gorducha tenho uma barigaaaa e não consigo emagrecer…..

    • Amooo chupar limão. Também espremer em um copo dê Água geladinha COM UMA pitadinha dê sal. Também consumo muito EM saladas NA comida ETC..enfim…limao aparentemente nunca ME fez mal. Às vezes ME preocupo.com ós curiosos quê tentam ME amedrontar.tenho ainda está dúvida más dês de menina Amoóoóo hoje TENHO 59 anos feliz COM ó limão MINHA fruta predileta….obrigado.

  11. Por quanto tempo devo tomar água com limão, pode parar por um tempo ou não tem tempo determinado. Obrigada

  12. Oi Honey, boa tarde!

    Solicito informar, por gentileza, o nome do livro mencionado na resposta dada a Olívia T Gomes, dia 01 de novembro de 2018 às 15:01. Estou precisando atacar a esteatose hepática por todos os lados, com o intuito de regredir e até mesmo eliminá-la de uma vez!

    Grata,

    Neva Batista

    • Olivia t gomes, em relação à sua pergunta a primeira fase eu tratei com o Dr.João Kersul cujas informações estão nos comentários anteriores. Eu obeci a prescrição médica alopatica, e basicamente os 3 remédios foram silimalon, metoxil e cetalopram 500 mg, mas tudo feito conforme a prescrição médica. A Gordura que eu precisei derreter não foi apenas uma dieta mas um conjunto de ações que me levaram à emagrecer naturalmente pois o fígado já não suporta mais ser agredido com qualquer remédio alopático e mesmos às ultimas extravagâncias ditas como “naturais”. Para quem está com esteatose hepática é proibido qualquer remédio alopático ou natural, pois todos são filtrados pelo fígado. Se quizer mais informações pelo menos leia o livro que eu indiquei nos comentários. Mas para não deixar você sem rumo, além dos remédios que tomei antes, a dieta consiste num tripé. Levantar cedo e ter uma rotina diária e constante, descansando um dia por semana em absoluto. Fazer qualquer atividade física prazeirosa, andar pela manhã em local não poluído. O Café da manhã é basicamente maçã+aveia+maçã ralada+ mel. Depois, basicamente eu tomei um suco à base de maçã, hortelã, couve, gengibre, limão e pepino. Fazia apenas uma refeição à tarde que eu variava mas era apenas um só ingrediente, tipo, ou grão de bico, ou salada verde, ovos cozidos, enfim, tudo está no livro. Depois disso, eu continuava tomando apenas líquidos, sucos à base de água com maçã, ou cenoura, ou mamão. Antes de dormir, mais uma maçã e água. Andava somente à pé e dormia cedo. Fazia compressas de água quente (40º) no fígado. Enfim, é todo um conjunto que fez eu emagrecer e recuperar minha saúde. Todos as informações estão nos comentários anteriores. O limão de fato, eu tomava já em jejum pela manhã com água pura, sem outro ingrediente, você disse que está tomando com jiló, eu não fiz isso porque isso não está prescrito. O caso é quanto menos, melhor. Tudo o que tem vida te dá vida, o que estiver sem vida, como frutas velhas, folhas velhas, já estão sem vida e não irão te ajudar. Boa sorte.

    • Cláudia Maria Thees Morais, conheço as indicações sobre o uso do caroço de abacate ralado, então pergunto: você experimentou, testou, usou em si mesma ou só ouviu dizer sobre isto? Muito agradecida