Mulher Perde 40kg e Revela Como Venceu o Efeito Sanfona

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Tem coisa mais frustrante do que pouco tempo depois de passar um período se esforçando para emagrecer e finalmente conseguir perder peso, não dar conta de manter os quilos perdidos e ganhá-los de volta? Isso quando além de recuperar o peso perdido, a pessoa não acaba com um peso maior do que possuía antes.

Sim, nós estamos falando do chamado efeito sanfona, aquele tão indesejado problema que atrapalha muita gente que busca entrar ou manter a boa forma. Quem já passou por isso sabe como é difícil superar a questão. No entanto, nós temos que dizer que isso não é impossível.

Prova viva disso é a história da americana da cidade de For Mill, Sarah Scriven, de 31 anos de idade. Depois de sofrer com o efeito sanfona durante boa parte de sua vida adulta, ela finalmente conseguiu superar o problema e eliminar os quilos em excesso de maneira permanente. Como a moça foi capaz de fazer isso? Vamos descobrir agora!

O antes

3bboaforma

Desde o ensino médio, Sarah sempre teve uma vida ativa. Enquanto na adolescência ela praticava esportes, em seu período de universitária atuou como jogadora de softball. E mesmo depois que parou de jogar a modalidade, Sarah continuou a malhar.

Ainda assim, o seu peso em grande parte de sua vida adulta constantemente oscilou entre os 59 e 91 kg. Esse efeito sanfona acontecia porque apesar de se exercitar, sua alimentação não era das mais saudáveis e a moça amava saborear pizzas, salgadinhos e filetes de frangos fritos.

As coisas funcionavam da seguinte maneira: ao atingir o seu peso mais alto, Sarah começava a fazer uma dieta até chegar aos 59 kg. Então ela era capaz de permanecer nessa faixa por aproximadamente oito meses e a partir daí ganhava novamente todos os quilos que já havia eliminado.

“Eu simplesmente não conseguia controlar os meus hábitos”, a moça explicou.

No ano de 2011, Sarah se casou e a situação piorou de vez. Como ela e o marido ficaram bastante confortáveis, ambos engordaram. Ela acabou ganhando ainda mais peso do que costumava ter em seus tempos de efeito sanfona e chegou a possuir por volta de 98 kg.

A mudança

3cboaforma

As coisas só começaram a mudar de figura quando depois de fazer uma consulta com seu médico, ela ouviu que seu colesterol estava muito alto e que o seu Índice de Massa Corporal (IMC) a classificava como uma pessoa obesa.

“Eu sabia que o meu peso era um problema porque eu não estava me sentindo atraente, minhas roupas não serviam e alguns membros da minha família já tinham até dito que estavam preocupados comigo”, admitiu.

Mas não era só isso. Nessa época, Sarah e seu marido estavam pensando em aumentar a família e a ideia de que o peso acima do ideal de ambos poderia atrapalhar a mulher a ficar grávida os deixou apreensivos. Assim, o casal decidiu que precisava mudar o seu estilo de vida e criar novos hábitos.

Eles fizeram um planejamento para ir à academia seis vezes por semana, jogaram fora os alimentos processados, comidas congeladas e salgadinhos presentes na geladeira e na despensa. Além disso, a dupla começou a fazer as refeições com alimentos frescos, pesquisou algumas receitas na internet e baixou um aplicativo contador de calorias no celular, em que eles registravam tudo o que comiam.

Para a mulher, o tal aplicativo foi algo que fez a diferença entre essa tentativa de perder peso e as outras que lhe traziam o efeito sanfona: “Eu fiquei atônita (ok, na verdade enojada) com a quantidade de calorias que eu estava consumindo diariamente. Eu nunca soube o que estava colocando no meu corpo”, revelou Sarah.

Junto ao método de melhorar os hábitos alimentares dentro de casa, anotar as calorias e se exercitar na academia, os dois também reduziram as saídas para comer. Assim, em vez de ir a restaurantes, o casal tinha a chance de passar um tempo de qualidade a sós, procurando por receitas ou preparando as refeições saudáveis.

A moça confessou que antes de embarcar nessa jornada de perda de peso com o marido, ela não sabia muito bem como cozinhar e a maioria das refeições que preparava ficavam sem graça. Com o tempo e as pesquisas que os dois fizeram, Sarah aprendeu a preparar outros pratos além das saladas mais básicas.

Hoje ela já sabe como fazer pizza com massa de couve-flor e filetes de frango, que são empanados com farofa de amêndoas e assados, em vez de fritos, como na receita original.

O apoio fundamental 

A moça ressaltou que durante todo o processo foi ótimo ter o apoio de seu marido. Ela disse que quando um deles se sentia desencorajado, o outro lembrava que eles estavam perdendo peso para que pudessem viver uma vida mais longa e saudável juntos.

“Nós não tínhamos uma quantidade determinada de peso que queríamos perder, apenas queríamos ser saudáveis de maneira geral”, afirmou Sarah, que através do esforço feito em conjunto com o marido conseguiu voltar aos 59 kg.

O novo negócio da família 

Depois de terem conseguido modificar o estilo de vida, perder peso e tornar as mudanças duradouras, o casal resolveu abrir um centro fitness para ajudar outras pessoas de sua comunidade a alcançar os mesmos objetivos que eles conquistaram.

Sarah relatou que o negócio dela e do esposo se tornou um sucesso e que parte dessa realização deve ser atribuída ao fato de que eles podem servir de exemplos para os seus clientes que também desejam mudar de vida.

As dicas da Sarah 

Para quem está passando pela mesma situação que ela enfrentou e deseja perder peso de maneira definitiva, Sarah deixa algumas dicas:

– Tenha alguém para te ajudar: 

Pode ser um amigo, familiar, namorado ou esposo. A primeira sugestão é que você tenha alguém com quem dividir o caminho e que possa te encorajar naqueles dias em que você não estiver muito bem. E claro, você deve fazer o mesmo por essa pessoa quando ela precisar.

“Meu marido realmente me ajudou a me manter no caminho”, disse.

– Não faça dietas de curto prazo: 

Falando como uma pessoa que passou diversas vezes pelo efeito sanfona, Sarah enfatizou que para que a perda de peso seja permanente é necessário ter a consciência de que o processo deverá necessariamente ser uma coisa que mudará a sua vida para sempre.

Ou seja, basear-se em dietas rápidas e/ou restritivas que prometem efeitos a curto prazo não é a resposta para obter uma mudança duradoura, já que esses métodos possuem prazo de validade e uma hora ou outra o peso perdido é recuperado novamente, causando o indesejado efeito sanfona.

“Eu sei quanto é importante desenvolver novos hábitos. Não existe prazo de validade nessa “dieta”, ressaltou.

– Aproveite a vida nova: 

Ficar neurótico o tempo todo com a diferença que aparece ou não na balança pode tornar seu caminho ainda mais complicado do que já é e te impedir de olhar os outros lados positivos de ter uma vida mais saudável.

Desse modo, outra dica de Sarah é que você não foque tanto na perda de peso e aproveite os outros aspectos do seu processo: “Em vez disso, tente sentir a diferença no seu corpo conforme você progride. Concentre-se em coisas como a quantidade de energia que você está ganhando, a diminuição do tamanho das suas calças, o fato de conseguir malhar durante mais tempo ou levantar pesos mais pesados.”

Você também já sofreu algumas vezes com o efeito sanfona, assim como Sarah? Já experimentou mudar seu estilo de vida para acabar com isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário