Causas de ciclo menstrual irregular

Especialista da área:
atualizado em 01/04/2021

Seu ciclo menstrual está constantemente atrasado? Conheça então as causas de ciclo menstrual irregular e quando isso é um problema.

  Continua Depois da Publicidade  

O ciclo menstrual não segue um calendário tão preciso assim. Na verdade, muitas mulheres sofrem com períodos irregulares. Aliás, se você está preocupada com a sua menstruação atrasada, veja os remédios que podem descer a menstruação.

Antes de mais nada, é preciso esclarecer o que é considerado um ciclo menstrual irregular.

Pequenas variações de dias são normais. Nesse caso, não é preciso se preocupar achando que a sua menstruação está irregular. 

Além disso, saiba que se o seu ciclo é mais longo do que a média de 28 dias, não há nenhum problema. Entenda então como detectar um ciclo menstrual irregular e quando isso pode indicar um problema de saúde.

Ciclo menstrual normal x irregular

Em primeiro lugar, é preciso saber identificar um ciclo menstrual normal. Sabe aquela regra do ciclo de 28 dias de duração? Pois é, isso é um mito.

Embora existam mulheres com ciclos menstruais de exatamente 28 dias, muitas outras têm ciclos com 30, 35, 40 e até 45 dias de duração! Ter ciclos mais longos ou mais curtos não diz muito sobre a sua saúde. O que traz informações relevantes é a regularidade deles.

Assim, um ciclo menstrual irregular é aquele que:

  • Tem durações muito variáveis de um mês para o outro;
  • Faz você perder muito sangue em um mês e pouco (ou nenhum) sangue no mês seguinte;
  • O número de dias que você sangra é muito variável.

Ou seja, se seu ciclo tem aproximadamente 35 dias de duração sempre, ele é considerado regular. Variações de 2 ou 3 dias são normais e podem ocorrer. Assim, se um ciclo dura 35 dias, o outro dura 37 e o seguinte dura 34 dias, está tudo bem. Porém, se essa variação é superior a 3 dias, é provável que sua menstruação seja irregular.

Para ficar mais claro, um exemplo de ciclo irregular é aquele em que um ciclo dura 30 dias, o outro dura 45 e o outro dura 38 dias.

  Continua Depois da Publicidade  

Alguns ginecologistas afirmam que ciclos menstruais que duram mais do que 35 dias não são irregulares desde que a duração dos ciclos seja aproximadamente a mesma. Por outro lado, outros médicos já gostam de investigar se há uma causa por trás de ciclos menstruais mais longos do que a média.

Causas de ciclo menstrual irregular

mulher segurando absorvente

Os períodos menstruais irregulares – chamados também de oligomenorreia – podem sofrer influência de vários fatores, como por exemplo:

  • Doenças;
  • Mudanças hormonais;
  • Exercícios físicos;
  • Desequilíbrios hormonais;
  • Métodos contraceptivos.

Em geral, os hormônios que mais afetam o ciclo menstrual são o estrogênio e a progesterona.

Confira com mais detalhes as causas mais comuns de ciclos irregulares:

Síndrome do ovário policístico

Mulheres com síndrome do ovário policístico (SOP) têm folículos nos ovários ou pequenos cistos que podem afetar a ovulação. Assim, é possível que uma mulher com SOP não ovule todos os meses.

Como resultado, a menstruação se torna irregular ou até mesmo inexistente em alguns meses.

Problemas na tireoide

Alterações na função da tireoide – como o hipotireoidismo ou o hipertireoidismo, por exemplo – podem afetar o equilíbrio hormonal no corpo, causando mudanças no padrão da menstruação.

Desnutrição ou transtornos alimentares

Quem sofre com a má absorção de nutrientes, deficiências nutricionais ou transtornos alimentares – como por exemplo a anorexia nervosa – podem ter mudanças hormonais importantes. 

  Continua Depois da Publicidade  

De fato, a perda de peso em excesso pode até interromper a menstruação em algumas mulheres.

Endometriose

Na endometriose, as células que revestem o útero passam a se desenvolver fora dele. Isso pode causar menstruação irregular, além de dor e problemas de fertilidade feminina.

Uso de contraceptivos

O uso de pílulas anticoncepcionais pode afetar a menstruação. Além disso, o uso de dispositivos intrauterinos (DIU) também podem levar à anormalidades no ciclo menstrual.

Pré-menopausa

É comum que um pouco antes da menopausa, as mulheres tenham menstruações irregulares. Além disso, o fluxo menstrual pode mudar. 

Por isso, irregulares menstruais podem indicar que a menopausa está chegando.

Outras causas

Por fim, outros fatores podem influenciar na menstruação, como por exemplo:

  • Obesidade;
  • Estresse emocional;
  • Mudança brusca no padrão de sono;
  • Excesso de exercícios físicos.

Além disso, a gravidez e a amamentação também podem mexer com o ciclo menstrual.

Devo me preocupar com a menstruação irregular? O que fazer?

mulher com dor menstrual

Tudo depende da causa. Se a menstruação irregular for causada por um problema de saúde que pode ser corrigido, então o tratamento deve ser feito.

Por exemplo, uma tireóide disfuncional pode ser tratada para voltar a produzir hormônios normalmente e, assim, regular a menstruação. Outras alternativas de tratamento que devem ser avaliadas por um médico incluem:

  • Uso de contraceptivos;
  • Reposição de hormônios da tireoide;
  • Gerenciamento de estresse;

Mas, em algumas mulheres, as irregularidades menstruais fazem parte do seu sistema e não podem ser tratadas.

Por fim, na dúvida, consulte um ginecologista de sua confiança para saber se o seu ciclo menstrual irregular é ou não um problema.

Fontes e Referências Adicionais

Como é o seu ciclo menstrual? Regular ou irregular? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário