Muay Thai emagrece em quanto tempo? Calorias e dicas

Especialista da área:
atualizado em 23/07/2021

O Muay Thai é uma arte marcial de origem tailandesa com mais de 2 mil anos de existência. De acordo com a Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT), a origem da luta está associada à origem dos próprios tailandeses.

  Continua Depois da Publicidade  

Por serem hostilizados e atacados por bandidos e animais, eles criaram a Chupasart, uma prática de autodefesa que usava armas como espadas e lanças como forma de se proteger. Como os praticantes sofriam ferimentos graves durante o treinamento da Chuapasart, os tailandeses resolveram criar uma luta sem armas, que se tornou a precursora do Muay Thai que conhecemos atualmente.

Hoje a arte marcial envolve movimentos que utilizam punhos, cotovelos, canelas, joelhos e pés. Um treino de Muay Thai é composto por socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, movimentos de domínio de adversário (clinch), alongamentos, massagens e exercícios de condicionamento físico.

Além de fortalecer o corpo, também é possível dizer que Muay Thai emagrece, já que promove o gasto de calorias durante a sua prática.

Muay Thai emagrece em quanto tempo?

muay thai

Quando uma pessoa começa a praticar uma atividade física com o objetivo de emagrecer é comum que ela queira logo saber em quanto tempo perderá o peso que deseja eliminar. E isso não é diferente quando estamos falando da arte marcial tailandesa e alguns praticantes podem se questionar: “O Muay Thai emagrece em quanto tempo?”

Antes de responder a pergunta, é preciso entender que o tempo não é o mesmo para todas as pessoas. Uma sessão de uma hora e meia praticando o Muay Thai pode queimar entre 800 e 1500 calorias, no entanto, a quantidade de calorias queimadas pode variar de praticante para praticante.

Isso porque diversos fatores podem influenciar a queima calórica durante um treino: o ritmo do metabolismo, a temperatura do dia, a intensidade do treinamento, a distância da última refeição e até mesmo o humor.

Além disso, para responder a pergunta sobre em quanto tempo o Muay Thai emagrece, também é necessário conhecer os hábitos de dieta do praticante em questão. Isso porque para emagrecer é necessário gastar mais calorias do que se consome, logo, a dieta exerce um importante papel no tempo que leva para uma pessoa emagrecer.

Como a ingestão de calorias também varia de pessoa para pessoa, não há como determinar o período que se levará para emagrecer com a luta marcial, seja o Muay Thai ou qualquer outra. Porém, para que você tenha uma ideia de como isso pode funcionar, vale a pena saber que existem relatos de pessoas que perderam 7 kg em apenas um mês quando passaram a praticar Muay Thai três vezes por semana.

Entretanto, como isso não vale para todo mundo, o conselho que podemos deixar para quem deseja perder peso com o auxílio do Muay Thai é o de aliar a prática à uma dieta saudável, equilibrada e controlada. Até porque não adianta nada gastar 1 mil calorias em um treino e recuperá-las em refeições calóricas compostas por guloseimas, fast-food e outros alimentos calóricos e pouco nutritivos.

  Continua Depois da Publicidade  

Por que o Muay Thai emagrece?

homem fazendo muay thai

A resposta óbvia é porque ele promove o gasto calórico. No entanto, a atividade também é um treino de fortalecimento, que contribui com a construção de músculos. E quanto maior é a quantidade de músculos que uma pessoa tem, mais gorduras o seu corpo é capaz de queimar, mesmo nos momentos de repouso.

A arte marcial ainda ajuda a acelerar o metabolismo devido ao fato de se tratar de uma atividade intensa. E quando o ritmo do metabolismo é mais rápido, o processo de queima de calorias por parte do organismo também se torna mais veloz.

Outros benefícios do Muay Thai

A luta tailandesa não melhora somente a forma, mas também o condicionamento físico. O motivo? É que durante a execução da atividade, o corpo do praticante é bastante exigido.

Além disso, o Muay Thai estimula diferentes amplitudes de movimento que resultam em melhoria na flexibilidade dos músculos lombares, dos posteriores da coxa, dos flexores e extensores dos quadris.

Um treino da arte marcial ainda conta com exercícios calistênicos (que utilizam o peso do próprio corpo) e de resistência muscular localizada, como abdominais e flexões de braço, que ajudam no ganho de força. Mas não é só isso: a modalidade ainda contribui com a velocidade de reação, resistência e agilidade no momento em que há o combate entre dois praticantes.

A luta ainda pode colaborar com a coordenação motora ao estimular movimentos com os braços e pernas no lado não dominante do corpo (o esquerdo para uma pessoa que é destra).

Por tratar-se de um exercício que é ao mesmo tempo aeróbico (em que o corpo produz energia com oxigênio) e anaeróbico (o corpo produz energia sem o oxigênio), a prática contínua do Muay Thai exige que o corpo se adapte às suas exigências. Um resultado disso é a melhoria da performance cardiovascular.

Por trabalhar movimentos na perna, a luta promove o fortalecimento da região. O mesmo benefício pode ser observado na região central do corpo (core), por conta dos movimentos rotacionais que são executados na arte marcial.

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados

Antes de começar a praticar o Muay Thai, marque uma consulta com seu médico para verificar se seu corpo está apto para executar os movimentos da luta.

Uma vez que receber a aprovação, procure uma boa academia, que conte com estrutura e profissionais de qualidade. Isso é importante para que você aprenda direitinho as técnicas da arte marcial e, assim, corra menos riscos de se machucar enquanto estiver lutando.

E caso ocorra algum acidente, lesão ou dor inesperada enquanto estiver praticando o esporte, não demore para informar seu instrutor a respeito do problema e procure ajuda médica o mais rápido que conseguir.

Além disso, é preciso ter roupas adequadas para lutar Muay Thai (bermudas, camisetas, top – para as mulheres protegerem os seios) e equipamentos como luvas, caneleiras, ataduras e protetor de boca.

O que você acha de praticar artes marciais para emagrecer? Já praticou o Muay Thai? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (108 votos, média 3,97)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

6 comentários em “Muay Thai emagrece em quanto tempo? Calorias e dicas”

  1. Fala Galera, Sou Felipe Bernardino de Pedreiras – MA, tenho 28 anos e cheguei a pesar 208 kg, estou com 3 meses que voltei pro Muay Thai, e ja consegui eliminar 52 kg pesando hoje 156, e a meta até junho do proximo ano chegar a 98 kg, quem quiser acompanha, cola no meu insta, que vc olha meu dia a dia @felipebernardino1

    Responder
  2. Faço Muay thai a 3 meses e já perdi 9 quilos quase 10 kilos eu não faço dieta rígida as vezes eu só coloco salada e cortei o refri claro as vezes o corpo pede arrego e quer sentir o sabor da coca de novo aí eu tomo um copo de coca cola e mas nada só pra falar eu tinha 96 kilos agora eu estou com 87 quilos hehehe

    Responder
  3. Fala galera, me chamo Romário, tenho 24 anos e estou pesando 124 kilos, tenho 1,76 de altura, pretendo entrar para o muay Thai, preciso perder peso o mais rápido possível!

    Responder
  4. Tenho percebido que o Muay Thai emagrece e muito, estou fazendo desde janeiro, 3x por semana, mas sempre fui magra, então não quero perder peso, tive até q diminuir minha frequência, agr não sei se devo continuar. Mas amo a luta.

    Responder
    • Eu comecei o Muay Thai faz 3 semanas e fiquei pensando se teria que fazer uma dieta rigida para perder peso, mas seu comentário ajudou muito…

      Responder