Sal de Epsom – Para que serve e dicas de como usar

Especialista:
atualizado em 09/11/2020

Com tantos produtos e substâncias existentes no mercado que prometem contribuir com a saúde e a estética das pessoas, é normal que a gente fique um pouco em dúvida ao se deparar com um deles. E por isso vamos conhecer os benefícios e funções de uma dessas substâncias, o sal de Epsom.

Conhecido quimicamente pelo nome de sulfato de magnésio, o sal de Epsom é utilizado como um remédio natural há muitos anos em diversos países. Ele é fornecido por uma fonte salina localizada em Epsom, na Inglaterra – daí a origem do nome da substância.

Ele tem diversas aplicações, seja para a saúde, como item de beleza, e inclusive nos cuidados de jardinagem. Vamos então conhecer os principais benefícios do sal de epsom para a saúde e beleza com mais detalhes.

sal de epsom

Tem efeito analgésico e anti-inflamatório

O sal de epsom tem um efeito anti-inflamatório, e o seu uso já foi demonstrado em vários estudos. Assim, ele traz benefícios para algumas condições de saúde, como:

Outro efeito é o de inibir receptores nervosos que causam dores nos músculos, os chamados “pontos de gatilho”. Daí a sua propriedade analgésica, no alívio das dores musculares.

O sal de Epsom contribui para a saúde do coração

O sal de epsom também age melhorando a circulação sanguínea. Estudos mostram que ele age mantendo a elasticidade das artérias, prevenindo a formação de coágulos e diminuindo a pressão arterial.

Ameniza a prisão de ventre

Estudos já mostraram evidências que, ao ser ingerido, o sal de epsom pode melhorar a prisão de ventre, também conhecida pelo nome de constipação. Isso porque ele age como um laxante, aumentando o nível de água no intestino e oferecendo um alívio temporário em relação ao problema.

Mesmo é importante ressaltar que, mesmo sendo esse benefício demonstrado cientificamente, é necessário o acompanhamento de um médico, que poderá indicar o modo e frequência de consumo do produto.

Auxilia na remoção de farpas

Ao se machucar e ver que uma ou mais farpas entraram em seu corpo, você pode utilizar o sal de Epsom para removê-las. Basta misturar o sulfato de magnésio com uma pouco de água e mergulhar a região que foi afetada.

O produto reduzirá a inflamação ao redor da ferida e deixará a farpa mais mole, tornando a sua retirada mais fácil.

Alivia dores causadas por entorses, contusões e pela gota

A gota é uma doença causada pelo acúmulo de ácido úrico no sangue, que gera inflamação nas articulações. Um de seus sintomas é o inchaço, e o uso oral do sal de Epsom alivia esse sintoma.

Por conta de sua ação anti-inflamatória, e por ser facilmente absorvido pela pele, a substância é útil para amenizar a dor causada tanto pela gota, quanto por entorses e contusões.

Para isso é necessário mergulhar a parte do corpo afetada em uma solução de água com o sal de epsom. Duas xícaras de sal de Epsom misturadas com água morna no banho são suficientes para trazer alívio.

Ameniza o estresse, remove toxinas, relaxa o corpo e tem propriedades antifúngicas

banho de banheira com sal de epsom

O sal de Epsom pode ajudar a relaxar o corpo ao ser usado como um sal de banho, dissolvido em água quente. Assim, ele proporciona uma sensação de relaxamento e calma, e ajuda a melhorar o sono e a concentração.

Além disso, um banho com o sal de Epsom ajuda o organismo a remover as toxinas, substâncias nocivas à saúde. Para isso, misture duas xícaras do produto em uma banheira cheia de água, e fique por 10 minutos, de preferência duas vezes por semana.

Outra propriedade é o tratamento de infecções fúngicas como pé de atleta por exemplo. Para isso coloque a área afetada dentro de um recipiente contendo ½ xícara do sulfato de magnésio diluído em água morna.

O sal de Epsom limpa o rosto e esfolia a pele

O sal de Epsom ajuda a limpar naturalmente o rosto. Uma dica simples é juntar uma colher de chá da substância com o produto que você normalmente utiliza para limpar a pele e aplicar do modo que está acostumado a fazer.

Esfoliante

Outra aplicação do chá de Epsom para a beleza da pele é na sua esfoliação, onde o produto irá retirar as células mortas. Para isso siga as seguintes instruções:

  • Esfregue um punhado do composto na pele umedecida é que o produto fará a remoção das células mortas, tornando a pele mais saudável e macia

Removedor de cravos

Além disso ele remove cravos. Para isso siga as seguintes instruções:

  1. Faça a esfoliação da pele com o sal de epsom;
  2. Em seguida, junte uma colher de chá dele com quatro gotas de iodo líquido e ½ xícara de água quente;
  3. Após isso, é necessário mexer até dissolver o sal e esperar o conteúdo ficar morno;
  4. Por fim, basta massagear a área atingida pelos cravos com a mistura, esperar secar;
  5. Por fim lavar o rosto com água morna e secar-se com um pano limpo, massageando suavemente o rosto.

Retira produtos químicos e dá volume aos cabelos

Outra utilidade do sulfato de magnésio é a remoção de produtos químicos do cabelo. Se esse for o seu objetivo, siga as seguintes instruções:

  1. Misture uma xícara de sal de Epsom a uma xícara de suco de limão e jogar em um galão de água.
  2. O próximo passo é tampar a mistura e deixar descansar durante 24 horas.
  3. Então, você deve derramar o conteúdo no seu cabelo e ficar de 15 a 20 minutos com ele.
  4. A última etapa é lavar o cabelo da forma habitual.

Para dar volume aos cabelos, siga as seguintes instruções:

  1. Misture partes iguais do sulfato de magnésio (sal de Epsom) e condicionador (sem sulfato).
  2. O próximo passo é esquentar a misturar a uma temperatura um pouco acima da temperatura corporal;
  3. Passar em todo o cabelo, deixando o conteúdo agir durante 15 a 20 minutos;
  4. Por fim, basta lavar bem e curtir o novo visual.

Cuidados e contraindicações

Apesar de todos os benefícios do sal de epsom, alguns cuidados são necessários, para evitar intoxicações:

  • Nunca deixar ao alcance de crianças, uma vez que a ingestão acidental do sal de epsom é bastante perigosa;
  • Evitar o uso por grávidas, já que o sal é facilmente absorvido pela pele, e estudos mostram que pode ser tóxico para o bebê;
  • Sempre informe ao seu médico sobre o uso do sal de epsom, pois ele pode causar efeitos adversos e interagir com medicamentos;
  • É necessário ter cuidado quanto à sua ingestão, pois isso pode causar alguns efeitos colaterais como irritação gastrointestinal, diarreia, náusea e vômitos.

Você já estava ciente de para que serve o sal de Epsom? Conhece alguém que tenha o utilizado para um desses benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (86 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

15 comentários em “Sal de Epsom – Para que serve e dicas de como usar”

  1. aos interessados, comprei no mercado livre 1kg por 11 reais.Estou com esporão de calcaneo, e todas as noites faço um escaldapés. Realmente está reduzindo a inflamação;

    • O SAL DE EPSON É OXIGENADO ?
      POSSO DILUIR E USAR NO INALADOR ?
      POSSO DILUIR E USAR EM VAPORIZADOR DE AMBIENTE ?