Nutella Faz Mal Mesmo?

Especialista:
atualizado em 11/03/2020

Descubra se Nutella faz mal, o que dizem especialistas e a sua composição. O que você verá a seguir pode definir se você continuará ou não a consumir esse alimento.

Nutella é um alimento considerado como algo incrivelmente delicioso em várias partes do mundo, mas embora contenha avelã, a ideia de que Nutella é saudável passa bem longe da realidade.

Na verdade, esse creme é tão popular que a empresa alega que você pode circular a terra 1,8 vezes com frascos de Nutella produzidos em apenas um ano.

Porém, o problema principal está no consumo exagerado deste produto por conter alguns ingredientes como açúcar e óleo de palma.

E embora o seu sabor seja delicioso, muitas pessoas acreditam que Nutella é saudável porque contém avelã e esquecem desses outros ingredientes.

Muitas inclusive consomem este creme como um substituto das manteigas de castanhas.

O que é Nutella

A Nutella é uma pasta doce feita de cacau e avelã fabricada pela Ferrero, empresa italiana que é a terceira maior produtora de chocolate em todo o mundo.

Ela foi criada na Itália durante a Segunda Guerra Mundial quando o padeiro Pietro Ferrero adicionou avelãs moídas a uma pasta de chocolate para compensar a falta de cacau no país.

Atualmente pessoas em várias partes do mundo consomem Nutella e a sua popularidade cresce cada vez mais.

Esse creme ou pasta de chocolate e avelã pode ser consumido de várias maneiras, e embora esteja classificada como cobertura de sobremesa, a Ferrero vem pressionando para que ela seja reclassificada como cobertura de café da manhã como algo semelhante a geleia.

Para muitas pessoas essa mudança pode não parecer muito importante, porém ela tem um grande impacto na forma como os seus consumidores entendem o seu valor nutricional.

Por que a reclassificação é tão importante para a empresa nos Estados Unidos

A empresa pressiona para que isso aconteça porque essa alteração na classificação reduziria o tamanho da porção descrita no rótulo nutricional da Nutella nos Estados Unidos que iria de 2 colheres de sopa (37 gramas) para 1 colher de sopa (20 gramas).

No Brasil, o valor nutricional presente no rótulo deste alimento já apresenta a porção 1 de colher de sopa (20 gramas), mas é importante entender porque a reclassificação em outros países é tão importante para entender que o excesso de Nutella faz mal.

De acordo com a Ferrero: “As recomendações sobre o tamanho das porções variam de país para país. Nos Estados Unidos a Food and Drug Administration (FDA) classifica a Nutella como cobertura de sobremesa, com um tamanho de porção estabelecido por lei em duas colheres de sopa”.

Ela continua: “No entanto, no Reino Unido, recomendamos 1 colher de chá (15g) que é o suficiente para ser espalhada em uma fatia de torrada. Pedimos que a Nutella fosse reclassificada nos EUA com uma porção de 1 colher de sopa, ao lado da geleia e do mel”.

Se isso acontecer, os consumidores que não lerem as informações nutricionais com cuidado poderão pensar que este é um alimento baixo em calorias, açúcar e gordura, porém esses números só seriam baixos se este alimento fosse consumido nesta pequena porção.

As publicidades deste produto se concentram em anunciar a ideia de que é uma opção prática e saudável para o café da manhã especialmente para crianças.

Mas devido à sua grande quantidade de açúcar esta pasta doce pode não ser a melhor maneira de começar seu dia.

Ingredientes

Os ingredientes presentes na composição da Nutella são:

Açúcar: O açúcar é o ingrediente presente em maior quantidade na Nutella. 57% do produto é composto por açúcar.

Dependendo de onde é produzido é usado o açúcar de beterraba (em sua maioria proveniente de países europeus) ou o açúcar proveniente da cana-de-açúcar que em sua maioria é produzido no Brasil.

Óleo de palma: Trata-se de um óleo vegetal proveniente do fruto da palmeira.

Ele é responsável pela textura e na forma como este creme se espalha de maneira cremosa, uma marca registrada da empresa.

Avelã: Cada frasco contém 13% de avelãs.

Leite em pó desnatado: A água é retirada do leite pasteurizado sem gordura para que tenha uma vida útil muito mais longa do que o leite comum e não há necessidade de ser refrigerado.

Vanilina: Este é um ingrediente encontrado naturalmente no extrato de baunilha. A Nutella contém uma forma sintética de vanilina.

Cacau: Cerca de 7,4% deste alimento é composto por cacau em pó parcialmente desengordurado.

A maioria dos grãos de cacau usados na Nutella vem da África Ocidental, são processados em um pó fino e são misturados com os outros ingredientes para dar o sabor achocolatado.

Lecitina de soja: A lecitina de soja é um emulsificante, ou seja, ajuda a impedir a separação dos ingredientes mantendo a textura suave e uniforme.

Trata-se de uma substância gordurosa derivada da soja e um aditivo alimentar muito utilizado nos alimentos industrializados.

Informação Nutricional

Uma porção de 20 gramas (1 colher de sopa) de Nutella contém:

Calorias: 107 kcal

Carboidratos: 12 g

Proteínas: 1,3 g

Gorduras totais: 6,2 g

Gorduras saturadas: 2,1 g

Gorduras trans: 0 g

Fibra alimentar: 0,6 g

Sódio: 8,4 mg

Embora a Nutella contenha uma pequena quantidade de ferro e cálcio, este não é um alimento muito nutritivo porque é rico em calorias, açúcar e gordura.

Nutella é saudável?

Os anunciantes gostam de mostrar que este é um creme de avelã sem corantes ou conservantes artificiais para que as pessoas se sintam bem em comer diariamente ou servir para os seus filhos.

Mas o que eles não dizem é que mais da metade do pote é puro açúcar.

“A quantidade de açúcar é de 21 gramas por porção. Mas vamos falar a verdade: quem come apenas uma porção de Nutella?” disse Wesley McWhorter, chef e nutricionista da UTHealth School of Public Health em Houston, Estados Unidos.

Ele continuou dizendo que a “Nutella deve ser tratada como uma sobremesa e não como uma refeição saudável”.

Embora Nutella seja frequentemente anunciada como uma opção rápida e simples de café da manhã principalmente para crianças, mencionando seus ingredientes “simples” e de “qualidade” como avelãs e leite desnatado a empresa nunca menciona a maior parte da sua composição – gordura e açúcar.

Além desses ingredientes, os óleos vegetais modificados e chocolate processado logo pela manhã não é considerado a maneira mais saudável de começar o seu dia, e quando em excesso pode-se afirmar que a nutella faz mal.

Nutella faz mal

Quando consumida em excesso ou até mesmo diariamente, além de nutella engordar ela faz mal porque:

Contém alto teor de calorias e gorduras

Embora o tamanho da porção recomendada seja pequena,1 colher de sopa (20 gramas), ela contém 107 calorias.

Por ser um alimento doce e cremoso, pode ser difícil para algumas pessoas manter o tamanho da porção o que facilita o consumo de um número excessivo de calorias.

Comer uma ou duas porções diariamente pode levar ao ganho de peso ao longo do tempo especialmente no caso das crianças.

O que torna a Nutella tão densa em calorias é a grande quantidade de gordura presente neste alimento, e depois do açúcar o óleo de palma é o segundo ingrediente mais abundante.

Embora as gorduras sejam benéficas para a saúde de várias maneiras, consumir em excesso pode levar ao ganho de peso.

Estar acima do peso ou obeso aumenta o risco de várias doenças crônicas, diabetes e certos tipos de câncer.

Está carregada com açúcar

Como você pode ver, o principal componente deste “creme de avelã” é o seu açúcar e limitar o consumo de alimentos ricos em açúcar adicionado é fundamental para a sua saúde.

De fato, a American Heart Association (Associação Americana do Coração) recomenda que mulheres e crianças consumam até 6 colheres de chá (25 gramas) de açúcar adicionado por dia, enquanto que os homens devem limitar a ingestão de 9 colheres de chá (38 gramas).

Usando essas recomendações, uma mulher ou criança estaria perto do seu limite diário do consumo de açúcar depois de consumir apenas duas colheres de sopa de Nutella (37 gramas).

O consumo excessivo de açúcar está associado com uma grande variedade de doenças e condições crônicas, incluindo diabetes, doenças hepáticas, obesidade, doenças cardíacas, declínio cognitivo e até alguns tipos de câncer incluindo câncer de esôfago.

Além disso, o açúcar adicionado pode ser um dos maiores responsáveis pelo aumento de obesidade infantil.

É por isso que quando em excesso a Nutella faz mal e deve ser consumido com cautela assim como todos os outros alimentos que contém uma grande quantidade de açúcar adicionado.

É mais “natural” do que alguns produtos similares

Embora contenha vanilina, uma forma sintética de aromatizante de baunilha, o restante dos ingredientes é natural e a Ferrero anuncia a Nutella como um produto que contém ingredientes simples e de qualidade.

Pode-se dizer que a quantidade limitada dos ingredientes presentes neste creme o torna uma melhor opção quando comparada com os outros cremes de sobremesa que são mais processados.

Por exemplo, a Nutella contém muito menos ingredientes do que a maioria dos produtos da sua categoria.

Não contém xarope de milho com alto teor de frutose, corantes artificiais ou óleos hidrogenados, ingredientes que preocupam os consumidores que se preocupam com a saúde.

Isso pode tornar a Nutella mais atraente para os consumidores que evitam produtos feitos com muitos ingredientes artificiais ou altamente processados, porém isso não a torna um alimento saudável.

Em 2018, um comunicado anunciado pela Nutella dizia: “Na Ferrero, não acreditamos que haja alimentos ‘bons’ ou ‘ruins’, apenas dietas boas e ruins.’

O comunicado continuou dizendo: “Tendo isso em mente, sempre acreditamos que oferecer pequenas porções e educar os consumidores é a melhor maneira de ajuda-los a desfrutar de suas iguarias favoritas com moderação.”

Você pode comer Nutella?

O que faz com que a afirmação “nutella faz mal” seja verdadeira é o consumo em exagero.

Como qualquer alimento com alto teor de açúcar, a Nutella deve ser vista como um deleite, algo que você come de vez em quando como um “capricho”.

O problema é que as pessoas costumam consumi-la em uma quantidade maior de que o recomendado e consumir este alimento diariamente aumentará a quantidade de açúcar adicionado em sua dieta sendo que a maioria das pessoas já consome muito mais açúcar do que o recomendado.

Consumo de açúcar no Brasil

De acordo com um levantamento feito em 2014 pela Sucden, multinacional do ramo açucareiro, o Brasil é o 4º maior consumidor de sacarose do mundo.

A recomendação da OMS – Organização Mundial da Saúde – é de que apenas 10% dos alimentos consumidos diariamente venham do açúcar, porém os brasileiros consomem 16,3%.

O ideal é limitar a quantidade de açúcar em sua dieta sempre que possível comendo alimentos menos açucaras e reduzindo a quantidade de bebidas açucaradas em sua dieta.

Se você adora este creme, não tem problema comer um pouco de vez em quando, mas não se iluda pensando que a Nutella é saudável.

Da próxima vez que for consumir, lembre-se que em excesso a Nutella faz mal e por isso deve ser consumida com moderação.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já se perguntou se nutella faz mal mesmo? Consome com frequência? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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1 comentário em “Nutella Faz Mal Mesmo?”

  1. Sim. Tudo que vem da indústria faz mal, ou pelo menos 95%
    Eles não se importam com a saúde das pessoas, só querem seu lucro. Não importa o quão mal isso faça a um organismo, ganhando muito dinheiro é o que importa, infelizmente.