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Melancia é Bom para Pressão Alta?

Veja se comer melancia é bom para pressão alta mesmo ou se não há muita diferença em adicionar esta fruta na sua dieta caso você seja hipertenso.

Que a melancia é saborosa e combina muito bem com os dias de calor, seja na sua forma in natura, como um suco de melancia refrescante e delicioso, você provavelmente já sabe. Mas será que a fruta também pode ser poderosa em relação à nossa saúde? Você já ouviu falar que a melancia é bom para pressão alta?

Seria esse um dos tantos benefícios da melancia, ou os pacientes que sofrem com a hipertensão não obtêm tantos benefícios assim ao consumir a fruta? Confira a seguir.

Sobre a pressão alta

Antes de começarmos a discutir se a melancia é bom para pressão alta, doença que também é conhecida pelo nome de hipertensão, é importante que se conheça a condição um pouco melhor.

Pois bem, a pressão arterial é determinada tanto pela quantidade de sangue que o coração bombeia quanto pela resistência ao fluxo sanguíneo nas artérias. Quanto mais sangue o coração bombear e quanto mais estreitas forem as artérias, maior será o nível de pressão arterial.

Com isso, um quadro de hipertensão é desenvolvido quando a força do sangue contra as paredes arteriais é elevada o suficiente para provocar problemas de saúde. Um dos perigos da doença é que a pressão alta é descrita como uma doença silenciosa.

Isso porque a hipertensão não costuma provocar sintomas – ainda que possam surgir sinais como dores de cabeça, dificuldade em respirar e hemorragia nasal, eles não são específicos da condição e geralmente não aparecem até que ela tenha atingido um nível perigoso.

Ao mesmo tempo, a pressão alta exige a nossa atenção porque um quadro descontrolado de hipertensão pode causar uma série de complicações graves como: ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma, insuficiência do coração, síndrome metabólica, dificuldade de memória ou compreensão e demência.

Outras complicações de uma pressão arterial elevada não tratada incluem o enfraquecimento e estreitamento de vasos sanguíneos nos rins, o que evita que o órgão funcione apropriadamente, e o espessamento, estreitamento ou rompimento de vasos sanguíneos nos olhos, o que pode resultar na perda de visão.

Portanto, não é à toa que, quando vamos a uma consulta médica, a nossa pressão arterial é sempre conferida. E não é a troco de nada que, uma vez que a hipertensão é diagnosticada, o tratamento recomendado pelo médico precisa ser seguido corretamente.

E então, será que comer melancia é bom para pressão alta?

Além de deliciosa, a melancia é nutritiva: ela serve como fonte de potássio, magnésio, cobre, vitamina A, vitamina B5, vitamina B6 e vitamina C. Mas será que um ou mais desses nutrientes justificam a afirmação de que a melancia é bom para pressão alta?

A graduada em terapia nutricional Jayne Leonard apontou a melancia em uma lista publicada online como um dos alimentos que podem ser bons para a pressão arterial elevada.

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A justificativa apresentada por ela é que a fruta apresenta o aminoácido citrulina em sua composição. “A citrulina ajuda o corpo a produzir óxido nítrico, um gás que relaxa os vasos sanguíneos e encoraja a flexibilidade nas artérias. Esses efeitos apoiam o fluxo de sangue, o que pode diminuir a pressão arterial alta”, afirmou Leonard.

No mesmo sentido, a nutricionista e mestra em educação nutricional Kerri-Ann Jennings apontou que o óxido nítrico, cuja produção é estimulada pela citrulina encontrada na melancia, ajuda os vasos sanguíneos a se expandirem, o que contribui com a diminuição da pressão arterial.

A graduada em terapia nutricional mencionou um estudo, de autoria de pesquisadores da Universidade do Estado da Flórida, que apontou que o uso de suplemento de extrato de melancia em adultos obesos com pré ou leve hipertensão diminuiu a pressão arterial em seus tornozelos e artérias braquiais. A artéria braquial é a principal artéria do antebraço.

Aqui vale citar que o Índice Tornozelo-Braquial (IBT), que representa a razão entre a pressão arterial sistólica do tornozelo e do braço, pode ser usado como uma ferramenta para diagnosticar problemas cardiovasculares, segundo apontou o estudo “Índice tornozelo-braquial no diagnóstico da doença aterosclerótica carotídea”, publicado na Revista Brasileira de Hipertensão.

Entretanto, é necessário ponderar que a pesquisa em questão foi conduzida com um suplemento de extrato de melancia e não com a fruta em si.

O licopeno

De acordo com a nutricionista e mestra em educação nutricional Kerri-Ann Jennings, a melancia também é rica em carotenoides e entre eles encontra-se o antioxidante licopeno.

Mas o que será que o licopeno tem a ver com o fato da melancia ser boa ou não para a pressão arterial? Bem, segundo a mestra em educação nutricional, pesquisas já sugeriram que o licopeno pode contribuir com a diminuição da pressão arterial.

Pesquisadores da China conduziram uma meta-análise a respeito de estudos de intervenção sobre a suplementação com licopeno e a pressão arterial. A pesquisa apontou que, embora estudos epidemiológicos tenham apontado que a suplementação com licopeno possa diminuir a pressão arterial, os resultados são conflitantes.

Então, ao analisar o que os experimentos mostravam a respeito disso, os cientistas concluíram que uma dosagem diária mais elevada do suplemento de licopeno – maior que 12 mg diariamente – poderia diminuir a pressão arterial sistólica, especialmente para os asiáticos ou pacientes com pressão arterial sistólica maior que 120 mmHg.

Mais uma vez, é nosso dever ponderar e ressaltar que a meta-análise em questão avaliou a suplementação de licopeno e não o consumo do licopeno por meio da melancia.

Atenção

“Fatores associados ao estilo de vida, incluindo a dieta, podem diminuir os seus riscos de ataque no coração e acidente vascular cerebral (AVC), por meio da redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol”, afirmou a nutricionista e mestra em educação nutricional Kerri-Ann Jennings.

Ou seja, seguir uma dieta com alimentos saudáveis como a melancia é uma boa pedida para auxiliar o tratamento da pressão arterial e evitar outros problemas de saúde associados à condição. Entretanto, mesmo com todas as possíveis vantagens da fruta para a pressão arterial apontadas acima, não podemos dizer que ela sirva como uma espécie de cura para a condição.

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Por isso, embora quem sofra com a doença possa se beneficiar e possamos dizer que melancia é bom para pressão alta, o paciente hipertenso jamais deve abandonar o tratamento completo recomendado pelo médico somente pelo uso da fruta ou por suplementos à base do alimento e/ou de seus compostos.

Conforme aprendemos acima, a pressão arterial elevada é uma doença séria, que pode resultar em complicações graves para a saúde. Portanto, não podemos brincar com os cuidados em relação à condição.

Caso você tenha sido diagnosticado com a hipertensão, converse com o seu médico e/ou nutricionista a respeito da dieta ideal para auxiliar o tratamento da doença e peça que o profissional te ensine como incluir a melancia no regime alimentar de modo que ela contribua com o controle da pressão alta.

Tenha em mente que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as orientações qualificadas e profissionais do médico e do nutricionista.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que melancia é bom para pressão alta? Possui essa condição e pretende consumir mais da fruta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

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