Limão quebra jejum?

Especialista da área:
atualizado em 31/01/2022

Mesmo durante um jejum, há certos alimentos ou bebidas que você pode consumir. Será que o limão é um deles?

Antes de mais nada, é importante lembrar que o jejum é um período em que não é permitido se alimentar. Os motivos do jejum podem ser religiosos, ou ter relação com a saúde, como o preparo para um exame ou cirurgia, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

Há ainda o jejum intermitente, que é voltado principalmente para a perda de peso.

De qualquer forma, você pode tomar água na maioria dos casos, já que a hidratação é essencial para a saúde. Para “enganar” a barriga ou simplesmente sentir algum sabor durante o jejum, algumas pessoas consomem água com limão. 

Até porque o limão não é uma fruta muito agradável. Por isso, adicionar o fruto na água é uma boa estratégia para hidratar o corpo e obter nutrientes como a vitamina C. Além disso, ingerir um limão ou um copo de água com limão pode trazer uma sensação de saciedade, reduzindo a fome e ajudando a manter o jejum. 

Mas afinal, limão quebra o jejum?

Fatia de limão
O teor calórico do limão é muito baixo

Tudo depende da quantidade de limão e do objetivo do jejum.

Na teoria, o limão quebra o jejum porque a fruta contém calorias. No entanto, o teor calórico é tão baixo que é possível consumir limão sem quebrar o jejum. 

  Continua Depois da Publicidade  

Embora apresente calorias e carboidratos, o limão não é capaz de prejudicar o estado de cetose durante um jejum intermitente, por exemplo. 

Assim, desde que você não adicione açúcar ou outros ingredientes calóricos ao limão, é possível consumir a fruta com moderação durante o seu jejum, sem quebrá-lo.

Cuidados e dicas

Ainda que o limão não quebre o jejum, é importante moderar o consumo. Tomar água com limão o dia inteiro, por exemplo, pode quebrar o jejum por conta dos carboidratos da fruta que podem elevar os níveis de açúcar se consumida em excesso. 

Uma boa dica para reduzir os carboidratos (frutose) da sua água com limão é colocar um limão fatiado no copo, pois dessa forma a maior parte do açúcar da fruta não vai se dissolver na água. Outra opção é usar apenas meio limão espremido.

Jejum
Tome alguns cuidados, dependendo do tipo de jejum que estiver seguindo

Mas preste atenção, pois se o seu jejum for feito por motivos médicos ou religiosos, pode ser que o limão não seja tolerado nem em pequenas quantidades. 

Se você vai realizar um exame médico, é melhor deixar o limão para depois, já que a fruta pode interferir nos resultados.

  Continua Depois da Publicidade  

Por outro lado, se a sua meta é perder peso, é improvável que o limão prejudique seu emagrecimento. Portanto, se o limão é permitido no seu jejum, aproveite a fruta para obter alguns nutrientes e para manter a hidratação do seu corpo.

Fontes e referências adicionais

Você já fez algum tipo de jejum intermitente? Se sim, o que você podia comer sem sair do jejum? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 4,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário