Muay Thai emagrece? Benefícios e dicas

Especialista da área:
atualizado em 22/07/2021

O Muay Thai, também conhecido como boxe tailandês, é uma arte marcial que trabalha os músculos das pernas, braços e do abdômen. Além disso, oferece ao praticante deste esporte uma melhora considerável em seu condicionamento físico, proporcionando além de força e resistência muscular, benefícios cardiorrespiratórios e aumento da flexibilidade.

  Continua Depois da Publicidade  

Esta modalidade de luta ajuda a tonificar os músculos e ao mesmo tempo possibilita um aumento da frequência cardíaca, como em um exercício cardiovascular, acelerando o metabolismo e consequentemente a queima de gorduras, essencial para a perda de peso. Praticar meia hora dessa luta causa a perda de aproximadamente 260 calorias.

Esse esporte auxilia ainda a coordenação motora, uma vez que os movimentos são muito precisos e também promove o desenvolvimento de um alto nível de concentração mental.

Além de ajudar no emagrecimento, esse esporte vem repleto de outros benefícios para o corpo e para mente. Listamos abaixo alguns deles para quem sabe você se animar e começar a praticar esta luta.

homens praticando muay thai

Disciplina

Como toda arte marcial, o Muay Thai desenvolve a disciplina, regulação e controle. Da arte marcial, essa disciplina pode se inserir em outros aspectos da sua vida, como a dieta, descanso e trabalho. Pessoas disciplinadas têm mais chances de reformular a dieta e de manter uma rotina de exercícios por mais tempo, já que sabem o que fazer e quando fazer, e seguem o planejado. A disciplina também pode ajudar a diminuir o estresse, um dos grandes culpados pelo ganho de peso e a dificuldade de perder peso em alguns casos.

Autoconfiança

O Muay Thai é uma arte marcial, e seu treino exige o cumprimento de certas metas, e a conquista do respeito do instrutor e dos pares. Isso aumenta a motivação e a autoconfiança, dois elementos que podem ajudar muito na perda de peso, e fazem parte do aspecto psicológico de uma dieta, que muitas vezes é esquecido em favor da alimentação e exercícios. Atitude positiva e autoestima são essenciais para qualquer pessoa que queira um corpo saudável.

Força e agilidade

Treinar os vários movimentos, táticas e truques da arte marcial promove um corpo forte, rápido e ágil. Além disso, o fato de aumentar a força e melhorar a forma do corpo ajudam também a melhorar o sistema imunológico.

Respeito

No Muay Thai, e em outras artes marciais, você deve sempre ter respeito pelos seus oponentes, instrutores e pelo esporte em si, ainda mais considerando que é um tipo de combate e que pode deixar os praticantes machucados. Além disso, é importante respeitar também a herança histórica e cultural da luta.

Dicas

Listamos abaixo, algumas dicas para você se observar, caso esteja interessado em praticar essa modalidade de luta.

  • Sempre busque academias com profissionais qualificados para a prática de artes marciais. Enquanto pode ser divertido assistir aulas em vídeos na internet, decidir que aquilo é o bastante e chamar os amigos para treinar com você pode causar machucados e contusões sérias.
  • Seja paciente. Começar com combates avançados logo no início pode não só causar machucados como também pode te desmotivar.
  • Não perca a motivação porque perdeu uma luta. Perder é uma parte natural de qualquer arte marcial de combate, e você com certeza terá essa experiência. Aprenda a lidar com a derrota na arte marcial, e poderá levar essa nova habilidade para toda sua vida.

Considerações finais

pratica de muay thai

O Muay Thai emagrece porque é uma arte marcial que movimenta o corpo todo, proporcionando um exercício aeróbico e de tonificação muscular, que são fatores imprescindíveis ao emagrecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Este esporte, por ser um combate, sempre trará surpresas, pois depende não só de você, mas também de seu oponente. Combinado com uma alimentação saudável, essa arte marcial pode ser o que você precisava para perder de vez o excesso de peso.

Você tinha conhecimento que uma aula de Muay Thai promove uma alta queima calórica? Já praticou ou pretende praticar essa luta? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23 votos, média 3,87)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

3 comentários em “Muay Thai emagrece? Benefícios e dicas”

  1. Meu filho de 11 anos começou a fazer o esporte há dois meses. Vendo o resultado que ele otivera, decidi também treinar. Em 1 mês meu filho perdeu peso, deixando de ser um menino gordinho. Agora estou em busca de condicionamento físico, disciplina e perca de peso. Estou amando, pretendo não parar tão cedo com os treinos.

    Responder
  2. Boa noite. Comecei fazer aula de muay thay em uma escola de luta menos mas o muay thay feminino e mas aerobico do que luta, para perde medidas e melhor ou e melhor fazer luta mesmo.? Treino com homem e mas rigido

    Responder