Maltodextrina Engorda?

Maltodextrina é um composto que mostrou-se ser um importante aliado para os atletas e para quem pratica exercícios físicos mais intensos. Associada a alguns outros suplementos, é capaz de potencializar e otimizar os efeitos da prática intensa.

No entanto, Maltodextrina não é indicada para todas as pessoas e possui suas restrições. Se não for corretamente consumida, aliada à dieta e aos exercícios físicos corretos, pode gerar alguns transtornos e efeitos opostos aos que promete.

Partindo dessa observação, esclareceremos o porquê dessas restrições com relação à Maltodextrina, conheceremos seus componentes e a forma que os mesmos são metabolizados pelo corpo humano. Será que maltodextrina engorda? Quando deve ser consumida? É indicada para qualquer pessoa? Quem pode consumi-la? Veremos a seguir.

É no Amido que tudo começa

É a partir da hidrólise (quebra) do amido, formado por polímeros de glicose, que surge a Maltodextrina. Moléculas como as da Maltodextrina são facilmente metabolizadas pelas células do corpo, contribuindo com o aumento dos níveis de insulina (podendo até chegar aos picos), garantindo um maior transporte de nutrientes pelas células. Essa mesma glicose da Maltodextrina é naturalmente transformada em glicogênio, que por sua vez é responsável por garantir a energia indispensável às demais funções do corpo.

Gerando Energia

Como a Maltodextrina é capaz de garantir a gradual e intensa liberação de glicose para suprir as demandas energéticas do corpo, as proteínas não precisam sair de sua função principal para suprir o papel dos carboidratos, que é de garantir energia. Assim, as proteínas podem ocupar-se quase que totalmente em construir os tecidos musculares, otimizando esse seu papel.

Quem pode consumir Maltodextrina?

Por seu alto teor energético, esse composto é indicado para atletas, como tenistas, jogadores de futebol, maratonistas, nadadores, praticantes de musculação intensa etc. Não é aconselhável para os que praticam atividades físicas leves ou moderadas, já que uma alimentação balanceada é capaz de fornecer todas as taxas energéticas necessárias para esses tipos de exercícios.

Pessoas com diabetes, com triglicérides elevado, gestantes, lactantes, idosos, crianças e portadores de outra patologia não devem consumir esse tipo de suplemento (ou devem fazer isso com cuidado).

Maltodextrina Engorda?

Com todo esse ganho energético que a Maltodextrina gera, fica a pergunta: Maltodextrina Engorda?

A verdade é que, por ser um suplemento energético, a Malto possui uma grande quantidade de calorias por porção (em média, a dosagem diária gira em torno de 400 calorias – em 6 colheres de sopa de maltodextrina). Se todo esse fornecimento de energia não for queimado durante a prática, a maltodextrina engorda sim, e muito. É acumulada em forma de gordura. Por isso não é recomendada para pessoas que treinam pouco ou praticam exercícios leves.

Sugestão de Uso: Pré ou Pós-Treino?

Antes do treino, a Maltodextrina pode ser utilizada caso não tenha tempo para consumir uma refeição rica e com carboidratos complexos, que são energéticos e de lenta absorção. Assim, a malto poderá ser um bom substituto e fornecer glicose aos poucos ao seu corpo enquanto os exercícios são executados. É importante tomar o suplemento com até 1 hora de antecedência dos treinos.

Após o treino, a maltodextrina também é muito eficaz. Ela faz com que as proteínas sejam utilizadas somente para a formação de novos músculos, pois a maltodextrina cuidará do papel de repor os carboidratos que foram gastados durante os exercícios. Dessa forma, quebra-se o efeito catabólico, que é a perda da massa magra e ainda ajuda na recuperação dos músculos.  

Quanto tomar

Em geral, é recomendado tomar de 1 a 2 vezes por dia, antes e/ou depois dos treinos, na quantidade de até 4 colheres de sopa. Pode ser diluída em qualquer bebida de sua preferência (sucos, leite, iogurte, água).

É recomendado que seu uso seja aliado a outro suplemento, principalmente os que auxiliam na hipertrofia muscular, como o Whey Protein.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Como você toma a maltodextrina? Você a toma para ganhar massa muscular ou para ganhar energia para seu treino? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (37 votos, média: 3,97 de 5)
Loading...

21 comentários em “Maltodextrina Engorda?”

  1. Tenho 39 anos e faço funcional 7 x semana de 60 minutos dia. Eu já tive câncer de mama e não posso tomar nada que tenha hormônio, a maltodextrina é recomendada para o meu caso, pois eu gostaria de toma-la como pré-treino?!

  2. Tenho 40 anos, e metabolismo hiper acelerado, perco peso muito rápido, pedalo com intensidade em média 40 minutos 2 vzs ao dia, tempo total de 1 hora e 20 em média, não tenho gordura para eliminar, estou tomando malto pra “repor” energia, estou fazendo certo????

  3. Posso utilizar 300g maltodextrina como única fonte de carboidratos para um dia inteiro, divididas em 4 ou 5 refeições. Assumindo que eu ainda ingira 60g de proteínas e 62g de gorduras boas além de 100% vitaminnas e minerais, também divididas nas mesmas 4 ou 5 refeições. Esse total me dará 2000cal para um dia.

    • A maltodextrina é indicada para pessoas que fazem atividades físicas pesadas. Você também pratica musculação/levantamento de peso? Se sim, numa frequência boa a cada semana, pode usar.

  4. Olá, eu treino 5 vezes na semana uma série A, B e C e faço cerca de 20 min de esteira, totalizando umas 2h no mínimo dentro da academia. Não fui a um nutricionista perguntar se posso tomar Maltodextrina, porém comprei para me dar energia nos treinos. É recomendável? Qual medida posso seguir?

  5. Tomo para ter gás antes da corrida, corro uns 25
    Km por semana (dividido em 3 dias ) e faço duas vezes musculação de forma moderada, só tomo uma medida que vem dentro do próprio pote antes de correr, mas tenho medo de engordar e depois da corrido tomo whey proteína ou um copo de leite de soja .

  6. minha filha tem 19 anos e pesa 32 q ,posso da malto para ela engordar pois a medica disse que ela precisa de massa magra.

  7. Muito bom o topico esclareceu todas as minhas duvidas ,mais tenho uma pergunta :eu estou começando um treino para hipertrofia, malhar 4dias na semana e descançar sexta,sábAdo e domingo devo tomar so durante estes dias de treino .ou toda semana.

  8. Olá! Estou fazendo musculação e saio do serviço vou para casa como uma fatia de pão integral após uma hora vou para a academia. Meu tempo de treino é de uma hora e meia hora! Logo que volto do treino tomo um shake, 250 ml de água, três colheres de sopa de maltodextrina e uma dose de creatina, após meia hora faço outro shake, 200 ml de água, uma scoop de whey e um BCAA 1500. Uma hora depois como uma salada com um ou dois pedaços, bife, peito de frango ou carne magra! Minha meta é adquirir massa, mas, não quero engordar. Gostaria de saber se minha forma de treino está correta ou errada? Como eu disse, minha meta é apenas massa, não gordura! Obrigado

  9. Olá! Estou fazendo aeroforce e saio do serviço e já vou direto para a academia. O tempo de treino é de meia hora! me indicaram tomar a maltodextrina antes do treino por eu não ter tempo de me laimentar! Só que nao quero engordar, pois por isso estou fazendo a academia! Gostaria de saber se eu vou engordar tomarndo a maltodextrina antes do meu treino. obrigada

  10. Oi comecei a fazer musculação pq perdi muito peso e agora afirmar meu corpo, faço musculação de segunda a sexta posso tomar maltodextrina, ñ vou engordar? So quero criar músculos

  11. Sou corredora e treine em media 3 a 4 x por semana totalizando uns 30 a 35 kms por semana, tbm faço 2 x musculação moderada e um treino de cros fit na semana. Quero saber se posso fazer uso da malto dextrina, pois tenho receio de engordar. Grata pela atenção.
    Ótima a matéria

  12. Oi, Estou querendo emagrecer, e faço um treino de segunda a sexta, de mais ou menos 2hrs, com musculação e cardio, e comecei a tomar whey, e maltodextrina, porem fico com receio de tomar as 4 colheres e tomo apenas 2~3 com medo de engordar, estou fazendo errado? deveria usar as 4 colheres recomendadas ?

  13. Minha irmã tem 73 anos e está tomando, foi receitado pelo médico, na época que começou a tomar estava com desnutrição. Hoje ela toma três medidas por dia junto com outros suplementos e melhorou bastante!

Deixe um comentário