7 melhores frutas para quem tem refluxo

Especialista da área:
atualizado em 17/03/2022

Quem já sofreu com queimação, regurgitação e outros sinais do refluxo sabe como eles podem ser desagradáveis. Mas, se alguns alimentos são gatilhos da doença e fazem com que os sintomas apareçam, há aqueles que podem ajudar. Por exemplo as boas frutas para quem tem refluxo.

Dicas para a dieta de quem tem refluxo

Manter um peso saudável, esperar ao menos três horas após se alimentar antes de deitar, comer devagar e mastigar bem são algumas das orientações para quem tem refluxo. 

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, recomenda-se evitar comidas e bebidas que podem disparar os sintomas da condição. Por exemplo, alimentos gordurosos, frituras, molho de tomate, chocolate, cebola, alho, hortelã, frutas cítricas, fast-food, comidas processadas, pimentas, cafeína, bebidas gaseificadas e bebidas alcoólicas. 

Por outro lado, existem os alimentos que ajudam quem sofre com a doença, como grãos integrais, batata doce, cenoura, beterraba, aspargo, brócolis, couve-flor, nozes, erva-doce, pepino, alface e chás de ervas. Conheça em mais detalhes a dieta para refluxo.

7 frutas para quem tem refluxo

O grupo dos alimentos que combatem o problema também conta com frutas muito gostosas. Conheça ótimas opções de frutas para quem tem refluxo.

1. Banana

Banana
A banana é um alimento alcalino que ajuda quem tem refluxo

Enquanto os alimentos que apresentam um pH baixo são ácidos e têm mais chances de provocar o refluxo, aqueles que possuem um pH mais alto são alcalinos e podem ajudar a compensar o forte ácido estomacal. 

É justamente por fazer parte do grupo dos alimentos alcalinos que a banana entra na lista de frutas para quem tem refluxo.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Melancia

Quando alguém fala em frutas ricas em água, não tem como não lembrar da melancia, não é mesmo? Então, é por isso que ela não poderia deixar de fazer parte da lista, já que consumir alimentos que possuem bastante água pode diluir e enfraquecer o ácido estomacal.

3. Melão

Por apresentar um alto teor de água, ao mesmo tempo em que conta com um nível baixo de acidez, o melão é mais uma alternativa entre as frutas para quem tem refluxo. 

4. Pera

Pera
A pera tem um teor muito baixo de acidez, e por isso pode ajudar quem tem refluxo

De acordo com a IFFGD (Fundação Internacional para Distúrbios Gastrointestinais), a pera também faz parte das frutas que podem ser consumidas por quem sofre com o refluxo. 

Por ter menos acidez que as frutas cítricas e o tomate, ela traz um menor risco de desencadear os sintomas da doença.

5. Mamão papaia

Se ele está aqui é porque tem um nível baixo de acidez. No entanto, esse não é o único motivo: o mamão papaia ainda apresenta a enzima papaína, que é famosa por contribuir com a digestão.

6. Maçã

A maçã também foi listada pela IFFGD entre a variedade de frutas não-cítricas que o paciente que sofre com refluxo pode escolher para a sua dieta. Entretanto, é importante tomar cuidado com a maçã-verde, que é mais ácida e, portanto, tem mais chances de aumentar os sintomas do refluxo.

  Continua Depois da Publicidade  

7. Coco

Coco
Os famosos eletrólitos da água de coco ajudam a controlar o refluxo

A água natural do coco sem adição de açúcar pode ser uma boa opção de bebida para quem sofre com a condição. Isso porque ela contém eletrólitos que ajudam a equilibrar o pH do organismo, algo fundamental para controlar o refluxo.

Fique de olho nas frutas para quem tem refluxo

Os alimentos não são capazes de reverter um quadro de refluxo, porém alguns fazem com que a pessoa sinta-se melhor do que outros. Mas, esses alimentos podem não ser os mesmos para todo mundo que tem refluxo.

Portanto, fique atento em como se sente ao consumir as frutas para quem tem refluxo e observe qual faz com que você fique bem, qual não faz muita diferença ou até mesmo se alguma delas traz algum sintoma indesejado. 

Fontes e referências adicionais

Você costuma sofrer muito com refluxo? Pretende incluir essas frutas para quem tem refluxo na dieta para minimizar o incômodo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário