Menstruação pós parto – Como é e quando volta ao normal

Especialista da área:
atualizado em 20/05/2021

A menstruação – como muitos outros aspectos da vida – muda depois do parto. Saiba como é a menstruação pós parto e quando ela volta ao normal.

  Continua Depois da Publicidade  

O ciclo menstrual após o parto pode demorar um pouco para voltar ao normal. Fatores como a amamentação podem influenciar bastante nesse processo.

Mulheres que não amamentam podem esperar um retorno mais breve do ciclo menstrual. Já aquelas que optam pela amamentação exclusiva podem ficar mais tempo livres do período.

Aliás, é normal observar irregularidades no ciclo menstrual nos primeiros meses após o parto.

Entenda então como isso funciona e quanto tempo depois do parto a sua menstruação deve voltar ao normal.

Como é a menstruação depois do parto

A primeira coisa a ter em mente é que o fluxo menstrual não será o mesmo de antes. Pelo menos não pelos primeiros meses depois da gravidez.

Além das mudanças no fluxo de sangue, você também pode notar:

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, o seu ciclo pode se tornar irregular, já que a mulher passa por muitas flutuações hormonais durante e após a gestação.

Mas não se preocupe, pois ao longo do tempo seu corpo vai se reajustando e você terá uma menstruação mais previsível.

Função da prolactina na menstruação pós parto

Outra dúvida que surge é em relação à amamentação e a volta da menstruação.

Saiba que é comum mulheres que amamentam terem uma menstruação tardia após o parto. Isso tem a ver com o hormônio prolactina, responsável por estimular a produção de leite materno.

Quando os níveis de prolactina estão altos, o corpo libera menos hormônios reprodutivos. Ou seja, tanto a ovulação quanto a menstruação sofrem inibição pela presença da prolactina.

Por isso, há casos em que a mulher só volta a menstruar depois que para de amamentar – e isso é verdade principalmente em casos em que o bebê só toma o leite materno e nenhuma fonte de leite artificial.

  Continua Depois da Publicidade  

Por outro lado, mulheres que desmamam os seus bebês precocemente, não amamentam ou optam pela amamentação mista com leite materno e mamadeira menstruam mais rapidamente.

Sangramentos que não são menstruação

Vale lembrar que é normal observar um sangramento por até 3 semanas depois do parto que não é o retorno da menstruação. Tratam-se de lóquios – pequenos coágulos sanguíneos e outros resquícios da placenta.

Além disso, a via de parto não interfere no retorno da menstruação. Então, não importa se o seu parto foi normal ou por meio de uma cesariana, a volta da menstruação será igual.

Quando volta ao normal

menstruação pós parto

O fluxo menstrual e a regularidade dos ciclos menstruais podem variar por um tempo, mas depois de 2 ou 3 meses menstruando, o ciclo se torna mais regular.

Na maioria das vezes, as mulheres que amamentam exclusivamente os seus bebês podem ficar até 6 meses (ou mais) sem menstruar depois do nascimento do bebê.

  Continua Depois da Publicidade  

Já as que fazem aleitamento misto ou não amamentam podem ter a primeira menstruação cerca de 3 meses após o parto.

Algumas mulheres esperam a primeira menstruação pós parto para voltar a usar métodos contraceptivos.

Mas é importante lembrar que embora não seja possível engravidar enquanto a ovulação está suprimida pela prolactina, o período fértil volta antes da menstruação pós parto.

Por isso, é importante se precaver mesmo sem estar menstruando – principalmente se você realmente não quer engravidar de novo neste momento.

Mesmo sabendo o que esperar do seu ciclo menstrual após o parto, não deixe de entrar em contato com seu ginecologista-obstetra para tirar dúvidas e fazer o acompanhamento adequado depois do nascimento do seu bebê.

  Continua Depois da Publicidade  

Vídeo

Se você está passando pelo pós parto, veja também dicas de alimentação valiosas que a nossa nutricionista deu no vídeo abaixo:

Você já passou pela menstruação pós parto? Quanto tempo demorou para voltar ao normal? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário