Lipo de Alta Definição – O que é, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 10/09/2019

Um dos maiores incômodos das pessoas é a gordura localizada. Homens e principalmente mulheres costumam se incomodar bastante com esse problema. Estar acima do peso não é uma questão de escolha para a maioria das pessoas e, por isso, muitos buscam ter um corpo mais saudável e esteticamente bonito sempre que possível.

Sabe-se que a melhor forma de perder peso ou eliminar gordura de uma maneira geral é através de uma alimentação equilibrada e de baixa caloria aliada à prática de atividades físicas. Porém, algumas vezes, por mais que se perca peso, algumas pessoas sofrem com gordurinhas localizadas que insistem em permanecer principalmente nas regiões abdominais. Neste caso, como última tentativa, as pessoas podem apelar para a lipoaspiração.

Algumas outras pessoas que não têm paciência para realizar dietas e exercícios podem optar pela lipoaspiração logo de cara e agilizar o processo. O Brasil é um dos países que mais realiza cirurgias estéticas do mundo e a lipo está entre um dos procedimentos mais comuns nos consultórios estéticos.

Uma lipoaspiração voltada especificamente para a retirada de gordura abdominal chama-se lipo de alta definição. Você já ouviu falar? Se não, veja abaixo mais detalhes sobre o que é, dicas, benefícios e riscos dessa cirurgia.

O que é?

A lipo de alta definição é aquela voltada para pessoas que possuem gordura abdominal e não conseguem eliminá-la. Geralmente são pessoas que estão próximas de alcançar o peso ideal, mas não conseguem obter a tão sonhada barriga tanquinho através de dieta ou academia.

Uma forma de agilizar esse processo é através da lipo de alta definição que, além de retirar a gordura do abdômen ainda esculpe a região de forma que fique mais definida, destacando os músculos reto abdominal, serratil e oblíquo externo.

A cirurgia é realizada sob anestesia geral ou peridural e o procedimento completo dura cerca de 3 horas. A recuperação não é tão longa, pois após 10 dias de descanso já se pode voltar ao trabalho e às rotinas normais, mas sem realizar esforço. O resultado não é percebido imediatamente após a cirurgia, sendo que dentro de um mês pode-se ter uma visão completa do resultado gerado pós-cirurgia.

Passo a passo da lipo de alta definição

Existe um passo a passo para quem quer realizar esse tipo de cirurgia. Primeiro que pessoas muito acima do peso não são indicadas para realizá-la, uma vez que o objetivo é apenas esculpir o corpo e tirar as pequenas sobras de gordura. No caso de pessoas com sobrepeso ou obesas, são aconselhados outros tipos de lipo ou redução do estômago.

Agora, se você for uma pessoa saudável, com pequenas dobras na barriga e estiver disposta a fazer a lipo de alta definição, você precisa primeiramente realizar um check-up prévio e obrigatório. Realizar alguns exames como hemograma completo, urina, eletrocardiograma e radiografias é essencial para uma cirurgia segura. Dependendo da idade do paciente, pode-se exigir ainda outros exames a mais.

Após o resultado dos exames e autorização, uma data e horário será marcada para a sua cirurgia, que ocorrerá durante um máximo de três horas. Após isso, você será liberado e deverá ficar em repouso por cerca de 10 dias.

Dependendo do seu estado pós-cirúrgico, o cirurgião pode indicar alguns dias a mais de repouso, bem como alguns medicamentos cicatrizantes, anti-inflamatórios e analgésicos. Lembre-se que durante o período de recuperação você deve se alimentar bem para repor a energia perdida com alimentos ricos em sais minerais, proteínas, potássio e vitaminas como legumes, carnes e bastante líquido.

Não se deve restringir alimentos ou continuar seguindo um dieta para perda de peso neste momento, pois como o seu corpo está frágil, ele precisa se recuperar. Além disso, durante a recuperação a prática de qualquer atividade física, esporte ou esforço são proibidas.

Benefícios da lipo de alta definição e detalhes do procedimento

Os benefícios estão ligados única e exclusivamente à estética, uma vez que é uma cirurgia para esculpir e dar mais forma ao corpo, deixando o abdômen mais endurecido, se aproximando da sonhada barriga tanquinho.

Pode ser realizado tanto por homens, quanto mulheres. Um diferencial importante desse procedimento é que não é tão invasiva quanto outras cirurgias, pois é utilizada uma tecnologia de lipoaspiração ultra sônica, com utilização de energia pulsada para a remoção de gordura, causando assim o mínimo de danos para os tecidos.

O procedimento consiste em fazer pequenas incisões para inserção de um tubo metálico fino em regiões específicas dentro da camada de gordura subcutânea. A ponta do tubo inserido no abdômen vibra e libera frequências ultra sônicas para ativar as células de gordura que são rapidamente removidas com sucção.

Dependendo da intenção, alguns pacientes podem remover gordura localizada também no rosto, pernas, braços e costas, mas o mais comum é na barriga.

Riscos da lipo de alta definição

A lipoaspiração é considerada bastante segura, mas assim como toda cirurgia podem ocorrer complicações devido ao uso da anestesia geral. O risco de infecção é reduzido nessa cirurgia, pois são realizadas pequenas incisões e não uma abertura geral da região a ser trabalhada. O uso de antibióticos e outros medicamentos pós-operatórios também garante uma recuperação mais rápida e segura.

Após a cirurgia, alguns hospitais oferecem um monitoramento e acompanhamento constante da cicatrização, evitando que surpresas indesejáveis aconteçam. Seguindo as orientações corretamente, os riscos de problemas são eliminados e ao optar por um profissional renomado existe também a garantia do sucesso da operação, sem surpresas.

Dicas

A dica mais essencial de todas é saber escolher o centro cirúrgico ideal para realização do procedimento. Deve ser um lugar que te traga confiança, tenha uma infraestrutura organizada, com equipamentos de ultra geração e profissionais especializados com comprovações, certificados e experiência na área. Escolha um hospital que tenha UTI para que, em caso de qualquer complicação durante a cirurgia, você possa ser encaminhado rapidamente para a emergência. O ideal é buscar por indicações de pessoas de confiança, conhecidos que já realizaram a lipo de alta definição e tenham profissionais competentes para te indicar.

Após a cirurgia, indica-se a realização de drenagem e ultrassom para ajudar na eliminação do inchaço, comum na região após o procedimento. Estes métodos serão responsáveis por recompor o seu sistema linfático e garantir o sucesso do pós-operatório.

Outra dica é ficar atento aos preços. Nunca acredite em preços milagrosos ou hiper descontos para realizar o procedimento, pois a lipoaspiração possui alto custo devido à especialização dos cirurgiões e dos equipamentos tecnológicos envolvidos. Por isso, desconfie de preços muito em conta.

Você tem vontade de fazer uma lipo de alta definição para ficar com o abdômen totalmente chapado? Acredita que esta é realmente a melhor escolha para você? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (22 votos, média: 3,95 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

6 comentários em “Lipo de Alta Definição – O que é, Benefícios e Dicas”

  1. Ha dois anos e meio atras eu fiz um procedimento de abdominoplastia, nao fiz lipo nos flancos, pois, na época, nao tinha cânula de lipo no hospital, logo que fiz em hospital publico. Hj estou com 6 kg a mais e meus flancos estao mais ressaltados, ta me incomodando bastante e minha vontade é fazer uma lipo. Mas os custos sao muito altos e com essa crise em que estamos atravessando no momento fica inviável.momentoestamos atra

  2. Fiz a lipo de alta definição em Curitiba-PR. Não recomendo essa técnica.
    Na verdade, os gominhos são gordura pura. Portanto, você fica definido na gordura.
    Na foto, fica legal. Mas, quando se chega perto, logo se vê que você tem gordura e não definição.
    Quando engorda um pouco, aí fica mais feio.
    Acabei tendo que fazer uma segunda lipo para corrigir o tal tanquinho.
    Sugiro que faça a lipo tradicional, retirando o máximo de gordura possível. Ninguém merece fazer uma lipo e ficar com gordura
    na barriga. Fica a dica.

  3. Recentemente fiz uma lipoaspiração no abdômen, na clínica Master Health, para melhorar a aparência dessa região. Fiquei muito satisfeita com o resultado que obtive. Indico a clínica para quem tiver interesse.