É muito comum, ao pensarmos em alimentos ricos em ômega-3 e fibras, logo vir à nossa mente o salmão ou aveia. Mas, a verdade, é que existe outro que, além de combater a prisão de ventre, ajuda a reduzir o colesterol, o açúcar no sangue e a emagrecer. Confira neste artigo qual é esse alimento.
De acordo com especialistas, a consciência sobre hábitos saudáveis vem aumentando muito nos últimos anos. Principalmente, aqueles ligados à alimentação, especialmente porque isso pode ajudar na prevenção contra certas doenças.
Mas, para uma alimentação ser considerada saudável e equilibrada, ela precisa incluir os nutrientes que o nosso corpo necessita. Isso abrange aqueles alimentos que previnem diabetes e melhoram a visão ou que protegem o coração e nos auxiliam a evitar o câncer.
Uma boa alimentação, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), inclui uma variedade de ingredientes como frutas, vegetais, legumes, nozes e grãos integrais.
Não podemos esquecer de algumas sementes, como as de linhaça. Sim, as sementes de linhaça possuem um alto poder nutritivo que, de acordo com estudos, oferecem importantes benefícios ao organismo.
Os benefícios da semente de linhaça
Cultivadas e consumidas há milhares de anos por diferentes culturas, as sementes de linhaça são ricas em proteínas (18 gramas por 100 gramas) e fornecem nutrientes como vitaminas do grupo B, vitaminas C, E e e minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio.
De acordo com a Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), a semente de linhaça destaca-se pelo seu elevado teor de ômega 3 (6,3 gramas por 100 gramas), essenciais para a saúde cardiovascular e cerebral, e por seu alto teor de fibras (27 gramas por 100 gramas), que melhora o trânsito intestinal e o colesterol.
- Veja mais: O ômega 3 da linhaça é bom?
Segundo os pesquisadores, as sementes de linhaça são mais ricas nesses dois compostos do que o salmão (oferece 2,5 gramas de ômega 3) ou a aveia (com 1,7 gramas de fibra).
Embora seja mais conhecida pela sua eficácia na melhoria da digestão e no combate à prisão de ventre, por ser também rica em fibras e mucilagem, a linhaça traz muitos outros benefícios à saúde, conforme publicação recente na revista Nutrients, que revelou a sua ação anti-inflamatória, antioxidante e reguladora dos lípidos sanguíneos.
Conforme pesquisas, a semente de linhaça é uma grande aliada da saúde cardiovascular, protegendo contra arritmias, reduzindo a pressão arterial e a formação de placa de ateroma. Além disso, ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, tanto em pessoas com diabetes tipo 2 como em casos de pré-diabetes.
Por conter ômega-3 e fitoesterol, a semente de linhaça reduz o colesterol e os triglicerídeos, além de fortalecer o sistema imunológico e reduzir a inflamação.
Não é só isso: essa pequena semente marrom dourada, cujo sabor lembra as nozes, também ajuda a perder peso, pois acalma o apetite, já que sua fibra tem a capacidade de absorver grande quantidade de líquidos, formando uma solução gomosa com propriedades laxantes que promovem saciedade.
Dada a sua recente popularidade, já podemos encontrar sementes de linhaça em diversos pontos de venda, as quais podem ser consumidas inteiras, moídas, em farinha ou em óleo, seja como cobertura em saladas, pães ou outros tipos de alimentos, como smoothies, por exemplo.
Vídeo relacionado:
Saiba mais sobre os benefícios da linhaça e aproveite para se inscrever no nosso canal do YouTube, clicando no botão abaixo: