Muay Thai Emagrece? Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 06/07/2020

O Muay Thai, também conhecido como boxe tailandês, é uma arte marcial originária da Tailândia, onde é considerado um esporte nacional. Essa arte marcial usa uma combinação de punhos, cotovelos, canelas, joelhos e pés como “armas” no combate, e está ligada a uma boa condição física.

Muay Thai Emagrece?

O muay thai é um exercício que movimenta o corpo todo. Os movimentos de braço são muitos, já que se usa muito os punhos e cotovelos. O exercício também é muito bom para os músculos centrais do corpo. Lutadores de Muay Thai geralmente têm um abdômen muito bem definido. Ao exercitar esses músculos, o muay thai ajuda a tonificá-los, o que é necessário para ajudar a realização de alguns dos movimentos.

Já que a arte marcial promove a disciplina, esse é outro bônus de seu uso para o emagrecimento. O muay thai é, ao mesmo tempo, um exercício aeróbico e anaeróbico. Ele tonifica os músculos enquanto ao mesmo tempo faz com que sua taxa de batimentos cardíacos se eleve, como em um exercício cardiovascular, e é por isso que praticar muay thai emagrece. Outro elemento importante é a concentração mental necessária no esporte. Além disso, já que os movimentos são precisos, a coordenação do corpo é desenvolvida.

Já que é um exercício aeróbico, o muay thai emagrece, ou seja, ele queima mais calorias. Além disso, ele tonifica os músculos, e músculos queimam mais calorias do que gordura, portanto quanto mais músculos você tem, mais calorias você queima em repouso. Outra coisa boa sobre o muay thai é que, como outras formas de exercícios cardiovasculares, ele acelera o metabolismo e o mantém acelerado por um longo período de tempo.

A quantidade de calorias que você pode perder com essa arte marcial depende muito de aula para aula, da duração dos exercícios, de como você movimenta seu corpo durante a prática, que tipos de movimentos são realizados, seu peso, e mesmo a intensidade e velocidade dos golpes.

A dieta seguida durante a prática dos exercícios também é importante para o resultado que eles terão na gordura do seu corpo. A perda de peso ocorre quando você gasta mais calorias do que come, e esse déficit de calorias pode ser realizado ao gastar mais calorias, com exercícios, por exemplo, ao comer menos calorias, ou uma mistura das duas coisas.

Além disso, já que o muay thai tonifica os músculos, aumentar a ingestão de proteínas, e mesmo incluir um shake de proteínas antes ou depois dos exercícios pode ser uma boa ideia para acrescentar na dieta, já que criar mais músculos aumentam o gasto de calorias.

Benefícios do Muay Thai

  • Disciplina:

Como toda arte marcial, o muay thai desenvolve a disciplina, regulação e controle. Da arte marcial, essa disciplina pode se infiltrar em outros aspectos da sua vida, como a dieta, descanso e trabalho. Pessoas disciplinadas têm mais chances de reformular a dieta e de manter um regime de exercícios por mais tempo, já que sabem o que fazer e quando fazer, e seguem o planejado. A disciplina também pode ajudar a diminuir o estresse, um dos grandes culpados pelo ganho de peso e inabilidade de perder peso em alguns casos.

  • Autoconfiança:

O muay thai é uma arte marcial, e seu treino exige o cumprimento de certas metas, e a conquista do respeito do instrutor e dos pares. Isso aumenta a motivação e a autoconfiança, dois elementos que podem ajudar muito na perda de peso, e fazem parte do aspecto psicológico de uma dieta, que muitas vezes é esquecido em favor da alimentação e exercícios. Atitude positiva e autoestima são essenciais para qualquer pessoa que queira um corpo saudável.

  • Força e agilidade:

A natureza exigente do muay thai cria um corpo forte e ágil. Treinar os vários movimentos, táticas e truques da arte marcial promove um corpo forte, rápido e ágil. Além disso, o fato de aumentar a força e forma do corpo ajuda também a melhorar a defesa contra doenças e fraquezas do corpo.

  • Respeito:

No muay thai, e em outras artes marciais, você deve sempre ter respeito pelos seus oponentes, instrutores e pelo esporte em si, ainda mais considerando que é um tipo de combate e que pode deixar os praticantes feridos. Além disso, é importante respeitar também a herança histórica e cultural do muay thai.

Dicas

  • Sempre busque academias com profissionais qualificados para a prática de artes marciais. Enquanto pode ser divertido assistir aulas em vídeos na internet, decidir que aquilo é o bastante e recrutar os amigos para treinarem com você pode causar ferimentos e contusões sérias.
  • Seja paciente. Começar com combates avançados logo no início pode não só causar ferimentos como também pode te desmotivar.
  • Não perca a motivação porque perdeu um combate. Perder é uma parte natural de qualquer arte marcial de combate, e você com certeza terá essa experiência. Aprenda a lidar com a derrota na arte marcial, e poderá levar essa nova habilidade para toda sua vida.

Considerações Finais

O muay thai emagrece pois é uma arte marcial que movimenta o corpo todo, proporcionando um exercício aeróbico e de tonificação muscular, que são fatores imprescindíveis ao emagrecimento. É uma boa opção para aqueles que consideram caminhar, correr ou andar de bicicleta, ao ar livre ou em aparelhos, um exercício repetitivo e monótono.

O muay thai, por ser um combate, sempre trará surpresas, pois depende não só de você, mas também de seu oponente. Combinado com uma alimentação saudável, essa arte marcial pode ser o que você precisava para perder o excesso de peso de vez.

Você já praticou muay thai alguma vez? Acredta que o muay thai emagrece mesmo? Conhece alguém que tenha obtido resultados satisfatórios por isso? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (22 votos, média: 3,82 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

3 comentários em “Muay Thai Emagrece? Benefícios e Dicas”

  1. Meu filho de 11 anos começou a fazer o esporte há dois meses. Vendo o resultado que ele otivera, decidi também treinar. Em 1 mês meu filho perdeu peso, deixando de ser um menino gordinho. Agora estou em busca de condicionamento físico, disciplina e perca de peso. Estou amando, pretendo não parar tão cedo com os treinos.

  2. Boa noite. Comecei fazer aula de muay thay em uma escola de luta menos mas o muay thay feminino e mas aerobico do que luta, para perde medidas e melhor ou e melhor fazer luta mesmo.? Treino com homem e mas rigido