Especialista da Área:

Maçã Desidratada Engorda? Calorias, Benefícios, Como Fazer, Chá e Dicas

🕐 24/12/2019

A maçã desidratada se tornou a alternativa de petisco daqueles que renunciaram as batatinhas e salgadinhos industrializados em nome da saúde. Ganhando cada vez mais espaço e diversidade nas prateleiras do mercado, esse lanchinho parece só oferecer vantagens, à primeira vista.

Vamos entender quais são os benefícios e analisar se a maçã desidratada engorda ou não, além de conhecer dicas de como incorporá-la na sua dieta das melhores maneiras possíveis.

Lanchinho nutritivo 

Maçãs desidratadas são ricas em fibra, que ajudam a regular o intestino. Também são ricas em ferro, o que te dá aquele tão necessário “gás” na energia, além de ajudar o sistema imunológico e a produção de novas células.

A fibra em particular é uma ótima aliada, pois te ajuda a se sentir satisfeito por mais tempo depois do consumo.

Esse lanchinho também possui vitaminas A e C, que atuam no bem estar da pele e dos ossos, e diversos tipos de vitamina B, que ajudam na manutenção do metabolismo.

O processo de desidratação 

As frutas desidratadas passam por um processo no qual toda a água distribuída pelo seu volume é extraída, deixando para trás uma “casca” ou uma versão “encolhida” dessa fruta. Por isso, as frutas desidratadas têm mais calorias que as frutas frescas. Como as calorias não são perdidas na desidratação e a superfície em que elas se distribuíam diminuiu, elas ficam mais concentradas.

Isso significa que uma porção de maçãs desidratadas pode conter até quatro vezes mais calorias do que a mesma quantidade de maçãs frescas. Isso quer dizer que a maçã desidratada engorda?

Precisamos lembrar que, quando se trata se perder peso, o ponto mais importante é o déficit de calorias e isso se baseia no controle das porções ingeridas ao longo do dia (além, é claro, da queima de calorias por meio do exercício físico). A maçã desidratada, assim como todas as frutas que passam pela desidratação, é mais calórica que sua versão fresca.

Isso não significa, porém, que a maçã desidratada engorda – não se você souber como consumi-la. Vamos dar uma olhada nas diferentes maneiras de incorporar esse delicioso petisco na sua dieta, aproveitando-se de todos os benefícios que ele tem a oferecer sem acumular calorias em excesso.

1. Coma sem açúcar

Muitas vezes, as maçãs desidratadas que vemos no supermercado são adoçadas com açúcar comum ou adoçantes “naturais” como mel. Isso só acrescenta calorias àquelas que já estão presentes na maçã e não vai te ajudar se o objetivo é emagrecer. Evite essas versões do petisco.

2. Controle suas porções

Essa é a maior preocupação a se ter em mente quando se trata de frutas desidratadas no geral. Não coma direto do pacote como se fossem batatinhas – é muito fácil se empolgar dessa forma e acabar com tudo de uma vez, o que definitivamente vai resultar no ganho de peso.

Uma boa pedida é combinar a maçã desidratada com outras comidinhas pouco calóricas. Você pode incorporá-la em uma deliciosa salada de folhas ou misturar uma porção com o seu iogurte no café da manhã.

3. Chá de maçã desidratada

Uma maneira excelente de aproveitar a maçã desidratada é por meio do chá! E o modo de preparo não poderia ser mais simples, nós ensinamos como fazer:

Coloque o equivalente a aproximadamente 10 gramas de fatias de maçã em uma xícara, acrescente água fervida, cubra o recipiente por 10 minutos e pronto! Remova, se preferir, as fatias de maçã da xícara antes de tomar seu chá.

Esse chá também é ótimo para tomar gelado no verão!

Como fazer 

Se depois de ler tudo isso você mal pode esperar para se deliciar com maçãs desidratadas, não precisa nem esperar a próxima ida ao mercado. Nós te ensinamos a fazer suas próprias porções em casa!

Comece com uma maçã madura. Corte o topo e comece a fatiar com uma faca – cada fatia deve ser bem fina. Se quiser que todas as fatias fiquem uniformes, use um fatiador.

Você pode cortar o miolo fora ou deixá-lo, como está, retirando apenas as sementes depois.

A maioria das receitas recomenda acrescentar açúcar ou canela antes de levar ao forno/desidratador. Se seu objetivo for cortar calorias, você pode pular essa parte. 

Desidratador – Se você for desidratar suas fatias usando um desidratador de alimentos, precisará deixá-las lá de 6 a 8 horas, a 57 ºC.

Forno – Se for usar o forno, arranje suas fatias numa bandeja, forrada com papel manteiga. Pré-aqueça o forno a 90 ºC e deixe assando por uma hora. Vire as fatias e aqueça por mais uma ou duas horas até toda a água ter evaporado. Se necessário, você pode ir virando as fatias ocasionalmente ao longo desse processo para que ambos os lados assem igualmente.

Depois disso é só consumir! Lembrando que você deve guardar as fatias num recipiente hermeticamente fechado, para que elas permaneçam crocantes.

Você já tinha ouvido falar que maçã desidratada engorda? Tem costume de comer esse tipo de lanchinho durante o dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 3,73 de 5)
Loading...

Deixe um comentário