Grávida pode tomar água com gás?

Especialista da área:
atualizado em 31/01/2022

Mulheres grávidas têm que lidar com muitos mitos e um deles é sobre tomar água com gás. 

Quando uma mulher fica grávida, muita gente começa a indicar alimentos e bebidas que a gestante pode ou não pode consumir. Em meio a tantos palpites, é normal sentir insegurança. 

  Continua Depois da Publicidade  

Mas calma, pois a água com gás não é inimiga da gestação. Entenda o motivo a seguir.

Grávida pode tomar água com gás?

A água com gás nada mais é do que uma água que também contém ácido carbônico, responsável pelas bolhas, e alguns minerais como sódio, cálcio e magnésio. 

Em geral, as grávidas podem tomar água com gás, principalmente a água mineral naturalmente gaseificada. 

Certamente, vale a pena ressaltar as exceções, que incluem as gestantes com problemas de saúde como por exemplo a síndrome do intestino irritável. Pois neste caso, o consumo de água com gás pode piorar os sintomas da doença.

Além disso, a água carbonatada não faz muito bem para quem está com flatulência, já que o ácido carbônico pode aumentar os gases e causar ainda mais desconforto.

  Continua Depois da Publicidade  

Por último, também vale a pena checar a quantidade de sais presentes na água, pois algumas grávidas podem desenvolver hipertensão durante a gestação. Assim, é importante observar a quantidade de sódio no rótulo que, em excesso na dieta pode elevar a pressão arterial. 

Mitos sobre a água com gás na gestação

Água com gás
Não caia em alguns mitos quanto ao consumo da água com gás na gravidez

Confira a seguir os principais mitos sobre água com gás é gravidez.

Mito 1: Faz mal na gestação 

Tomar água com gás não prejudica a gestação, mas pode aumentar o desconforto em mulheres que estão sofrendo com inchaço ou gases.

Mito 2: Causa mal estar no bebê

Não há evidências científicas de que a água com gás faça mal para o bebê, mas ainda assim algumas mulheres ficam inseguras de tomar a bebida gaseificada durante a gestação ou no período de amamentação. 

Isso acontece porque circulam mitos sobre a água com gás causar cólicas no bebê. Além disso, algumas pessoas já ouviram falar de que a água com gás pode levar à perda de cálcio. Mas nada disso é verdade. 

Aliás, o que prejudica a absorção de cálcio é a ingestão frequente de outras bebidas carbonatadas como os refrigerantes que contém cafeína e ácido fosfórico em sua composição.

  Continua Depois da Publicidade  

Mito 3: Água com gás dá celulite

Tomar água gaseificada não causa celulite. Por outro lado, o excesso de açúcar na alimentação pode sim aumentar o risco de celulites, mas esse não é o caso de bebidas livre de calorias e de açúcares como a água com gás.

Benefícios da água com gás durante a gravidez

Grávida tomando água com gás
Existem vários benefícios para as grávidas ao tomar água com gás

Muitas mulheres afirmam que tomar água com gás ajuda a aliviar as náuseas e o desconforto gástrico, que são comuns no início da gravidez. 

A bebida também permite que a mulher se mantenha hidratada. De fato, aumentar a ingestão de líquidos saudáveis ao longo da gravidez é fundamental para garantir uma boa circulação de sangue para a mulher e seu bebê, já que nesse período aumenta muito a quantidade de fluidos no corpo feminino.

Outro benefício é que o ácido carbônico da água com gás favorece a liberação de sucos gástricos, o que estimula a digestão. Assim, tomar água carbonatada pode ajudar no processo digestivo e aliviar a constipação que afeta várias gestantes.

Por último, a água com gás não contém calorias e, assim, não contribui com o ganho de peso durante a gravidez.

O único cuidado que deve ser tomado é em relação a condições pré-existentes ou da própria gravidez como por exemplo excesso de gases, problemas renais ou hipertensão. Também é recomendado evitar bebidas gaseificadas com sabor, que podem conter ingredientes prejudiciais à saúde como açúcar adicionado, corantes, aromatizantes e outros aditivos alimentares.

  Continua Depois da Publicidade  

Nos demais casos, você pode beber água com gás na sua gestação sem se preocupar.

Fontes e referências adicionais

Você acreditava que tomar água com gás era prejudicial na gravidez? Você já teve receio de ter celulite por causa da água com gás? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário