15 Benefícios do Sal de Epsom – Para Que Serve e Dicas de Como Usar!

Especialista:
atualizado em 24/06/2020

Alívio de dores, da prisão de ventre e até do desconforto provocado pela gota: conheça os benefícios do sal de Epsom e como usar!

Conhecido quimicamente pelo nome de sulfato de magnésio, tecnicamente, o sal de Epsom não é um sal, mas um composto puro natural de magnésio e sulfato, que é utilizado como um remédio natural. Ele tem diversas serventias e pode ser usado para a saúde, como item de beleza, utensílio doméstico e até nos cuidados de jardinagem.

Enquanto o mineral magnésio atua na regulação do funcionamento de mais de 352 enzimas, na redução da inflamação, na função nervosa e muscular e na prevenção do endurecimento das artérias, os sulfatos são úteis para o corpo humano em relação ao aumento da absorção de nutrientes, na eliminação de toxinas e no alívio de dores de cabeça geradas pela enxaqueca.

Para que serve o Sal de Epsom?

O sal de Epsom é fornecido por uma fonte salina localizada em Epsom, na Inglaterra – daí a origem do nome do componente. Pesquisas e análises já elencaram os benefícios do sal de Epsom. Confira a seguir para que serve o produto:

  • Alívio do estresse;
  • Relaxamento;
  • Alívio de dores;
  • Auxílio à saúde do coração;
  • Eficiência da insulina;
  • Alívio da prisão de ventre;
  • Eliminação de toxinas;
  • Remoção de farpas;
  • Saúde dos pés;
  • Alívio do desconforto causado pela gota;
  • Esfoliação da pele;
  • Limpeza do rosto;
  • Remoção de cravos;
  • Retirada de produtos do cabelo;
  • Dá volume ao cabelo.

Benefícios do sal de Epsom: saiba como usar!

Para os cuidados com o corpo, o sal de Epsom pode ser misturado com água para banhos, ingerido e diluído em água para ser aplicado em regiões do corpo.

Pesquisas apontaram que tanto o sulfato quanto o magnésio que compõem o produto podem ser facilmente absorvidos pela pele, especialmente quando ele é utilizado na hora do banho.

Contraindicações, efeitos colaterais e cuidados com o sal de Epsom

Ele deve ser evitado por mulheres grávidas ou que estejam no processo de amamentação de seus bebês, por pessoas com problemas renais ou diabetes e crianças com idade inferior a seis anos.

É necessário ter cuidado quanto ao uso do produto por meio da ingestão, pois isso pode causar irritação gastrointestinal, diarreia, náusea e vômitos. Por isso, é essencial consultar o médico antes de começar a consumir o produto via oral.

O sal de Epsom deve ser usado para a prisão de ventre apenas com a permissão e o acompanhamento médico. Mas antes de usar o produto para qualquer outro problema de saúde, consulte o médico para saber de que forma o sal de Epsom pode ser utilizado com segurança e eficácia para o problema em questão. Se o caso não melhorar ou chegar a piorar, avise o médico.

Você já estava ciente de para que serve o sal de Epsom? Conhece alguém que tenha o utilizado para um desses benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (85 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

15 comentários em “15 Benefícios do Sal de Epsom – Para Que Serve e Dicas de Como Usar!”

  1. aos interessados, comprei no mercado livre 1kg por 11 reais.Estou com esporão de calcaneo, e todas as noites faço um escaldapés. Realmente está reduzindo a inflamação;

    • O SAL DE EPSON É OXIGENADO ?
      POSSO DILUIR E USAR NO INALADOR ?
      POSSO DILUIR E USAR EM VAPORIZADOR DE AMBIENTE ?