Meia de compressão: o que é e qual sua função na corrida?

Especialista da área:
atualizado em 27/06/2022

Se você pratica a corrida por muito tempo, começou a sentir um cansaço maior nas pernas e está tendo que lidar com cãibras frequentes, pode ser que você precise começar a usar meias de compressão para aliviar esses desconfortos.

O que é uma meia de compressão?

As meias de compressão são meias personalizadas com fibras elásticas desenvolvidas para comprimir os vasos sanguíneos da parte inferior das pernas, com o objetivo de impedir que os fluidos se acumulem, promovendo melhora do fluxo sanguíneo, reduzindo o inchaço e aumentando a oxigenação do tecido muscular.

  Continua Depois da Publicidade  

Além de serem utilizadas por atletas durante a corrida, as meias de compressão também podem ser úteis para melhorar a recuperação pós-treino. Não só isso, mas também existem outros tipos de meias de compressão mais específicas que podem prevenir edema, trombose e varizes. As fibras elásticas ajudam a dar suporte aos músculos, proporcionando uma sensação de relaxamento e mais energia às pernas, evitando dores e inchaços. 

Elas podem ser usadas também para evitar cãibras durante viagens longas de carro ou avião e até por trabalhadores de longa jornada para conseguir aguentar o cansaço físico por ficar muito tempo em pé.

Manter um bom fluxo sanguíneo é importante para impedir o acúmulo de sangue, o aparecimento de danos e inflamação das veias, varizes e coágulos.

Quais são seus benefícios para a corrida?

Corrida
Usar um par de meia de compressão pode trazer efeitos positivos para quem corre

Os principais benefícios das meias de compressão são:

  • Melhora da circulação sanguínea
  • Maior oxigenação do tecido
  • Melhora do desempenho
  • Redução do ácido lático, que está ligado a dor muscular
  • Prevenção de cãibras e inchaços
  • Boa recuperação pós-corrida.

Um estudo publicado sobre “Meias de compressão e recuperação funcional após uma maratona” confirmou que o uso das meias por 48 horas após um exercício exaustivo, como uma maratona de corrida, ajuda na recuperação dos corredores.

  Continua Depois da Publicidade  

Nesse sentido ainda, outros estudos confirmam que o uso das meias durante a corrida de alta intensidade tem um impacto positivo no desempenho dos atletas, melhorando a sua resistência. Os mecanismos ainda não são claros, mas sugere-se que o impacto positivo pode ser provocado pela melhoria da circulação de oxigênio no músculo e pela redução dos espasmos musculares.

Existe alguma contraindicação?

Corredora confusa
Algumas pessoas podem ficar confusas quanto às contraindicações da meia de compressão

A meia de compressão para atletas é considerada segura, pois o nível de compressão é baixo. No entanto, as meias de compressão feitas para atender demandas médicas podem ter um grau mais elevado de compressão, por isso, devem ser usadas sob acompanhamento de um profissional.

Preste atenção no nível de compressão da meia antes de adquirir a sua. Outro ponto importante é que as meias não curam nenhum tipo de lesão ou corrigem nenhum mau hábito de corrida, então, dependendo da origem da dor, o uso de compressão pode não resolver o desconforto.

Outros motivos para usar as meias de compressão para correr

As meias de compressão podem ser uma alternativa para manter as pernas aquecidas ao correr em dias frios se você for do tipo de corredor que detesta correr de calças.

Se costuma correr em trilhas, as meias podem ser uma proteção extra para evitar arranhões, cortes e outros acidentes.

Fontes e referências adicionais

Você já usou meia de compressão para corrida? Quais efeitos notou? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário